A tecnologia tem impactado todos os segmentos, sejam de produtos, sejam de serviços, e os efeitos da transformação digital em franquias têm sido cada vez mais notórios, exigindo gestão de dados e visão voltada para a inovação. O gestor precisa estar atento a esse segmento, pois tem grande importância para manter a competitividade e o valor de mercado para o negócio.
No entanto, quais são os verdadeiros impactos? Como se adaptar a essa demanda com correção, sem incorrer em custos indevidos? O que mudou para o franchising? São perguntas que esclarecemos neste post. Confira!
Como ocorreu a transformação digital em franquias?
A internet e a popularização de smartphones cresceram absurdamente nos últimos tempos. Algumas características, como flexibilidade, portabilidade, economia e facilidade em comunicações, transações bancárias e vários outros benefícios, modificaram tanto a vida de clientes quanto a de empresários.
Nesse contexto, a digitalização de negócios se tornou uma estratégia de sobrevivência para as grandes empresas. E o sistema de franchising não deixa de ser uma das melhores formas de negócio no mundo corporativo.
As startups representam um exemplo claro de urgência digital. O fato é que mesmo que a organização tenha uma grande importância no momento, pode ser suprimida por uma ideia inovadora. A solução para isso? Digitalizar-se com mais inteligência!
O mercado de franchising tem enfrentado essa demanda buscando a virtualização de serviços, o marketing digital, aplicativos mobile, a gestão de mídias sociais e outros aspectos fundamentais para criar presença e autoridade na grande rede.
Quais os desafios da transformação digital em franquias?
Como tudo que remete ao novo, a transformação causa estranheza, resistência e até medo, porém, deixa de ser um problema e passa a ser uma ideologia de trabalho voltada para o alto conhecimento e para a gestão de dados.
Especificamente quando falamos de dados, podemos observar um crescimento absurdo em volume e qualidade. Para gerir tudo isso, é preciso recorrer às novas ferramentas de gestão, como Power BI, ciência de dados, análises preditivas, Inteligência de Mercado, Big Data e tantas outras em voga.
A partir disso, o gestor começa a ganhar massa crítica de dados para análise e observação de diversas métricas, novos padrões de gestão, metas e desafios mais ousados, entre tantas outras áreas voltadas para a gestão digital.
Quais os benefícios que a transformação oferece para as franquias?
Pode parecer bem complexo à primeira vista, mas é fato que a tecnologia não vem para dificultar, mas para facilitar e muito a vida do gestor. Abaixo, veremos algumas das principais vantagens que a transformação digital em franquias oferece.
Maior produtividade
A partir de certo ponto, um problema comum de um negócio é torná-lo escalável. Isso não é tão simples quando consideramos ferramentas mais mecânicas ou controles manuais.
Nesse sentido, a transformação digital entra com a automação, oferecendo tecnologias de chatbots, soluções para otimização de fluxos de trabalho e análise de desempenho. Tudo isso combinado e sincronizado tende a elevar significativamente a produtividade empresarial.
Redução de custos
Apesar de o conceito assustar inicialmente, a tendência é de que o investimento em tecnologias passe a reduzir muito os custos e gastos com estruturas físicas. Isso porque as ferramentas virtuais são mais econômicas que as físicas, além de oferecerem mais segurança para o negócio.
Por esse motivo, as verbas para tecnologia não sustentam a ideia de gasto, mas de forte investimento, com possibilidades reais de retorno muito elevado. E isso irradia por todos os segmentos do negócio.
Otimização de processos
A otimização de processos é fundamental para quebrar as barreiras burocráticas e tornar o negócio mais fluido. A digitalização e a facilidade de compartilhamento e integração das rotinas facilitam a vida tanto do franqueador quanto do franqueado.
Essa integração é útil para aprimorar a relação entre os dois lados e gerir com mais precisão o fluxo de trabalho. Além disso, a digitalização permite identificar erros e acertos, melhorando continuamente o sistema de trabalho.
Qual a realidade das franquias após a transformação digital?
Se observarmos o comportamento do consumidor principalmente, essa realidade tem que ser completamente diferente de até poucos anos atrás. É claro que o cliente é a razão do negócio, então, as estratégias de atração precisam estar focadas nele.
E como não negligenciar a sua presença em redes sociais, blogs de conteúdo para buscar informações, redes de comunicação, como o WhatsApp, e tantas outras inovações tecnológicas? Hoje, as pessoas seguem o que podemos chamar de “conduta digital“. Elas têm suas redes preferidas, as formas de buscar informações prediletas e, acima de tudo, quando conectadas, fornecem dados valiosos para o analista.
Por isso, os especialistas em Marketing Digital encontram grande valor nesse cenário e auxiliam na gestão de ferramentas importantíssimas que possibilitam a análise de dados e o estudo da concorrência e de outras informações cruciais.
Como aplicar a transformação digital nas franquias?
Absorvido esse mindset importante sobre a transformação digital em franquias, entenda como ela pode ser aplicada, por meio de passos fundamentais de implementação. Veja!
Avalie o mercado
Hoje, a avaliação de mercado precisa ser mais virtual. Você deverá analisar por mapas geográficos e interesses o quanto o nicho de negócio tem valor para determinado local.
Ou, ainda, será possível analisar o perfil do seu público, seu poder de compra e o potencial de aceitação do produto ou serviço que você deseja implementar, não se esquecendo também da atuação da concorrência e da forma como ela pode ser superada.
Defina os objetivos
Visto isso, é preciso estabelecer metas e objetivos claros, embasados em soluções digitais. É importante compreender, por exemplo, como criar os melhores caminhos virtuais para o consumidor, como aplicar as melhores ferramentas práticas de tecnologia e quais as soluções mais adequadas.
Construa um ambiente ágil
Se há uma característica latente nesse cenário é a velocidade das transformações. Hoje, o longo prazo, dependendo da situação, pode chegar a incríveis cinco anos. Basta observar a jornada meteórica de algumas startups para ratificar essa realidade.
Então, o ambiente deve ser estimulado a implementações com nível de urgência, sem perder o teor de qualidade. Cada inovação deve ser analisada com imediatismo e a decisão de adoção ou não deve ser rápida.
Determine os seus KPIs
Outra característica importantíssima nesse cenário é a manutenção da alta performance. Nesse aspecto, os KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho, precisam ser bem definidos, com níveis suficientes para impulsionar o crescimento do negócio.
Tudo isso funciona como orientação para a sua tomada de decisão, então, é um fator de extrema importância para mensurar a qualidade do negócio, ou seja, quanto mais baixos esses índices, piores os níveis de serviço, e quanto mais exigentes, mais otimizados.
Percebeu como a tecnologia encontra forte valor no momento dos negócios e por que ela deve pautar as novas estratégias? Neste artigo, você conferiu as principais alterações que a transformação digital trouxe para as franquias, além dos seus benefícios e da melhor forma de implementação.
Esse mundo é de aprendizagem contínua. A transformação digital em franquias é um movimento em constante mudança. A dica é manter uma jornada de conhecimento e estudar sempre, assinando a nossa newsletter gratuita e recebendo artigos valiosos! Vamos lá!