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O que fazer antes de abrir uma franquia? 4 pontos para analisar

O segmento da odontologia no Brasil é um mercado bastante promissor especialmente graças às redes de franquias odontológicas. Como existem muitas opções disponíveis desse modelo de negócios, você precisa saber o que fazer antes de abrir uma franquia.

Esse processo de escolha da marca exige muita pesquisa e planejamento. Afinal, cada franquia tem suas particularidades e você precisa descobrir se o seu perfil profissional é compatível com o modelo de negócios em questão.

Este post é para quem deseja investir em uma franquia odontológica. Selecionamos, a seguir, 4 pontos a serem analisados antes de você fechar o negócio. Não perca!

Saiba o que fazer antes de abrir uma franquia analisando 4 passos

Assim que você identifica o seu perfil para investir no sistema de franquias, é hora de muita pesquisa para encontrar o negócio ideal. Reunimos as etapas decisivas para a escolha da sua franquia. Vamos lá?

1. Conheça bem o franqueador

Não invista em uma rede de franquia odontológica apenas porque o segmento está em alta no mercado. A relação entre franqueador e franqueado deve ser satisfatória e compensadora. Se você não tem afinidade com a marca, com os valores e com a cultura organizacional que ela defende, será difícil construir um negócio de sucesso.

Faça uma lista com as franquias escolhidas e pense nos pontos positivos e negativos de cada marca. Durante a fase de entrevista, não deixe de perguntar sobre as unidades da franqueadora, a estrutura oferecida e o suporte aos franqueados, por exemplo. Quanto maior o número de informações sobre o franqueador, maiores as chances de encontrar uma franquia com a qual você tenha afinidade.

2. Descubra a perspectiva de faturamento

A maioria das franquias apresenta uma previsão do investimento inicial para a abertura da unidade. Além disso, você também deve fazer uma análise de lucratividade. Peça ao franqueador que disponibilize os indicadores financeiros para calcular a estimativa de faturamento.

Levando em consideração apenas o aspecto financeiro, a franquia odontológica ideal é aquela que exige o capital inicial mínimo, com um menor tempo de retorno do investimento e com os maiores índices de rentabilidade e de lucratividade.

3. Analise o contrato com atenção

Leia atentamente todos os documentos oferecidos pela franqueadora antes de fechar o negócio, especialmente a Circular de Oferta de Franquias (COF) e o contrato. A COF é uma excelente oportunidade de conhecer mais detalhes da franquia em que você pretende investir, como os serviços, as taxas e as obrigações das partes envolvidas no negócio.

A circular traz, ainda, uma lista com os nomes de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram a marca nos últimos 12 meses. Aproveite esses contatos, converse com essas pessoas e descubra mais sobre esse modelo de negócios a partir do ponto de vista de quem conhece o gerenciamento de uma franquia na prática.

o contrato é regido pela Lei de Franquias e define o funcionamento da relação entre franqueado e franqueador. As cláusulas são elaboradas previamente pela marca e você só deve assiná-lo se concordar com as regras apresentadas. Em caso de dúvidas ou dificuldade de interpretação de algum ponto, procure ajuda especializada.

4. Pesquise a confiabilidade da marca

Para descobrir a confiabilidade da marca, descubra se ela é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Essa associação só reúne franqueadoras que obedecem aos critérios específicos de qualidade. A ABF também criou um selo de excelência que premia as marcas que mais se destacam no mercado em que atuam.

Acompanhar a premiação de sites e revistas especializados, como a Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PE&GN), também é outra maneira de identificar se a franquia é confiável ou não. Por fim, a imagem da franquia odontológica no mercado também pode ser medida a partir do índice de satisfação dos pacientes. Quanto maior esse número, mais positiva é a imagem da franqueadora, o que contribui para a manutenção e para a prospecção de clientes.

Sorridents Franchising — conheça a referência no segmento de franquias odontológicas

A Sorridents é a maior rede de clínicas odontológicas da América Latina e principal referência no setor de odontologia do Brasil, com mais de 360 clínicas espalhadas em todo o país. Com o objetivo de revolucionar a odontologia brasileira, nossa missão é oferecer, aos pacientes, o acesso à saúde bucal por meio de um atendimento humanizado, garantindo o conforto, a conveniência e a qualidade.

As clínicas Sorridents oferecem tratamentos em todas as especialidades odontológicas, dos cuidados preventivos aos implantes dentários. Nossa rede é composta por profissionais que são referência na odontologia.

Com mais de 25 anos no mercado, a Sorridents também é reconhecida como um dos modelos de negócio mais bem-sucedidos do Brasil. Esse know-how garantiu um índice de 95% de satisfação dos clientes e o reconhecimento do mercado com premiações nacionais e internacionais.

A Sorridents é detentora do selo de Excelência em Franchising da ABF e eleita por 10 anos consecutivos a melhor franquia de saúde e bem-estar da revista PE&GN. Nossa marca também virou estudo de caso de grandes escolas de negócio no Brasil e no exterior, como a FGV, a Insper, a Sebrae, a Harvard Business School e a Stanford Graduate School of Business

Benefícios oferecidos aos franqueados

Temos modelos de franquia para os mais diferentes perfis e nosso suporte é outra marca registrada da Sorridents. Oferecemos treinamento para o franqueado e sua equipe de colaboradores durante todas as fases do negócio por meio de cursos presenciais e a distância. Além disso, ao se tornar um franqueado Sorridents, você tem acesso a:

  • assessoria de imprensa e on-line para o suporte integral ao franqueado;
  • call center e agendamento online de consultas, facilitando o acesso de pacientes;
  • consultoria gratuita desde o processo de implementação;
  • estudo de geomarketing para analisar o mercado e adotar estratégias para otimizar seu retorno financeiro;
  • ferramentas de inteligência de mercado que permitem que você acompanhe, a cada minuto, o desempenho do seu negócio;
  • sistemas de gestão para otimizar a administração de sua unidade.

A rede de franquias Sorridents é também lucrativa. Os valores podem variar de acordo com a operação, mas o faturamento médio das unidades Sorridents é de 150 mil/mês, e o lucro mensal, superior a R$ 20 mil.

Agora que você sabe o que fazer antes de abrir uma franquia, fique atento a cada ponto para acertar na escolha. Caso você decida fazer parte da rede de clínicas odontológicas Sorridents, lembre-se de que você terá, à disposição, uma equipe de colaboradores para esclarecer suas dúvidas antes mesmo do processo de abertura da unidade.

Entre em contato conosco e receba mais informações sobre nossos modelos de franquias Sorridents.

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