Blog Saúde Bucal

Dente morto: saiba o que é e se existe tratamento!

Atualmente, quem não quer ficar com o sorriso harmônico para sair bem nas fotos e recuperar a autoestima? A resposta parece óbvia, mas nem todos sabem como é o tratamento para problemas dentais. Pensando nisso, este conteúdo mostra o que é e como o dente morto afeta a saúde da boca.

Além disso, o material explica quais são as possíveis causas de dente morto (como trauma odontológico e cárie) e apresenta o tratamento de canal como forma de tratar esse tipo de condição que requer a orientação de um cirurgião-dentista, examinando o quadro e realizando o tratamento adequado para o problema.

O que é dente morto?

Antes de responder a essa questão, vale entender que os dentes são compostos pela parte externa (um tecido mineralizado chamado de esmalte) e interna (dividida em dentina e polpa dentária).

A dentina fica internamente ao esmalte, tendo como função proteger o interior dos dentes de impactos. Já a polpa produz a dentina e é responsável por promover nutrientes para outros elementos dentais.

Dessa forma, chama-se dente morto a condição na qual a polpa dental (popularmente conhecida como nervo) não apresenta vida, comprometendo toda a estrutura da dentição.

Por que essa condição acontece?

As principais causas de dente morto são o trauma e a cárie. No primeiro caso, o popular nervo dental é atingido por uma força externa e, na segunda opção, a ação de micro-organismos deteriora a dentição, comprometendo completamente a vitalidade da polpa dentária.

Quais são os sinais de dente morto?

Até aqui, você pode verificar o que é dente morto e o que pode provocar essa disfunção. Mas a dúvida que fica é sobre quais os sinais que a disfunção apresenta, não é? Listamos alguns sintomas associados à perda de vitalidade da poupa dentária:

  • escurecimento dental;
  • dor de dente;
  • aparecimento de pus na região;
  • mau hálito;
  • inchaço no rosto.

Ao sentir qualquer um desses sintomas, você deve recorrer à emergência odontológica para ser avaliado por um profissional.

Afinal, existe tratamento para dente morto?

Respondendo à questão, quadros clínicos de dente morto são, geralmente, uma indicação para tratamento de canal. Essa técnica, que também é usada para tratar cárie profunda e fraturas dentárias que comprometam a polpa, consiste na remoção do nervo inflamado para, em seguida, o dentista realizar a limpeza do dente, recuperando as funções e a estética do sorriso.

De toda forma, é indispensável contar com o auxílio de um bom profissional para examinar o caso especificamente e indicar um tratamento adequado. Na Sorridents Clínicas, você encontra os melhores dentistas da região, em consultórios equipados e prontos para oferecer saúde bucal de qualidade para a população.

Neste artigo, você entendeu o que é dente morto: uma condição que ocorre quando a poupa dentária não apresenta vitalidade, seja por ação de cárie profunda, seja devido a traumas na região. Mas, com a ajuda profissional, o paciente pode recorrer ao tratamento de canal, por exemplo, recuperando a saúde bucal e a qualidade de vida.

Não espere mais para ter um sorriso bonito e saudável. Entre em contato agora mesmo com a Sorridents Clínicas e agende a sua avaliação odontológica!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada