Blog Saúde Bucal

O que é bruxismo e como tratar?

O bruxismo é um desarranjo na área bucal que tem como característica o ranger dos dentes durante a noite. Se não forem tomadas as providências, o bruxismo pode causar o amolecimento dos dentes, desgastes e, em situações mais sérias, problemas nos ossos, nas gengivas e na articulação da mandíbula, chamada ATM.

No artigo de hoje, você poderá entender mais sobre o que é bruxismo, o que causa essa condição, como detectar seus sintomas e como realizar o tratamento para amenizar suas consequências e manter os dentes saudáveis. Continue a leitura!

O que é bruxismo

A condição do bruxismo consiste em ranger os dentes durante o sono, podendo causar uma série de graves fatores já citados. Essa disfunção pode estar relacionada a diversas causas, entre elas o fator genético, o estresse e problemas como tensão, ansiedade e até depressão. O bruxismo também pode ter relação ao fechamento inadequado da boca.

Sintomas

Por acontecer durante a noite, o fato de ranger ou apertar os dentes é inconsciente e, portanto, imperceptível nas pessoas que possuem bruxismo. Só é possível perceber que há essa condição se alguém que dormir junto com a pessoa falar sobre o hábito. As visitas regulares ao dentista também podem detectar o aparecimento do bruxismo. O profissional irá avaliar o desgaste dos dentes ou um sinal de esmalte rachado.

É comum que algumas pessoas com bruxismo muito intenso ainda apresentem dores no rosto, na cabeça e no pescoço. O dentista também pode avaliar se essas dores são provenientes do bruxismo.

Tratamento

O tratamento do bruxismo irá depender do fator que está causando o problema. Por exemplo, o dentista poderá avaliar se o caso do paciente pode ser resolvido por meio de terapias de relaxamento, se o caso for causado por estresse. Nessas situações, são indicadas atividades que tranquilizam a mente, como praticar meditação antes de dormir, ouvir músicas relaxantes, ler um livro ou fazer um passeio no parque.

Porém, se o caso for diagnosticado como um resultado de uma mordida errada, o dentista pode indicar o tratamento adequado, como restaurações, coroas ou aparelhos ortodônticos. Uma solução que pode atenuar o problema é o uso da famosa plaquinha de bruxismo.

Ela é feita sob medida por meio de um molde da boca tirado pelo dentista e deve ser usada todas as noites. Essa placa evita que os dentes inferiores entrem em contato com os superiores, impedindo que o ranger dos dentes aconteça. Mas, essa é uma solução que apenas atenua o sintoma e não trata o bruxismo.

É sempre muito importante consultar um dentista regularmente para verificar a saúde dos dentes, principalmente se houver sintomas como dores de cabeça, na face, nos ouvidos ou nas costas, sensibilidade nos dentes, insônia ou sensação de que a noite de sono não foi reparadora. Quanto mais cedo procurar um profissional adequado, maiores são as chances de reverter o problema e evitar preocupações futuras com os dentes.

E você, sofre ou já sofreu de bruxismo? Como conseguiu se livrar do problema? Deixe seu comentário abaixo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada