Ao contrário do que aconteceria em um procedimento odontológico de um problema mais grave, o tratamento dentário preventivo é mais rápido e simples. Por isso, cada vez mais as pessoas estão optando por ele.
Durante uma consulta preventiva, normalmente, o dentista realiza um check-up por meio de instrumentos tradicionais, como o espelho ou sonda. Pode-se também utilizar equipamentos mais sofisticados, como uma câmera digital intraoral, que avalia toda a parte interna da boca.
Essa tecnologia permite uma melhor visibilidade para identificar problemas ainda em seus estágios iniciais. Logo, uma das principais vantagens desse tipo de procedimento é o diagnóstico precoce que facilita o tratamento.
Conheça agora outras vantagens associadas a essa prevenção:
Mais economia com o tratamento preventivo
É bem mais econômico investir em prevenção do que num tratamento odontológico quando o problema já está avançado. Assim, adquirir o hábito de visitar o dentista regularmente para fazer uma limpeza preventiva e uma avaliação dos métodos de higiene bucal mais indicados pode fazer grande diferença no seu bolso.
E esse acompanhamento varia conforme a necessidade do paciente: quem possui bons hábitos de higiene bucal, com gengivas saudáveis e sem histórico de problemas, como restaurações, costumam realizar o processo uma vez ao ano.
Já os pacientes de maior risco, ou seja, que possuem um histórico de lesões, de restaurações e de doenças gengivais, por exemplo, devem realizar o procedimento semestralmente para garantir uma boa saúde bucal.
Menor risco de surgir problemas graves
É fundamental exercer o controle sobre o avanço de cáries, infiltrações e risco para procedimentos como tratamento de canal, por exemplo.
Algumas doenças e problemas bucais já instalados em um nível mais avançado necessitam de cuidados e tratamentos mais complexos, exigem procedimentos mais específicos e materiais com um custo mais elevado. Além disso, o tempo de tratamento para um problema grave também é maior.
Orientação sobre higiene bucal correta
A opção por procedimentos preventivos auxiliam a estabelecer bons hábitos em relação à sua saúde bucal. Como parte da prevenção, o dentista vai mostrar a importância de cuidar de cada um dos seus dentes, a forma correta de higienizá-los e até o tipo de escova ou de fita dental adequada para a sua arcada dentária.
Para os usuários de próteses ou de aparelhos ortodônticos, o cuidado com a higiene precisa ser ainda mais intenso.
Acompanhamento profissional personalizado
O acompanhamento profissional permanente é fundamental para evitar o surgimento de problemas mais preocupantes, tanto em termos de saúde, como de estética bucal. Manter um sorriso bonito ajuda a melhorar a autoestima, o que está intimamente relacionado com outros aspectos da saúde.
Assim, um tratamento profissional personalizado permite uma avaliação mais precisa sobre a necessidade individual de cada pessoa.
Além das orientações específicas, o incentivo a valorização de uma alimentação equilibrada a fim de reduzir o consumo excessivo de açúcar torna-se relevante para potencializar os resultados desse tratamento e garantir uma melhor qualidade de vida.
Agora que você já sabe a importância do tratamento dentário preventivo, descubra também a relação entre a saúde bucal e as doenças cardíacas!