Abrir franquia ou startup? Essa é uma pergunta bastante comum entre pessoas que desejam empreender. Logo de cara parece difícil encontrar a resposta, pois os dois modelos de negócio podem consistir na solução ideal de investimento.
As semelhanças entre os conceitos, entretanto, param por aí. Franquias e startups apresentam características particulares e de adequação a perfis empreendedores bem distintos.
Ao longo do texto, listamos informações importantes sobre os modelos de negócio e quais as vantagens de investir em uma franquia. Depois da leitura, você certamente será capaz de identificar a melhor alternativa para o seu perfil. Vamos lá? Boa leitura!
O que é uma franquia?
As franquias figuram entre os modelos mais seguros de investimento. Como negócio, elas permitem a cópia e a posterior transferência de determinada operação para outro ponto comercial.
Imagine que você pretende abrir uma clínica odontológica, por exemplo. Ao invés de inaugurar o local por conta própria, é possível ser franqueado de uma rede de clínicas odontológicas cuja marca é reconhecida no mercado.
Essa transferência não se dá apenas no que diz respeito à estrutura e organização da franquia. Todo o know-how do negócio, como gestão e marketing, é compartilhado com o franqueado.
Outra característica do modelo de franquias é que já existe uma previsibilidade de investimento. Assim, o empreendedor sabe exatamente o quanto precisa aplicar para se tornar um franqueado e, baseado na experiência da franquia, ainda tem acesso a uma previsão do retorno sobre o montante.
O que é uma startup?
Em linhas gerais, a startup é uma empresa que apresenta um modelo escalável e com rápida capacidade de evolução. Escalável diz respeito à probabilidade que esse tipo de negócio tem de crescer gerando lucros, e é por isso que a maioria das startups conta com uma forte base tecnológica para aumentar o atendimento sem afetar custos com infraestrutura e equipe.
Outra característica da startup é a inovação, o que não significa necessariamente a apresentação de um novo produto ou serviço. O negócio também pode oferecer novidades com relação a atrações já existentes, por exemplo, e o empreendedor possui autonomia nos processos e na própria gestão do negócio, já que não é preciso se reportar para ninguém.
No entanto, se a escalabilidade atrai, o índice de falência das startups é alto. A Startup Farm apresentou um estudo de 2016 que analisou a mortalidade desses negócios. Os resultados indicaram que 74% das startups brasileiras encerram suas atividades depois de cinco anos, e 18% fecham as portas após o segundo ano de existência.
A falência precoce é resultado, entre outros fatores, da falta de conhecimento do empreendedor a respeito do modelo de startup, da dificuldade de trabalhar em um ambiente de constantes mudanças e até mesmo da inexperiência de gestão.
Quais as vantagens do modelo de franquia?
Em comparação à startup, o modelo de franquia apresenta muitas vantagens, especialmente para os empreendedores que têm pouco conhecimento na gestão de negócios. Que tal conhecer alguns desses benefícios? Leia!
A marca é reconhecida no mercado
Um grande desafio para quem pretende abrir um negócio é entrar no mercado. Como as startups trabalham a partir da inovação, pode ser difícil convencer os consumidores a adotarem o produto ou serviço inovador. Isso costuma demorar bastante tempo e às vezes sequer acontece.
Por outro lado, a franquia já conta com um negócio testado, aprovado e reconhecido em sua área de atuação. Com isso, você pula a etapa incerta de inserção no mercado e se concentra na gestão e expansão do negócio.
Os processos operacionais são definidos
Uma das razões pelas quais as franquias são ideais para os empreendedores pouco experientes é que você recebe do franqueador uma orientação definida dos processos operacionais do negócio.
Por um lado, isso mantém o padrão de qualidade da marca mas, por outro, o empreendedor pode se dedicar à gestão do negócio para obter o retorno sobre o investimento.
Já as startups são construídas por meios de processos de tentativa e erro, cuja evolução é gradativa, exigindo ajustes à medida que o trabalho prospera.
A expansão do negócio é segura
Vimos que, apesar da alta possibilidade de crescimento, as startups apresentam um índice considerável de falência.
No caso da franquia, o modelo de negócios testado e bem sucedido garante um diferencial competitivo também para a expansão das unidades franqueadas. Por essa razão, é possível encontrar vários franqueados que hoje são multifranqueados.
Abrir franquia ou startup: qual a melhor opção?
Antes de mais nada, a melhor alternativa de investimento depende do seu perfil empreendedor. Se você é do tipo que gosta de inovação e está disposto a trabalhar em um ambiente em constante mudança e de alto risco, a startup figura como opção ideal. Vale lembrar que é necessária uma boa reserva financeira para se proteger dos contratempos.
Já a franquia significa a segurança de um modelo de negócios aprovado pelo mercado, com boa rentabilidade e condições para quem deseja investir e não pode ou não quer se arriscar. Caso seja necessário um complemento ao investimento inicial, as instituições financeiras oferecem condições especiais aos empreendedores.
Conhece o Sorridents Franchising, um dos modelos de negócio mais bem-sucedidos do Brasil?
As franquias odontológicas são uma excelente opção de investimento para quem pretende entrar em um mercado em franca expansão no país, e a Sorridents é a maior rede de clínicas da América Latina.
São mais de 20 anos de experiência, com um modelo de negócios reconhecido e premiado internacionalmente. A Sorridents entrega ao franqueado todo o suporte necessário para a gestão do negócio, além de assessoria jurídica e de imprensa.
A marca ainda utiliza a tecnologia para fazer seus franqueados decolarem. Com call center, sistemas próprios de gerenciamento de dados, agendamento online e inteligência de mercado, você pode otimizar a gestão de sua clínica odontológica franqueada.
Não importa se você deseja abrir franquia ou startup: ambos consistem em modelos de negócio com boas possibilidades de crescer. A escolha certa depende do seu perfil e também do montante disponível para o investimento. Nesse processo, a Sorridents pode ser a solução ideal caso você decida abrir uma franquia!
Entre em contato conosco e conheça os modelos de franquia odontológica da Sorridents Franchising!