Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

O que é microabrasão e como ela contribui para o clareamento dental?



Dentes manchados são incômodos, mesmo que não apresentem perigo para a saúde, não é mesmo? Um sorriso manchado tira nossa autoconfiança e abala o nosso emocional. A microabrasão é uma técnica que pode ser utilizada em alguns casos de pigmentação dentária que transforma a aparência de seus dentes.

No que consiste esse tratamento? De que maneira ele é capaz de melhorar a estética dos seus dentes? Quem pode ou não fazer? Existem riscos? Descubra a resposta para todas essas perguntas agora mesmo!

O que é microabrasão?

É um procedimento conservador que retira a camada mais externa do dente por meio de uma erosão química e mecânica. Ou seja, utiliza ácidos e abrasivos para desgastar o dente.

Existe uma real degradação no esmalte, mas ela deve ser insignificante em relação à espessura total desse tecido. É um tratamento que possui um índice de 97% de satisfação dos pacientes, principalmente quando é associado a outras técnicas de clareamento dental.

Como esse procedimento pode remover manchas dos dentes?

Feito com ácido clorídrico 18%, ou fosfórico 37%, e pó de pedra pomes, ele tem o princípio bem semelhante a uma esfoliação facial e pode remover somente uma ou mais camadas de esmalte. O que define a quantidade de abrasão feita será a extensão das manchas.

É necessário que o dentista proteja a gengiva, localize as manchas e faça o diagnóstico de profundidade e causa. Geralmente, o procedimento vem seguido de uma aplicação de flúor para garantir a selagem do esmalte, evitar porosidade do tecido e proteger o dente de novas pigmentações.

Quais as indicações para esse tipo de tratamento?

A microabrasão é indicada para casos de excesso de flúor no organismo, ou fluorose. Também é apropriada para casos de malformações dentárias, como hipocalcificações — quando houve falta de cálcio durante a formação dentária — e hipoplasias, que consistem em falha no desenvolvimento do esmalte.

É necessário um bom diagnóstico que avalie a causa da mancha, sua coloração, extensão e profundidade a fim de escolher o melhor tratamento.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Tabagismo, uso contínuo de antibióticos durante a formação dental, ingestão de alimentos e bebidas muito coloridos como café e refrigerantes também podem causar manchas e pigmentações dentárias.

E as contraindicações?

Saber a profundidade das manchas é essencial para entender se a microabrasão vai ser eficiente ou não. Se a marca for opaca e profunda, sua remoção será mais difícil e pode chegar a não valer a pena. Mas esse diagnóstico é muito complicado e deve ser feito por um especialista.

O fracasso do tratamento também pode aparecer em pacientes que respiram pela boca. A falta de selamento labial torna difícil manter a umidade alta, principalmente nos dentes da frente. Essa desidratação pode fazer com que as manchas hipocalcificadas que já passaram pelo tratamento voltem a aparecer.

Existe uma idade apropriada para o tratamento?

O ideal é aplicar essa técnica somente sobre os dentes permanentes. A partir do aparecimento das manchas, o tratamento já pode ser iniciado e não há uma idade específica para que ele seja feito.

Quais os riscos?

Existem muitos riscos que se resumem a uma só causa: o mau diagnóstico. Identificar a razão da descoloração ou pigmentação e seu tamanho é essencial para indicar o melhor tratamento. Lesões de mancha branca podem ser de origem cariosa, ou seja, causadas pela cárie. Caso elas estejam ativas, o tratamento abrasivo não é indicado e pode causar a evolução da lesão.

Os maiores riscos se resumem à necessidade de tratamentos mais caros e mais invasivos, além de sensibilidade, dor e perda de tecido. Procurar um dentista especializado é muito importante para garantir a sua saúde bucal.

Entendeu o que é o tratamento de microabrasão, suas indicações e como ele é feito? Se você tem interesse nesse ou em algum outro procedimento ou precisa de mais informações, entre em contato conosco! Estamos à disposição para atender você da melhor maneira possível.

 

Postado em 20/09/2017.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter