Em um mercado bastante competitivo, é necessário implementar estratégias mais apropriadas para alcançar maior visibilidade entre os concorrentes. Nesse caso, uma boa alternativa é buscar um meio de se comunicar com o público de forma mais próxima e, assim, melhorar a reputação digital da empresa.
Outro modo, é apresentar a marca e os produtos e serviços disponíveis, por meio da elaboração de um plano de comunicação eficiente. Afinal, esse plano se trata de um roteiro que possibilita que certa mensagem seja transmitida ao público da maneira esperada, aumentando as possibilidades de atingir melhores resultados.
Pelo fato dessa prática proporcionar uma série de vantagens para os negócios, elaboramos este conteúdo para que você conheça os principais pontos sobre o assunto. Acompanhe!
Qual é o objetivo do plano de comunicação?
Um plano de comunicação é essencial para as estratégias da empresa, já que ele vai definir a postura da marca nesse campo, como objetivo, abordagem, mensagens e demais questões relevantes. Dessa forma, o planejamento consegue assegurar que a organização aprimore, de modo geral, o seu sistema de comunicação. Assim, são gerados impactos bastantes positivos em seu relacionamento com os integrantes da equipe e público externo, como clientes e fornecedores.
Esse plano pode conter vários métodos, que vão depender das características e demandas da empresa. Alguns exemplos são: criação em perfis de redes sociais, construção de um site corporativo, blog, campanhas de marketing de conteúdo e digital, entre outras alternativas. É um grupo de ações que podem, sem dúvida, fazer com que a marca se destaque e fique mais competitiva.
Por que é importante realizar um plano de comunicação na franquia?
A elaboração de um plano de comunicação para franquia pode proporcionar diversos benefícios. A seguir, veja quais são os principais!
Aumento da visibilidade
As franquias que conseguem se destacar no relacionamento com o público, por meio da comunicação, atingem maior reconhecimento de forma natural. Pelo fato de os clientes buscarem suporte e uma solução de problemas ágil e efetiva, valorizam bastante quando isso ocorre e se tornam propagadores da marca.
Melhora no relacionamento com os clientes
Outra vantagem de apostar na comunicação do negócio está ligada ao aperfeiçoamento da relação da empresa com os clientes. Quando uma marca compreende quem é de fato o público-alvo e suas demandas, consegue se preparar e se comunicar por meio da linguagem mais apropriada.
Assim, os clientes serão mais pacientes quanto às falhas da franquia. Isso porque saberão que a organização se preocupa em implementar todas as medidas que for preciso para solucionar os problemas e se posicionar com transparência.
Integração de comunicação
Essa integração possibilita que o planejamento seja criado pensando no contexto online e offline. Desse modo, o alcance das ideias elaboradas é elevado, gerando campanhas mais completas e assertivas.
Melhora dos resultados
Outra vantagem de um plano de comunicação efetivo é a melhora dos resultados. Para que esse feito seja atingido, são necessários:
- a construção das ações considerando o público-alvo e os objetivos do negócio;
- a mensuração dos ganhos obtidos, de forma que os erros sejam corrigidos e os acertos priorizados.
Assim, a empresa entenderá corretamente o que precisa empregar para conquistar aquilo que deseja.
Como elaborar um bom plano de comunicação?
É importante prezar por algumas práticas ao elaborar um plano de comunicação para a franquia. Conheça algumas delas!
Identifique o posicionamento da empresa
Nesse caso, é preciso coletar e avaliar todas as informações que possam ser relevantes nessa fase. Algumas dicas que podem contribuir nesse processo são:
- fazer pesquisas e grupos focais;
- buscar dados de outros setores e tentar compreender a percepção que eles têm a respeito da comunicação da empresa;
- incentivar um brainstorming com o time de comunicação.
Estabeleça os objetivos
Após analisar as informações coletadas, é preciso estipular os objetivos da comunicação. Para isso, uma alternativa é aplicar a técnica S.M.A.R.T. Ela se trata de uma sigla que corresponde ao acrônimo constituído pelas iniciais dos termos: Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-based. Em português, esse conceito representa:
- específico;
- mensurável;
- atingível;
- realista;
- e temporizável.
Então, quando as metas são definidas em observância a essa ferramenta, suas chances de serem atingidas aumentam consideravelmente.
Defina o público-alvo
É necessário entender para quem as mensagens serão enviadas. Por esse motivo, elabore uma lista com o público-alvo, que pode ser: clientes, possíveis investidores, veículos de comunicação, entre outros.
Observe quais são os canais de mídia apropriados
Para cada tipo de mensagem há um canal de comunicação mais apropriado que outro. Então, faça uma pesquisa de quais meios são mais eficientes conforme a mensagem e o público a quem se destinam. Entre as opções, podemos apontar as redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, e-mails, entre outros.
Elabore um cronograma
Para que se chegue aos objetivos, é essencial planejar e agendar cada ação do plano. Por meio de uma boa pesquisa, crie um cronograma estratégico, consolidado e realista para a sua definição.
Mensure os resultados
Após o plano de comunicação ser configurado, é hora de avaliar os resultados. Essa medida é relevante para identificar o que está funcionando e eliminar aquilo que não está gerando o retorno esperado. Além disso, essa avaliação deve ser feita de maneira periódica e com métricas de comunicação precisas. Entre os aspectos que podem ser observados nesse momento, estão:
- se a mensagem foi recebida pelo público estabelecido;
- quais os resultados dos canais escolhidos;
- quando a mensagem foi acessada pelo público.
Avalie os feedbacks do seu público-alvo
O público-alvo entendeu o conteúdo da mensagem transmitida? Nessa ocasião, as pesquisas de opinião são ótimas ferramentas para medir a eficiência das estratégias empregadas. Uma alternativa é a aplicação de formulários online, que com o recurso de opções de múltipla escolha, sim ou não, falso ou negativo, são suficientes para ter uma noção dos resultados.
É preciso ter em mente que a cada mensagem enviada para um público novo, ou mesmo para um já existente, as respostas podem mudar. Por isso, esse processo deve ser executado com regularidade, para que ajustes sejam realizados sempre que necessário.
Como pode perceber, alguns cuidados devem ser tomados ao elaborar um plano de comunicação para a empresa. No entanto, ao realizar o passo a passo com precisão, será possível manter a marca mais próxima ao seu público, apresentando os produtos e serviços. Assim, tornando o negócio reconhecido no ramo de atuação, dentre outras vantagens importantes para o alcance dos objetivos e metas desenvolvidos.
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