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Qual é a importância das redes sociais para franquias? Saiba!

Entender a importância das redes sociais para franquias é essencial ao investir no ramo, tendo em vista que, com a transformação digital, esses canais se tornaram um dos principais meios de interação e de relacionamento com o público. Além disso, eles representam uma oportunidade significativa para apresentar o valor da marca, ganhar notoriedade, melhorar a reputação, alcançar e atrair clientes de várias localidades e, consequentemente, atingir melhores resultados.

No entanto, para que essa estratégia tenha as suas perspectivas atendidas, é necessário entender como criar um conteúdo de qualidade e quais erros devem ser evitados nesse processo. Pensando nisso, elaboramos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual é a importância das redes sociais para franquias?

Independentemente do ramo de atuação, as franquias devem utilizar as redes sociais para se mostrarem disponíveis para o público, tanto para clientes que buscam usufruir dos produtos e dos serviços oferecidos quanto para empreendedores que estão pensando em investir nesse modelo de negócio.

Dessa forma, a adoção das mídias sociais por franquias tem como objetivo não apenas o aumento das vendas, mas também o seu desenvolvimento e a sua expansão. Sendo assim, por intermédio do Facebook, do Instagram, do LinkedIn, do YouTube e dos demais canais de comunicação, potenciais consumidores e candidatos a franqueados conseguem conhecer melhor o negócio e o seu posicionamento no mercado, relacionar-se e manter contato de forma mais simples.

Quais ações uma franqueada deve implementar para publicar nas redes sociais?

Existem algumas boas práticas que precisam ser empregadas para acertar no conteúdo a ser publicado nas redes sociais. Entenda, a seguir, quais são as principais.

Mapear os conteúdos mais relevantes

É fato que alguns conteúdos e temas sobressaem entre os demais. Na análise das publicações nas redes sociais, um dos principais aspectos de avaliação precisa ser o tipo de post a ser criado. Compreender também o que funciona para os usuários faz parte desse processo.

Então, desenvolver um conteúdo que gere a empatia da audiência é essencial para a franquia ser mais vista, conquistar seguidores e elevar o número de leads. Por esse motivo, é importante identificar o que mais tem agradado os internautas.

Adaptar o tom de voz

É necessário saber se comunicar com o público de forma clara e objetiva. Ou seja, é preciso estabelecer uma uniformidade nas atitudes, nas palavras, nos valores e nas expressões da marca.

Para identificar qual é o tom de voz mais apropriado, veja como os usuários se comunicam e, assim, averigue se o tipo de linguagem usado está de acordo com o perfil dos consumidores.

Apostar em formatos diferentes

Existem diversos formatos interessantes que podem ser usados nas redes sociais, como vídeos, fotos, podcasts, gifs, e-books, infográficos, textos, enquetes, gráficos, notícias e mais. Assim, pesquise para entender quais são os modelos mais adequados para as plataformas usadas pela marca e quais são os mais acessados pelos usuários.

Ter uma comunicação efetiva

É importante criar conteúdos que ofereçam a oportunidade de o público participar de forma ativa, dando as suas opiniões a respeito dos assuntos abordados. É preciso deixar claro que qualquer formato escolhido pode gerar engajamento, o que significa que é possível ter como retorno uma ação ou uma resposta do público. Então, use uma comunicação que motive quem está acessando os conteúdos a se tornar mais participativo.

Manter uma identidade visual

Quando os usuários olharem para o conteúdo, é preciso que eles concluam de forma imediata de que se trata de algo relacionado à marca. A identidade visual das publicações é fundamental para desenvolver e tornar mais forte o contato com o público. Sendo assim, quando elas não são bem criadas ou suficientemente marcantes, há grandes chances de o nome da empresa acabar no esquecimento.

Produzir um conteúdo acessível

Buscar alcançar o maior número de compartilhamentos possível é uma estratégia de marketing que pode gerar bons resultados. Mas, para isso, a franquia precisa produzir conteúdos de fácil acesso para o seu público.

Outra questão importante é que as publicações devem estimular o compartilhamento por parte dos seguidores e visitantes. Por isso, o mais adequado é estudar aquilo que mais interessa os consumidores e, assim, elevar as possibilidades de a marca ser compartilhada nas redes sociais.

Fazer a integração dos conteúdos

Um exemplo de como colocar essa ação em prática é criando uma postagem no LinkedIn direcionando-a para o Instagram. No entanto, existem várias possibilidades de integrar os canais de comunicação da franquia, fazendo com que o usuário encontre a empresa na internet de forma mais fácil e rápida. Uma particularidade no caso das franquias é ter em mente que as publicações também precisam ser criadas com o intuito de encontrar novos franqueados.

O que se deve evitar ao postar nas redes sociais?

Existem alguns erros que podem interferir negativamente na interação entre a marca e os usuários. Veja, a seguir, quais são, as suas consequências e como evitá-los.

Falar somente da própria marca

O Instagram e o Facebook foram desenvolvidos para serem sociais. Isso quer dizer que as pessoas não fazem uso desses canais somente para interagirem com a sua franquia, mas, sim, para verem fotos e vídeos, curtirem publicações, deixarem comentários e ficarem informadas sobre vários assuntos.

Então, caso você queira manter um trabalho efetivo e de sucesso nas mídias, é preciso evitar falar só dos produtos e serviços oferecidos. Torne a marca social e aposte na interação com o público que já mantém na rede.

Ignorar os comentários do público

Receber comentários nas publicações de algum cliente irritado e que não esteja satisfeito com os produtos ou com o atendimento recebido é algo que pode acontecer com qualquer marca. Mas, caso isso ocorra, um erro seria ignorar ou apagá-los, deixando de respondê-los.

É preciso ter em mente que todo cliente insatisfeito e que tem esse tipo de conduta busca atenção e a resolução para o seu problema, mesmo que ele não esteja certo.

Deixar de prezar pela regularidade nas publicações

As redes sociais, da mesma forma que os demais canais de comunicação online, precisam de periodicidade em suas publicações. Sendo assim, é importante ter cuidado para não postar somente quando tiver vontade, deixando de manter um padrão de regularidade.

Isso porque a frequência com que os conteúdos serão postados é o que vai educar os seguidores, clientes e potenciais clientes a respeito do posicionamento da franquia. Marcas que abandonam os seus canais digitais geram a imagem de um negócio despreocupado com a qualidade do que é disponibilizado ao público.

Não interagir com os usuários

É indispensável ser social, fazendo com que os usuários sintam que as suas opiniões, reclamações e sugestões são valorizadas. Por esse motivo, é importante lembrar que as redes sociais existem para gerar relacionamento e não há como fazer isso sem interagir com o público.

Ao colocar essas dicas em prática, você verá que será possível alcançar resultados incríveis por meio das redes sociais para franquias. Então, que tal fazê-lo agora mesmo, evitar os principais erros que podem influenciar a estratégia elaborada e manter uma interação de sucesso com o público? Não espere mais para se destacar nesse ambiente tão forte quando o assunto é ganhar notoriedade para a marca, que é o digital.

Quer compartilhar mais alguma boa prática adotada por você para marcar presença no universo online? Então, comente abaixo.

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