Blog Saúde Bucal

Os dentes depois de usar aparelho podem voltar a entortar?

O grande dia chegou — finalmente você terminou o tratamento ortodôntico e vai retirar o aparelho! Mas, em meio a tanta euforia, pode surgir o receio de o seu sorriso ficar desalinhado de novo. Então, surge a dúvida: será verdade que existe esse risco para os dentes depois de usar aparelho?

Os dentes têm sim uma tendência a se movimentar e retornar às posições anteriores ao tratamento, em um processo chamado de recidiva. Contudo, não precisa se desesperar! Seguindo direitinho as recomendações do seu ortodontista, o seu sorriso continuará perfeito.

Neste post, explicamos por que os dentes podem entortar após o uso do aparelho ortodôntico e o que precisa ser feito para que isso não aconteça. Acompanhe e saiba mais!

O que acontece com os dentes depois de usar aparelho?

Geralmente, o paciente usa o aparelho fixo durante dois anos e aprende como é preciso se adaptar a esse dispositivo metálico na hora da alimentação e da higienização bucal. Dessa forma, quando o tratamento chega ao fim, o que ele mais quer é ter a boca livre para poder exibir o sorriso alinhado.

No entanto, depois de usar aparelho ortodôntico, pode ocorrer de os dentes se movimentarem e ficarem desalinhados novamente. Certamente, você quer saber por que isso acontece, não é mesmo? Pois bem, já ouviu falar que o nosso corpo está sempre em movimento? Com a boca e os dentes não é diferente.

Assim sendo, quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar às posições com as quais estavam mais familiarizados, ou seja, às antigas colocações. Isso porque a estrutura óssea, a musculatura e os tecidos moles da boca precisam se adaptar ao novo posicionamento e à nova mordida.

A respiração, a mastigação e até a deglutição também são fatores que podem interferir. Sem contar que as fibras de sustentação do dente são elásticas. Nesse sentido, todos esses aspectos podem fazer os dentes entortarem.

Então, você pode se perguntar, usar fios, arcos e braquetes por tanto tempo não serviu de nada? Claro que serviu! E é um procedimento que só traz benefícios, tanto estéticos quanto de saúde bucal. O que muita gente não sabe é que a retirada do aparelho não significa o fim do tratamento ortodôntico.

O que devo fazer para os dentes não entortarem?

Para garantir a estabilidade dos dentes, o recomendado é seguir as orientações do ortodontista, fazer um acompanhamento regular e utilizar um aparelho de contenção. Talvez, o fator que mais comprometa os resultados do tratamento ortodôntico seja não utilizar esse aparelho da forma adequada.

Na maioria dos casos, é natural que o paciente que ficou utilizando o aparelho fixo por tanto tempo não queira mais saber de qualquer outro dispositivo na boca; ainda mais que, após a retirada, ele observa que o sorriso está perfeito.

No entanto, as primeiras semanas são as de maior risco de recidiva, por isso o uso da contenção deve ser iniciado imediatamente após a retirada do aparelho. Dessa forma, é fundamental que o paciente também colabore para o sucesso do tratamento.

Quais os tipos de aparelho de contenção?

Os aparelhos de contenção podem ser fixos ou móveis, e a recomendação para uso de um ou de outro vai depender de cada caso.

Fixos

Na maior parte das vezes, o aparelho de contenção fixo — que é, na verdade, um fio metálico — fica escondido. Ele é colado na face de trás dos dentes incisivos inferiores e deve ser utilizado por um longo período.

Mas não precisa se preocupar: não interfere na alimentação ou na fala, e ninguém percebe que você está usando. O maior cuidado é com a higienização, na medida em que é preciso evitar que restos de alimentos fiquem presos nele.

Por conta disso, usar o fio dental torna-se imprescindível. Também é necessário ter cuidado redobrado com alimentos muito duros, pois esse dispositivo pode se romper. Caso isso aconteça, deve-se procurar o dentista para fazer a substituição.

Removíveis

Os aparelhos de contenção removíveis são mais indicados para os dentes superiores. Devem ser retirados na hora da alimentação e da limpeza bucal. Nesses momentos, é recomendável guardá-los em um estojo próprio. Lembre-se ainda de que esse dispositivo também precisa ser bem higienizado.

A contenção deve ser usada, em média, por até um ano e meio após a retirada o aparelho ortodôntico. Mas isso não é regra. Usar ou não contenção (e o período indicado) vai depender das necessidades do seu tratamento.

Só a contenção é suficiente?

O uso do aparelho de contenção é obrigatório para o sucesso do tratamento, porém os cuidados para evitar que os dentes voltem a entortar não param por aí. Existem hábitos ruins ou problemas bucais que podem favorecer a movimentação dos dentes. A seguir, veja os principais deles!

Roer as unhas

Esse hábito pode provocar movimentos inadequados em toda a arcada dentária.

Morder objetos

Ter a mania de morder tampas de caneta, por exemplo, também pode interferir no resultado.

Má higiene bucal

Não adianta usar aparelho e se descuidar da higiene dos dentes depois. É com uma rotina de escovação e de uso do fio dental que você será capaz de prevenir cáries e outras doenças que podem, até mesmo, causar a perda de um dente e alterar o posicionamento dos que sobrarem.

Bruxismo (ranger os dentes enquanto dorme) e respiração pela boca

Esses dois problemas podem ser os culpados pela necessidade de muitos pacientes voltarem a usar aparelho. Se você sofre com algum deles, fale com seu dentista. Só um acompanhamento poderá reduzir os efeitos negativos na saúde da boca.

Não voltar ao dentista

Muita gente tira o aparelho e se esquece de fazer um acompanhamento regular. Nas consultas, o profissional avalia o estado dos seus dentes, garantindo a estética do seu sorriso.

Agora você já sabe dos riscos para os dentes depois de usar aparelho se não houver o acompanhamento com o ortodontista. Caso note que seus dentes mudaram de posição, por menor que seja a modificação, corra para o dentista para que ele dê uma olhadinha e faça os procedimentos adequados. Assim, seu sorriso vai continuar lindo!

Você usa aparelho fixo e está ansioso para retirar? Tem alguma dúvida sobre o que deve ser feito após a retirada? Deixe seu comentário no post e compartilhe suas experiências!
 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada