Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Como tratar a gengivite?


como tratar a gengivite

Os cuidados com a boca são essenciais, apesar de serem um pouco negligenciados ainda. Alguns sinais e sintomas de certas doenças podem aparecer por descuido com a higiene bucal. Por exemplo, se você está sentindo a gengiva inchada, avermelhada e sensível, você precisará encontrar formas de como tratar uma gengivite.

O que a gengivite?

A principal causa dessa doença é a formação da placa bacteriana (ela se forma constantemente nos dentes e na gengiva e possui aparência incolor e viscosa). É o estágio inicial de doenças que afetam essa parte do corpo e é provocada pela falta de higienização dos dentes. Não escovar os dentes após cada refeição e não usar o fio dental para remover os restos de comida podem desenvolver a gengivite.

É preciso começar um tratamento logo nessa fase, que é fácil de ser revertida, já que o tecido conjuntivo e o osso ainda não foram atingidos. Porém, se a gengivite não for tratada a tempo, ela pode evoluir para uma periodontite e, assim, os danos podem ser permanentes.

Quais são os sintomas?

Não é difícil perceber que o indivíduo tem gengivite. São sinais e sintomas muito característicos e facilmente sentidos e visíveis:

  • gengiva com inchaço, avermelhada e sensível;
  • gengiva sujeita a sangramentos durante a escovação;
  • dentes passam a apresentar aparência alongada;
  • formação de bolsas entre os dentes que acumulam comida;
  • pode surgir mau hálito e gosto ruim na boca;

Como tratar a gengivite?

O ponto principal do tratamento da doença é eliminar o que causou a gengivite, que normalmente são maus hábitos de higiene bucal, e parar a doença para que ela não avance. O dentista deve ser procurado imediatamente e a eliminação da patologia só vai acontecer se houver participação direta não só do profissional de saúde, como também do paciente.

O dentista fará uma avaliação bucal e providenciará a limpeza completa da região, removendo toda a placa bacteriana sobre os dentes. Após isso, deverá ocorrer a orientação para fazer a escovação de maneira correta e também o uso eficaz do fio dental.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


A partir de então, é muito importante que o paciente passe a manter as boas práticas de higienização ensinadas pelo profissional para que ocorra a reversão da gengivite e para que ela não volte a se desenvolver.

Como fazer a prevenção?

É como diz o ditado: “melhor prevenir que remediar”. Ir ao dentista regularmente é essencial para manter a boa saúde dos dentes e evitar doenças. Um bom período de tempo é visitar esse profissional a cada seis meses.

Siga todas as orientações do dentista quanto à limpeza dos dentes, a forma de fazer a escovação corretamente e também como usar o fio dental de maneira certa para eliminar os restos de comida que ficam entre um dente e outro.

É necessário também evitar o uso de cigarros, pois enfraquecem os dentes, além de causar mau hálito. Outro ponto essencial é a alimentação. Evite comer alimentos ricos em carboidratos, pois essas substâncias servem de alimento para as bactérias que formam a placa.

Gostou do nosso post? Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só comentar aqui pra gente!

Postado em 23/06/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter