8 dicas práticas e eficientes para estabelecer as suas metas profissionais | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

8 dicas práticas e eficientes para estabelecer as suas metas profissionais



Todo o ser humano tem desejos e propósitos e, por essa razão, criam metas e objetivos profissionais. Assim, no início do ano, é comum que as pessoas preparem uma lista de metas que desejam realizar. E quando elaborada de forma prática e realista, tem tudo para dar certo!

Nesse sentido, é importante destacar que quando você define as suas metas, é possível estabelecer estratégias para qualquer desafio ou obstáculo que possa surgir no seu caminho profissional. Continue a leitura e conheça 8 dicas práticas e eficientes para estabelecer as suas metas profissionais!

1. Elabore metas realistas

Criar metas realistas e específicas para a sua necessidade é fundamental. Entenda que quando você define um pequeno prazo para fazer determinada tarefa, pode ocorrer de não conseguir finalizar e isso o deixará desanimado para prosseguir.

Por esse motivo, antes de estabelecer o seu prazo, realize uma boa análise e verifique como poderia ser feito. Essa recomendação pode ser aplicada também nos seus investimentos financeiros, pois não adianta querer investir muito se você não tem recursos suficientes para manter. É preciso conhecer bem a realidade e fazer tudo de acordo com aquilo que é possível.

2. Anote todas as metas para conquistar o objetivo principal

Você pode registrar as suas metas em um arquivo digital, em uma agenda ou em uma planilha. É necessário anotar todas as suas metas, determinando prioridades e prazos de realização para cada finalidade, como a de abrir uma franquia, por exemplo.

Essa etapa é fundamental para que você consiga ter o controle dos seus objetivos e assim mantenha o foco no que é preciso para empreender. Dessa maneira, ao registrar todas as suas metas, você consegue acessá-las a qualquer momento e, assim, analisá-las.

3. Trabalhe o seu autoconhecimento

Para que você inicie a elaboração de suas metas profissionais e consiga perceber os caminhos para realizá-las, é fundamental que tenha alguns pontos bem claros e que não se referem apenas à sua profissão, por exemplo:

  • O que é importante para a minha vida?
  • O dinheiro é a coisa mais essencial?
  • Qual seria o emprego dos sonhos?
  • Qual a minha finalidade?
  • O que me motiva diariamente?
  • Qual o meu maior desejo?

Esses pontos são essenciais, visto que por mais que seus desejos profissionais estejam relacionados à sua carreira, eles devem estar de acordo com as suas expectativas e sonhos, pois é isso que fará de você uma pessoa feliz e realizada com a sua empresa. Assim, ficará mais simples saber se uma franquia é capaz ou não de satisfazer os seus desejos.

Estabelecer esses pontos não é uma tarefa simples, já que, na maioria das vezes, não paramos para analisar e refletir cada item. Dessa maneira, praticar o autoconhecimento, nesse momento, será primordial. Após pensar nesses tópicos, registre todas as suas respostas, pois elas serão essenciais no momento de elaborar as suas metas.

4. Trabalhe com o modelo SMART

Uma maneira eficiente de estabelecer metas é o uso da metodologia SMART. Ela consiste em um acrônimo com características fundamentais para as suas metas. Confira:

  • specific: ou seja, é preciso especificar as suas metas, elas precisam ser claras. Por exemplo, no lugar de você anotar “ter uma franquia”, coloque a forma que você pode fazer isso e como empreender para ter sucesso;
  • measurable: é preciso que as suas metas sejam mensuráveis. Para isso, você pode colocar métricas para acompanhar o seu desenvolvimento;
  • attainable: é essencial que as suas metas sejam alcançáveis, assim, elas devem ser realistas, precisam estar de acordo com a sua área de atuação.
  • relevant: suas metas devem contribuir para a realização da sua finalidade. Elas precisam ser relevantes, não é nada satisfatório criar uma meta que não esteja em conformidade com os seus objetivos;
  • time-based: estabelecer um cronograma para cada meta é essencial, visto que ajuda manter o foco e a motivação. Então, determine um tempo para cumprir com cada meta estabelecida por você.

 5. Desenvolver um plano de ação


Quero ser franqueado


Após determinar as suas metas, chega o momento de elaborar um eficiente plano de ação. Ele é basicamente formado por estratégias que te ajudarão a alcançar os objetivos na carreira pretendida. Logo, esta é a etapa de planejamento.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que o planejamento é uma das ações mais indispensáveis, pois, com ele, você saberá todos os seus passos e conseguirá tomar as decisões de forma acertada. É recomendado criar metas menores, estipulando etapas de curto, médio e longo prazo. Essa estratégia facilita o seu planejamento.

6. Revise as suas metas

Após estabelecer todo o seu planejamento, é preciso que você acompanhe o seu desenvolvimento e revise constantemente as suas metas. Para que você consiga fazer isso, tire um tempo todas as noites para avaliar o sucesso do dia e veja onde errou.

O simples fato de realizar essa análise, já faz com que você encontre os erros e reveja as estratégias estabelecidas. É por esse motivo que elas são umas das dicas mais importantes. Quando você deixa de perceber os erros, o seu crescimento não acontece de forma desejada.

7. Não desista por causa de pequenas falhas

Normalmente, quando as coisas não ocorrem do jeito que a gente planeja, acabamos desanimando com a estratégia. Contudo, é necessário que você consiga lidar com isso. Sendo assim, veja isso como um aprendizado e como uma forma crescimento e aproveite para analisar as próximas metas.

Quando as coisas não ocorrerem do jeito desejado, reinvente-se, mude a estratégia, mas não desista. Desafios nunca deixarão de existir — você precisa persistir até conseguir. O seu sucesso depende de você, então busque os seus objetivos.

8. Estabeleça os prazos corretamente

Entenda que para as metas de curto prazo, é preciso que você comece a executá-las imediatamente, e assim elas poderão ser concluídas em dias ou semanas. As de médio prazo exigem mais dedicação e disposição. Logo, em algumas situações você pode optar por fazer uma divisão de tarefas nas metas de curto prazo para realizá-las mais rapidamente. Já as metas de longo prazo necessitam de mais tempos para serem executadas. Dessa forma, será necessário que você realize um planejamento minucioso.

Portanto, é essencial acompanhar o planejamento traçado e ter foco e persistência para conquistar as metas desejadas. Nem sempre será simples, mas nada será impossível, por isso, não se esqueça de criar metas de acordo com a sua realidade. Busque por metas profissionais que estejam de acordo com os seus propósitos, pois é preciso que você se sinta realizado profissionalmente.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para conhecer os franqueados Sorridents!

Postado em 09/02/2021.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin