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7 habilidades que não podem faltar em um gestor de franquias

O gestor de uma franquia consiste em uma peça-chave, pois é o maior responsável pelos resultados da empresa. Por essa razão é necessário que toda organização invista no desenvolvimento e no treinamento dos seus gestores e colaboradores. Sendo assim, o gestor precisa realizar um eficiente trabalho.

Saiba que um bom gestor precisa apresentar algumas habilidades para conseguir os objetivos pretendidos. Logo, esse profissional consegue ajudar na expansão da rede. Para que uma empresa seja bem-sucedida no mercado, é fundamental que ela mantenha os processos de gerenciamento efetivos e dinâmicos. Continue a leitura e conheça 7 habilidades que não podem faltar em um gestor de franquias!

1. Boa comunicação

É importante destacar que a comunicação é uma das habilidades mais necessárias para um gestor de franquias. Afinal, é o gestor que tem contato direto com os clientes, investidores e com os colaboradores, sendo que é essencial ter um relacionamento saudável e satisfatório com essas pessoas.

É preciso conseguir se expressar bem, realizar boas negociações e tomar decisões com a finalidade de melhorar os resultados de sua franquia em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, uma das características comunicativas mais fundamentais é a de ouvir com atenção, que permite ao gestor receber feedbacks para trabalhar de forma decidida e eficiente diante os contratempos.

Há no mercado diversos cursos de negociação, escuta ativa e comunicação direcionados para gestores que desejam se qualificar e melhorar as suas habilidades.

2. Ter afinidade com o modelo de negócio

É primordial que o gestor tenha afinidade pelo negócio que está trabalhando. Não é nada satisfatório executar uma função em uma empresa que você não tenha interesse pelo segmento e conhecimento. Isso afetará os seus resultados, e poderá prejudicar a franquia a longo prazo.

Desse modo, jamais pense somente na lucratividade, mas também se o trabalho está de acordo com seus objetivos. Quando você realiza um trabalho alinhado com seus valores é mais fácil realizá-lo feliz e motivado, e por consequência os resultados aparecem antes do tempo previsto.

3. Organização

Caso o gestor da franquia não seja organizado com os processos, o negócio poderá ser afetado negativamente. Para que tudo dentro de uma empresa caminhe bem, é essencial que tudo esteja devidamente registrado, para isso aconteça é necessário que o responsável pela empresa seja bem organizado com os processos e saiba onde tudo se encontra.

Uma coisa que pode prejudicar uma franquia, é a bagunça de seus documentos e a desorganização interna. Dessa forma, essa é uma habilidade essencial dentro de um negócio que deseja se destacar da concorrência e mostrar bons resultados para os clientes. Imagina não encontrar um prontuário de um paciente em uma clínica odontológica, por exemplo.

4. Capacidade de gerenciar processos

Uma das principais funções dos gerentes é delegar tarefas de forma eficiente. Para alcançar esse objetivo, é preciso que esse profissional analise as capacidades e a competência de cada colaborador. Os gestores que não tem essa habilidade, provavelmente, não serão bons líderes.

Outro ponto que precisa de cuidado é a fase de encarregar as demandas da franquia. Essa etapa não pode ser feita de qualquer jeito, é necessário muito cuidado. Sendo assim, ao delegar tarefas, o gestor deve acompanhar o progresso de cada uma, para que consiga auxiliar no crescimento de cada funcionário e, assim, saber no que cada um é eficiente.

Para facilitar esse processo, é necessário que o gestor seja capaz de definir prazos e acompanhar a realização de cada uma, oferecer bonificações para aqueles que executam um bom trabalho e proporcionar bons direcionamentos.

Quando um gestor apresenta a habilidade de gerenciar processos, a empresa consegue realizar suas atividades de forma satisfatória, pois todos os colaboradores trabalham de forma eficiente dentro da empresa. Não é nada interessante os funcionários ficarem sem saber o que fazer dentro de uma franquia.

5. Ter empatia

Uma pessoa empática é aquela que é capaz de ter uma conexão verdadeira com os demais. Para ter essa habilidade, o gestor precisa saber aplicar algumas técnicas, para que consiga alcançar a empatia e a confiança dos clientes, colaboradores e fornecedores. Saiba que quando o gestor fica atento ao que o funcionário fala e aos sinais não-verbais que emite, o gestor demonstra empatia com o próximo e, assim, estreita laços.

Por meio da empatia, um gestor é capaz de alcançar o sucesso e constrói um ambiente de trabalho mais confortável dentro da empresa, e aberto para realizar troca de ideias e aceitar propostas de melhorias.

6. Saber trabalhar em equipe

Essa habilidade exige que o gestor saiba delegar tarefas e saiba compartilhar com os funcionários os objetivos de cada estratégia. Para isso, a realização de feedbacks positivos é essencial, além de treinamentos e capacitação internos ao time de colaboradores, para que ela cresça e atribua boa qualidade à franquia.

Os funcionários são essenciais para o desenvolvimento da empresa, sendo assim o gestor precisa saber trabalhar em equipe para que consiga entender seus anseios, se o gestor não lidar bem com os colaboradores, a franquia não consegue se destacar no mercado, já que não conseguirá oferecer um bom serviço para os clientes.

7. Inteligência emocional

Um gestor de sucesso precisa ter inteligência emocional. Além de fazer com que a franquia não pare de crescer, o líder precisa suprir com as expectativas das pessoas ao seu redor. Uma boa gestão é bem executada quando o profissional consegue trabalhar com as diferentes exigências, superando, assim, os problemas que podem surgir durante a caminhada.

A melhor forma de lidar com esses acontecimentos é por meio da inteligência emocional, sendo necessário ter muita calma e planejamento para realizar possíveis ações. Em algumas situações o sentimento que falar mais alto, mas em uma empresa é necessário pensar antes de tomar qualquer atitude, pois qualquer ação pode afetar o seu posicionamento no mercado.

Portanto, essas habilidades são importantes para o gestor da franquia, caso ele tenha dificuldades de desenvolver alguma dessas características, ele pode buscar por cursos específicos que são capazes de ajudar nesse assunto. Atualmente, buscar melhorar e aprimorar as habilidades é imprescindível, pois o mercado está cada dia mais seletivos e, assim, exige cada vez mais pessoas capacitadas e preparadas para lidar com as diversas situações que podem surgir em uma franquia.

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