Blog Saúde Bucal

Transposição dentária: o que é e como deve ser tratada?

Você sabia que os dentes permanentes podem nascer em posições trocadas? É o que se chama de transposição dentária, uma condição rara e que afeta mais as mulheres.

É uma situação que pode atrapalhar a vida do paciente, porque dificulta a mastigação e também traz um incômodo estético. Dessa forma, é imprescindível realizar o tratamento odontológico, que é específico para cada caso.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este post e entenda em detalhes o que é a transposição dentária, suas causas e como tratar!

O que é?

Cada dente tem uma função e, por isso, um lugar específico na arcada dentária. No entanto, pode ocorrer dos dentes não nascerem no lugar correto. São os casos de transposição dentária, situação em que dois dentes adjacentes trocam de lugar, como o canino no lugar do primeiro molar e vice-versa.

Ela pode ser de dois tipos: 

  • completa: quando os dentes tomam totalmente a posição do outro, isto é, inclusive com suas raízes;

  • incompleta: quando a posição errada é apenas da coroa.

Quais as possíveis causas desse quadro?

Acredita-se que suas causas sejam genéticas. Todavia, o quadro pode ser decorrente de traumas mais graves, perda precoce de um dente de leite ou retenção deste. Pode ainda estar associada a algumas síndromes ou a casos de fenda palatina.

Além disso, é comum observar a troca de posição dos dentes nas crianças e pré-adolescentes no momento de transição dos dentes de leite para os permanentes, momento chamado de dentição mista.

Quais complicações pode acarretar?

Como dissemos, cada dente tem uma função específica no arco dentário. Dessa forma, quando o posicionamento está incorreto, há problemas na mastigação e, consequentemente, na digestão. Alimentos mal digeridos podem acarretar problemas no sistema gastrointestinal e comprometer a qualidade de vida do paciente.

Outra questão importante é a estética: a pessoa pode ter vergonha de falar, sorrir e até comer em público porque os dentes estão fora do lugar. Isso compromete a vida pessoal, profissional e a autoestima.

Como tratar a transposição dentária?

Cada caso requer um tratamento específico, que visa devolver a funcionalidade dos dentes e também a estética do sorriso. Veja abaixo as três medidas mais comuns para esse quadro:

Alinhamento dos dentes

Indicada para pacientes com transposição dentária completa. Os dentes são mantidos no lugar e o alinhamento é feito com o aparelho ortodôntico fixo. Posteriormente, para deixar o sorriso mais harmônico, pode ser necessário um tratamento estético para modificar o formato dos dentes, como restaurações ou facetas de porcelana.

Reversão da transposição

Indicada para casos de transposição dentária incompleta. O aparelho ortodôntico vai movimentar os dentes para as posições corretas e depois promover o alinhamento.

Extração de dentes

Caso não haja espaço na arcada para o alinhamento dental, pode ser necessário fazer a extração de um ou mais dentes. O dentista pode extrair um ou ambos dentes transpostos ou ainda um que está em sua posição correta. Depois é feita a movimentação com o tratamento ortodôntico.

É preciso ficar alerta com a dentição mista de crianças e pré-adolescentes para verificar o surgimento da transposição dentária. Para isso, o mais importante é fazer o acompanhamento regular com o dentista para garantir um sorriso bonito e saudável.

Quer entender mais sobre esse e outros tratamentos odontológicos? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

 

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada