Ter um sorriso esteticamente bonito é objeto de desejo de muitos, e investir no clareamento dental é um dos procedimentos que podem tornar esse sonho realidade. Os dentes brancos, além de mais bonitos, são muito mais saudáveis e mexem muito com a autoestima de qualquer pessoa.
Esse tratamento é muito utilizado por pessoas no mundo inteiro e, se você está pensando em fazer ou quer saber como funciona o clareamento dental, vale a pena ler este post para conhecer mais sobre o assunto. Veja só:
O que é o clareamento dental?
Como o próprio nome já diz, essa técnica serve para deixar os dentes com uma tonalidade mais clara, oferecendo uma aparência mais saudável para o sorriso. A mudança na cor dos dentes se deve à remoção de manchas escuras que se formam ao longo do tempo.
O dente possui pigmentos em suas camadas externas — acima do esmalte — e internas causados pelo consumo de diversos alimentos ou de maus hábitos, como o fumo. São esses pigmentos que deixam os dentes amarelados, e o clareamento dental trabalha de forma a acabar com essas manchas, oxidando suas moléculas e fazendo com que sejam eliminadas.
Para um resultado satisfatório, é necessário que sejam feitas mais de uma sessão, e a cada uma os dentes vão ficando mais claros. Com isso, é possível até escolher qual tom de branco você deseja que seus dentes tenham.
Quais são as técnicas de clareamento?
Existem várias maneiras de fazer o clareamento dental. Esse procedimento pode ser realizado tanto em casa quanto no consultório do dentista e pode ou não ser acompanhado por um profissional. Porém, o mais indicado, é claro, é que sempre haja o acompanhamento do dentista!
Vejamos agora cada uma das modalidades oferecidas. A grande diferença está na eficácia de cada uma delas.
Clareamento no consultório
É a forma mais segura e confiável que você tem de conseguir bons resultados e com maior rapidez. Nesse caso, o profissional consegue aplicar uma maior concentração de peróxido de hidrogênio — substância responsável pela remoção das manchas nos dentes, além de utilizar um LED nesse processo. Com isso, as garantias de sucesso no tratamento são maiores.
No consultório, há a possibilidade de fazer o tratamento a laser, que oferece resultados muito mais rápidos e eficazes. É aplicado um gel clareador e, para acelerar o processo e potencializar os resultados, um laser é utilizado.
Além dos procedimentos serem melhores e mais eficazes no consultório, ainda há a vantagem de ter o acompanhamento de um profissional, que é a única pessoa que saberá avaliar e indicar o melhor tratamento para seu caso. Ele também pode tirar suas dúvidas e passar todas as recomendações necessárias antes, durante e depois do tratamento.
Clareamento misto
Nessa modalidade, uma parte do clareamento é feita no consultório e a outra é feita em casa. Esse procedimento tem sido bastante usado, pois diminui o tempo de espera e de tratamento no consultório. Depois de receber a orientação do dentista, o paciente aplica uma parte do gel clareador em casa utilizando uma moldeira feita sob medida. A outra parte da aplicação acontece no consultório, com ou sem o uso de laser ou LED.
Os resultados têm se mostrado animadores e vantajosos. O custo do tratamento também passa a ser menor, já que parte da técnica é executada pelo próprio paciente. É uma boa opção para quem quer ficar com os dentes mais claros, sem ter que gastar muito e ainda fazer tudo com segurança e acompanhamento profissional.
Clareamento em casa
Também é outra maneira muito comum de fazer o clareamento dental, mas não é indicada. Se você tiver algum tipo de sensibilidade, gengivite ou algum outro problema bucal que normalmente só é identificado pelo dentista, o produto clareador pode causar problemas.
Além disso, a concentração de peróxido de hidrogênio é menor nos kits caseiros vendidos em lojas. Dessa forma, o resultado pode demorar mais tempo para aparecer e pode não ser o esperado. Outro ponto negativo é o fato de a moldeira ter um formato único e universal, o que pode dificultar a aplicação do gel, diferentemente do que acontece com a moldeira feita pelo dentista, pois ela é produzida sob medida para o paciente.
Outros tratamentos caseiros
Muitas marcas de pastas de dentes, enxaguantes bucais e até fitas clareadoras prometem deixar os dentes mais brancos em poucos dias. Porém, esses produtos são pouco eficientes e, quando se consegue algum resultado com eles, não é o desejado. Eles podem até clarear os dentes, mas isso acontece de forma lenta e temporária. Quando menos se espera, o sorriso volta ao que era antes.
Há, ainda, algumas receitas caseiras que prometem dentes mais claros utilizando bicarbonato de sódio, vinagre, limão, folhas de frutas e outros ingredientes. Porém, essas misturas podem ser ainda menos eficientes que os produtos de higiene bucal e ainda podem causar outros problemas, como manchas na pele, irritação, etc.
Como funciona o clareamento dental?
Quanto custa?
O valor vai variar bastante de acordo com o tipo de tratamento escolhido, o profissional e até a região em que você mora. Os clareamentos mistos, por exemplo, podem custar a partir de R$400. No consultório você encontra tratamentos a partir de 600 reais, porém, com o laser o valor pode ser um pouco mais alto e é cobrado por sessão.
O ideal é encontrar uma clínica de sua confiança para fazer uma avaliação e receber um orçamento de acordo com suas necessidades.
Quanto tempo demora o tratamento?
O tempo também pode variar de acordo com o tipo de tratamento que você fará e da avaliação do seu dentista. Apenas ele saberá dizer quantas sessões são necessárias para alcançar o resultado desejado, já que isso depende do estado do dente antes do tratamento e do tom que se quer obter.
Em média, para clarear os dentes no consultório são necessárias pelo menos 3 sessões, que duram cerca de 40 minutos cada. Já os caseiros são finalizados em até três semanas.
Qual a durabilidade do resultado?
O resultado pode durar de um a três anos, dependendo muito de como você cuidará de seus dentes após o fim do tratamento. Depois de um tempo é normal que o sorriso vá ficando um pouco mais escuro e, por isso, é importante fazer um retoque do clareamento após um período determinado pelo dentista.
Gostou de saber como funciona o clareamento dental? Quer deixar seus dentes branquinhos também para ficar com um sorriso lindo e a autoestima lá em cima? Então entre em contato com a Sorridents e faça seu orçamento!