Atualmente, quem não quer ficar com o sorriso harmônico para sair bem nas fotos e recuperar a autoestima? A resposta parece óbvia, mas nem todos sabem como é o tratamento para problemas dentais. Pensando nisso, este conteúdo mostra o que é e como o dente morto afeta a saúde da boca.
Além disso, o material explica quais são as possíveis causas de dente morto (como trauma odontológico e cárie) e apresenta o tratamento de canal como forma de tratar esse tipo de condição que requer a orientação de um cirurgião-dentista, examinando o quadro e realizando o tratamento adequado para o problema.
O que é dente morto?
Antes de responder a essa questão, vale entender que os dentes são compostos pela parte externa (um tecido mineralizado chamado de esmalte) e interna (dividida em dentina e polpa dentária).
A dentina fica internamente ao esmalte, tendo como função proteger o interior dos dentes de impactos. Já a polpa produz a dentina e é responsável por promover nutrientes para outros elementos dentais.
Dessa forma, chama-se dente morto a condição na qual a polpa dental (popularmente conhecida como nervo) não apresenta vida, comprometendo toda a estrutura da dentição.
Por que essa condição acontece?
As principais causas de dente morto são o trauma e a cárie. No primeiro caso, o popular nervo dental é atingido por uma força externa e, na segunda opção, a ação de micro-organismos deteriora a dentição, comprometendo completamente a vitalidade da polpa dentária.
Quais são os sinais de dente morto?
Até aqui, você pode verificar o que é dente morto e o que pode provocar essa disfunção. Mas a dúvida que fica é sobre quais os sinais que a disfunção apresenta, não é? Listamos alguns sintomas associados à perda de vitalidade da poupa dentária:
- escurecimento dental;
- dor de dente;
- aparecimento de pus na região;
- mau hálito;
- inchaço no rosto.
Ao sentir qualquer um desses sintomas, você deve recorrer à emergência odontológica para ser avaliado por um profissional.
Afinal, existe tratamento para dente morto?
Respondendo à questão, quadros clínicos de dente morto são, geralmente, uma indicação para tratamento de canal. Essa técnica, que também é usada para tratar cárie profunda e fraturas dentárias que comprometam a polpa, consiste na remoção do nervo inflamado para, em seguida, o dentista realizar a limpeza do dente, recuperando as funções e a estética do sorriso.
De toda forma, é indispensável contar com o auxílio de um bom profissional para examinar o caso especificamente e indicar um tratamento adequado. Na Sorridents Clínicas, você encontra os melhores dentistas da região, em consultórios equipados e prontos para oferecer saúde bucal de qualidade para a população.
Neste artigo, você entendeu o que é dente morto: uma condição que ocorre quando a poupa dentária não apresenta vitalidade, seja por ação de cárie profunda, seja devido a traumas na região. Mas, com a ajuda profissional, o paciente pode recorrer ao tratamento de canal, por exemplo, recuperando a saúde bucal e a qualidade de vida.
Não espere mais para ter um sorriso bonito e saudável. Entre em contato agora mesmo com a Sorridents Clínicas e agende a sua avaliação odontológica!