Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Como incentivar meu filho a escovar os dentes sozinho?



A boa saúde bucal deve ser cultivada desde cedo, logo nos primeiros contatos dos pais com a criança. Esse cuidado é importante para que essa parte do corpo se desenvolva de maneira saudável, já que os dentes ainda precisam crescer e, depois, dar espaço aos permanentes. Mas, como ajudar e incentivar seu filho a escovar os dentes sozinho?

Segundo profissionais da área, a criança começa a ter essa autonomia por volta dos 8 anos de idade. Mas, até lá, os pais têm um papel crucial para o desenvolvimento desse hábito. Quer saber como fazer? Confira nossas dicas abaixo!

Transforme o momento em algo divertido

Desde cedo, faça com que seu filho associe o ato de escovar os dentes a algo divertido. Isso inclui colocar o desenho favorito dele na hora da escovação, comprar uma escova colorida e com desenhos, e até fazer uso de aplicativos especiais que ensinam a criança a escovar os dentes corretamente por meio de canções e brincadeiras divertidas.

Relacione a escovação com benefícios

Ninguém gosta de fazer algo sem saber o motivo ou o que aquilo pode trazer de bom, certo? Com as crianças, isso não é diferente. Então, converse sempre com seu filho e explique a ele os benefícios de fazer a limpeza bucal corretamente.

De forma lúdica, esclareça que os bichinhos da cárie comem os dentes pouco a pouco se não houver escovação, e que a escova e a pasta são dois aliados contra eles. Com paciência, ele aprenderá que a higiene bucal deve ser feita sempre após as refeições e, assim, criará um hábito que vai levar por toda a vida.

Dê o exemplo ao escovar sempre no mesmo horário


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


O hábito é um dos grandes segredos para que seu filho comece a escovar os dentes sozinho e realize a limpeza bucal nos horários necessários. Para criar essa rotina, é importante que você tire um tempo, sempre após as refeições, para levá-lo até o banheiro e realizar a escovação.

Ao perceber que você faz isso sempre em determinados horários do dia, a criança já incorpora essa rotina e desenvolve o hábito mesmo quando você não estiver presente.

Crie um ambiente confortável para a criança

Seu filho se sentirá mais à vontade para começar a escovar os dentes sozinho se houver uma estrutura que atenda às necessidades dele. É essencial providenciar, por exemplo, um banquinho firme e alto para ele poder se enxergar enquanto faz a limpeza bucal. Também procure deixar os utensílios à mão, como pasta, fio dental e escova, para facilitar o acesso.

Nessa fase em que seu filho adquire a autonomia para escovar os dentes sozinho, sua participação continua sendo relevante. Por isso, tenha paciência, dê o exemplo e se esforce ao máximo para manter a rotina de escovação. Essas atitudes ajudarão a prevenir uma série de doenças e, assim, seu pequeno crescerá com mais saúde bucal.

Gostou deste conteúdo? Quer ter acesso a outras informações importantes como as que você acabou de acompanhar? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em seu e-mail!

Postado em 12/06/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter