Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

O que são varizes linguais e como tratá-las?



É possível encontrarmos diversos problemas odontológicos que ainda são desconhecidos por grande parte da população. Entre eles, podemos citar as varizes linguais que, embora prejudiquem esteticamente o paciente, não apresentam potencial de perigo para a saúde do mesmo.

Ainda assim, todo cuidado é pouco e pensando no nisso, apresentamos a seguir tudo o que você precisa saber sobre as varizes da língua. Vamos mostrar o que elas são, quais são as suas principais características, as causas e também o tratamento necessário para acabar com o problema. Não deixe de conferir a leitura!

Afinal, o que são as varizes linguais?

Parece difícil de acreditar, mas ainda que seja mais comum encontrar varizes na região das pernas, é possível identificar as varizes linguais.

Nesse caso elas podem ser encontradas na parte de baixo da lateral da língua, no ventre ou como um mordiscamento particular nos lábios e na mucosa. Essas varizes nada mais são do que alterações assintomáticas dos vasos sanguíneos localizados no ventre lingual e no assoalho bucal.

Quais são as principais características?

O aspecto das varizes linguais é esteticamente bastante desagradável. Elas apresentam uma coloração que varia de tons azulados até os arroxeados. Normalmente dão a impressão de que podem se romper a qualquer instante, assim como ocorre com as tradicionais varizes das pernas.

É importante ressaltar que, mesmo com esses aspectos, o problema não está relacionado ao aparecimento de outras doenças e, assim, não oferece maiores perigos à saúde. Entretanto, por mais que seja um problema bucal raro, existe a probabilidade de um vaso se romper e sangrar, tornando fundamental um tratamento mais específico.

Qual é a causa do problema?


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Em geral, o aparecimento das varizes linguais está associado ao envelhecimento ou a um bloqueio interno da veia. Por isso, sua maior incidência se dá na população idosa quando ocorre uma diminuição da elasticidade da parede do vaso e, consequentemente, as veias se tornam tortuosas, dilatadas e anormais.

Como é realizado o diagnóstico?

Por serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, as varizes normalmente são identificadas com o auxílio de um espelho. Já o diagnóstico mais preciso é realizado, por um profissional, por meio de um procedimento chamado de vitropressão. Esse processo consiste em pressionar, com uma placa de vidro, a região arroxeada. Se forem varizes, a coloração desaparece temporariamente.

Qual é o tratamento?

Quando as varizes linguais não possuem sintomas nem riscos para a saúde do paciente, não são necessárias condutas terapêuticas. No entanto, se as varicosidades apresentarem sangramento ou comprometimento estético (quando ocorre nos lábios, por exemplo), é preciso recorrer a tratamentos mais específicos, como a remoção cirúrgica.

Agora que você já sabe o que são as varizes linguais, qual é a causa do aparecimento e como diagnosticar, não deixe de visitar periodicamente o consultório odontológico e garanta a sua saúde bucal e de sua família!

Gostou do artigo de hoje? Entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos a você. Não se esqueça que um sorriso saudável e bonito também melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Até a próxima!

Postado em 21/01/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter