Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Cuidados com dente de leite: 4 dicas para mantê-los saudáveis!



Você sabia que os cuidados com dente de leite são fundamentais para garantir a saúde da região? Também conhecidos como dentes provisórios ou dentes decíduos, eles começam a nascer por volta dos 6 meses de idade e são considerados a primeira dentição de um bebê.  Por isso, é essencial ensinar bons hábitos ao seu pequeno o mais cedo possível, assegurando assim um crescimento saudável e regular.

Vale mencionar que, assim como os dentes definitivos, a primeira dentição também pode sofrer com cáries, inflamações e outras doenças dentais. Com base no assunto, vamos apresentar dicas infalíveis para você cuidar dos dentes de leite do seu bebê, mantendo-os saudáveis e livre dos problemas bucais. Se você quer saber mais, leia esta publicação e aproveite!

1. Realize a higiene bucal adequadamente

Quem disse que dentes de leite não precisam ser higienizados? Pelo contrário! Realizar a higiene bucal na primeira dentição é a principal maneira de evitar problemas futuros, como corrosão dentária, desgaste do esmalte e presença de cáries.

Nos primeiros meses, o recomendado é usar uma gaze ou um cotonete umedecido em água ou em soro fisiológico. Passe, pelo menos três vezes ao dia, em toda a superfície gengival do bebê, na bochecha e na língua realizando movimentos circulares e leves.

Com o início do aparecimento dos dentes, já é possível introduzir a escova de dente. Escove, fazendo movimentos de vassourinha de baixo para cima, toda a superfície do dente. Na região interna da dentição, a escova deve estar à 45º em relação à gengiva para remover o acúmulo de placa.

É importante também escovar o lado dos dentes voltados para a bochecha dessa mesma forma e posteriormente a superfície de mastigação com movimentos de vai e vem.

2. Utilize produtos infantis

Outro ponto elementar é a utilização de produtos específicos para crianças, já que os cuidados necessários com a saúde bucal de um bebê são diferentes dos que são necessários em um adulto.

A escova de dente, por exemplo, deve ser em um modelo bem menor. Suas cerdas devem ser curtas e macias para não machucar a boquinha da criança. Já em relação aos cremes dentais, deve-se utilizar os mais docinhos, com sabores de fruta e sem adição de flúor.

Além disso, é válido mencionar que a presença de personagens e desenhos nos produtinhos são bem-vindos. Inclusive, eles ajudam a manter as crianças mais empolgadas com a escovação e incentivadas com a higienização.

3. Evite o consumo excessivo de açúcar


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Assim como na vida adulta, os alimentos ricos em açúcar são inimigos da saúde bucal. Chocolates, bolos, chicletes, balas, pirulitos e demais guloseimas, por mais que sejam superrequisitados por crianças, sempre devem ser consumidos com moderação, tais como alimentos industrializados e ricos em gorduras.

Eles são as principais causas do surgimento de cáries, do desgaste da estrutura óssea, da corrosão do esmalte dentário e até mesmo da diminuição do tamanho do dente.

4. Frequente clínicas odontológicas

Finalmente, vá com seu filho a clínicas odontológicas, mesmo na infância, para manter os dentes de leite saudáveis até a troca. Por esse motivo, antes mesmo de os dentinhos começarem a nascer, leve, sem medo, o bebê em uma consulta com o dentista e siga as recomendações que ele passar.

Em geral, durante as consultas o profissional realiza procedimentos de manutenção e de prevenção. Entre os principais, é possível citar a avaliação em relação ao nascimento dos dentes e a posição adequada deles.

O profissional ainda oferece orientações em relação à frequência necessária em uma clínica, à utilização de produtos e à forma adequada de higienização, por exemplo.

Os cuidados com dente de leite do seu filho devem ser um hábito ensinado desde cedo. Aproveite as informações e assegure que a primeira dentição do seu filho seja sempre saudável, livre de qualquer probleminha.

Se você se interessa em assuntos como esse, veja quais são os principais problemas bucais durante a gravidez e descubra como evitá-los.

Postado em 15/05/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter