Muitos pais não sabem, mas para manter a cárie bem longe dos dentinhos dos pequenos (além de incentivar uma higienização bem-feita e de evitar alimentos super açucarados, é claro), existe o tratamento com verniz fluoretado.
Recentemente, uma pesquisa realizada pela School of Dentistry da Universidade da Califórnia, São Francisco, demonstrou que um tratamento com verniz fluoretado feito uma vez por ano pode ser o suficiente para prevenir a cárie em crianças com idade entre 6 meses e 3 anos e meio.
Entenda a pesquisa
Para participar do estudo, que durou dois anos, os pesquisadores escolheram aleatoriamente 376 crianças. Algumas delas receberam apenas orientação dos pais e nenhum tratamento com verniz fluoretado. Outras, receberam dois tratamentos com fluoreto em um ano. As demais, receberam o tratamento com o fluoreto a intervalos de seis meses.
Ao término da pesquisa, as crianças que não receberam tratamento com fluoreto apresentaram duas vezes mais probabilidade de desenvolver uma cárie, quando comparadas com aquelas que receberam tratamentos anuais, e quase quatro vezes mais probabilidade de desenvolver uma cárie, em comparação com as que tiveram tratamentos a intervalos de seis meses.
Fácil aplicação
Uma das vantagens do verniz fluoretado é a sua fácil aplicação. De acordo com especialistas, selantes dentários, outros tipos de fluoretos tópicos e enxaguatórios bucais são mais difíceis de serem usados em crianças com pouca idade. Já no caso do tratamento com o verniz, por ser simples e indolor, as crianças costumam cooperar.
Além disso, quando crianças muito pequenas desenvolvem cárie, é difícil mantê-las imóveis para o tratamento dentário.
O verniz fluoretado deve ser aplicado por um dentista, já na primeira consulta do pequeno.
Viu só como o tratamento pode ser vantajoso para os seus filhos? Ainda tem alguma dúvida sobre o tratamento? Deixe seu comentário!