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Como aumentar a venda de serviços odontológicos? Saiba aqui!

Comunicação clara, qualidade de atendimento e o desejo genuíno de colaborar para a saúde e autoestima dos pacientes estão no cerne das técnicas eficazes para tornar sua clínica mais lucrativa e aumentar a venda de serviços odontológicos. Para isso, é preciso sair da zona de conforto e rever as práticas de gestão realizadas até agora.

Continue a leitura para conhecer os maiores equívocos cometidos nas clínicas com o objetivo de impulsionar as vendas de serviços e descubra o que fazer para promover sua prática odontológica!

Quais erros atrapalham a comercialização de tratamentos odontológicos?

O dentista empreendedor precisa conciliar a prática profissional com a gestão da clínica, o que não é uma tarefa fácil. Com isso, muitos desses profissionais acabam cometendo deslizes que prejudicam as vendas de outros serviços aos pacientes. Veja quais erros são esses e descubra como evitá-los.

Não educar o público atendido

Apesar das mudanças comportamentais dos últimos anos, a maioria das pessoas procura atendimento odontológico apenas nas urgências e emergências. Além disso, a maior parte dos pacientes desconhece as particularidades dos tratamentos dentários, as consequências de não realizar uma limpeza a cada seis meses ou os benefícios de um clareamento para a autoestima, por exemplo.

Portanto, antes de oferecer um serviço, é preciso comunicar e educar as pessoas sobre as vantagens que esse atendimento oferece, destacando os benefícios que o tratamento pode trazer para saúde e bem-estar desses indivíduos.

Não ouvir os pacientes

Muitos profissionais aproveitam o momento das consultas para falar dos tratamentos disponíveis na clínica. Em vez de atrair o paciente, o excesso de informações pode afastá-lo dos outros serviços.

O segredo para vender é falar menos e ouvir mais. Esse contato durante a consulta deve servir para que você entenda as necessidades das pessoas que procuram o atendimento odontológico. Aproveite o encontro para conhecer mais seu público e descubra o que pode ser feito para que ele invista em outros tratamentos.

Não planejar as ações de marketing

O marketing reúne todas as ações que podem ser feitas em seu negócio para uma melhor comunicação da sua marca, apresentar seu trabalho e mostrar o que sua clínica tem a oferecer. Dois dos maiores equívocos relacionados às estratégias de marketing odontológico são acreditar que o marketing é algo externo à prática odontológica e que o objetivo principal dessa estratégia é vender.

Diferentemente de um simples anúncio que pode atrair novos atendimentos, o marketing deve ser desenvolvido para cativar essa pessoa, fazendo com que ela retorne sempre para um novo serviço.

Como aumentar a venda de serviços odontológicos?

Reunimos a seguir 6 estratégias que contribuem para o aumento da receita de sua clínica, potencializando as vendas.

1. Planeje as ações de marketing

O marketing odontológico é um diferencial estratégico que pode destacar sua clínica da concorrência. Para que ela seja bem-sucedida, é necessário:

  • treinar a equipe: o atendimento de qualidade e a venda de serviços são ações conjuntas de todos os funcionários da clínica;
  • descobrir quem é seu paciente ideal: estude o mercado para descobrir quem são as pessoas que podem se interessar pelos serviços oferecidos pela sua clínica. Quanto mais detalhado e definido for esse perfil, maiores as chances de atrair e fidelizar pacientes;
  • estar presente no ambiente on-line: a presença na internet aproxima sua clínica dos pacientes e potenciais usuários dos serviços de seu negócio. Aposte nas estratégias de marketing de conteúdo para transmitir a mensagem certa e impulsionar as vendas;
  • estabeleça metas: não é possível saber se as estratégias adotadas têm sido ou não efetivas sem o uso de indicadores que avaliam esse desempenho.

2. Torne-se uma referência

De nada adianta investir em inovação se os pacientes antigos e em potencial desconhecem as ofertas de tratamentos disponíveis em sua clínica odontológica. Se você investiu tempo e dinheiro em uma certificação Invisalign, por exemplo, use as redes sociais para comunicar aos clientes que você oferece esse serviço. Ou ainda, monte uma promoção para apresentar serviços estéticos como clareamento dental e aplicação de botox, estimulando a compra desses tratamentos.

3. Cuide da estrutura física da clínica

Parte da avaliação do paciente diz respeito à percepção que ele tem do ambiente físico da clínica. Veja como está a área da recepção e verifique se ela é confortável o bastante para acolher os pacientes. Aposte na tecnologia e em equipamentos que mostrem ao paciente que ele está recebendo o melhor tratamento que a odontologia moderna pode oferecer.

4. Mostre o custo-benefício dos serviços

Ao apresentar um novo serviço ao paciente, busque facilitar as formas e os prazos de pagamento. Sempre que possível, entregue por escrito as etapas desse tratamento, indicando o uso de materiais e a complexidade do atendimento. Assim, esse paciente consegue entender melhor o custo-benefício do serviço prestado.

5. Promova o atendimento humanizado

A humanização do atendimento lembra que todo paciente deve receber a melhor experiência possível, desde o primeiro contato com a clínica odontológica. Esse vínculo respeitoso é fundamental para reter e conquistar clientes, ampliando as vendas de serviços. Algumas ações que tornam o atendimento mais humanizado são:

  • facilite o agendamento: ofereça diferentes canais para a marcação da consulta;
  • seja pontual: um intervalo de segurança entre um atendimento e outro ajuda a evitar o atraso. Além disso, fique atento aos prazos dos fornecedores para não comprometer a entrega de materiais utilizados em um procedimento;
  • foque em um paciente por vez: certifique-se de que todo atendimento seja individualizado, respeitando as características de cada pessoa;
  • realize o pós-atendimento: demonstre sua preocupação com o bem-estar do paciente depois do serviço. 

6. Invista em uma franquia odontológica

As pessoas tendem a confiar mais em marcas já estabelecidas no mercado, reconhecidas pela excelência no atendimento e no relacionamento com os clientes. Isso vale também para as clínicas odontológicas, por isso uma franquia é a melhor opção para alcançar o diferencial competitivo que pode estimular as vendas de serviços.

Além da credibilidade, esse modelo de negócio oferece outros benefícios ao dentista, como:

  • expertise de mercado: as franqueadoras conhecem o setor odontológico como ninguém e conseguem apresentar estratégias de marketing certeiras para aumentar suas vendas;
  • suporte ao franqueado: conte com o suporte da franqueadora para melhorar a lucratividade do seu negócio por meio de treinamentos para você e sua equipe;
  • consultoria de comunicação: você terá todo o apoio para planejar campanhas de marketing cada vez mais eficientes;
  • inovação tecnológica: as franquias contam com ferramentas e sistemas exclusivos que ajudam a otimizar os processos administrativos e de atendimento.

Se você se interessou por nossas dicas sobre a venda de serviços odontológicos, que tal conferir outras dicas para desenvolver suas habilidades de empreendedorismo?

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