As franquias têm apresentado um crescimento significativo no Brasil. E o número de pequenos e médios investidores interessados em saber como ser um franqueado aumenta a cada dia. Porém, apesar de ser uma modalidade de negócio que traz inúmeras vantagens aos empreendedores, é preciso tomar alguns cuidados ao abrir uma franquia.
Por esse motivo, preparamos este post para ajudar você a ser um franqueado de sucesso. Continue a leitura e veja quais cuidados você tem que tomar antes de empreender nessa área!
1. Escolha um negócio confiável
A escolha de um negócio confiável e que apresenta uma boa reputação no mercado é essencial para que você tenha sucesso no seu empreendimento. A Sorridents Franchising, por exemplo, é a maior rede de clínicas odontológicas da América Latina. Ela está sempre inovando na odontologia brasileira e seu objetivo é proporcionar um acesso à saúde bucal igualitário e de qualidade.
Dessa maneira, as suas franquias oferecem um atendimento humanizado, valorizando o seu compromisso com a sociedade. Além disso, se tornou uma franquia muito conhecida no mercado e tem conquistado um número cada vez maior de franqueados, já que é um negócio confiável e seguro.
2. Tenha afinidade com o segmento da franquia
É essencial que você goste da área de atuação da franquia, pois não é nada satisfatório escolher um ramo que você não tem afinidade para exercer. Desse modo, analise o mercado e veja se você tem afinidade pelo segmento. Saiba os desafios que podem ser enfrentados pela franquia e verifique se você está disposto a enfrentá-los.
Atualmente, o mercado oferece uma variedade muito grande de franquias e você tem a opção de escolher o mercado que melhor combina com seu perfil. Por isso, avalie os seus desejos e escolha aquela que cumpre com as suas expectativas.
3. Converse com outros franqueados
Muitas vezes, a insatisfação com a organização faz com que diversos franqueados deixem as franquias e comecem empresas concorrentes, oferecendo serviços ou produtos parecidos. Isso pode acontecer devido à má estruturação do franqueado. Por exemplo, se um franqueado não conseguir manter bons preços com os fornecedores que vende produtos com exclusividade, ele pode romper com a franquia e buscar parceiros e preços melhores.
Por isso, é fundamental ter uma boa relação com os franqueados para começar o processo de franquia. Uma relação conflituosa pode levar a possíveis rompimentos, contribuindo para o surgimento de uma empresa concorrente. Dessa forma, é primordial conversar com os empreendedores que deixaram a franquia. Assim, você fica sabendo mais a respeito da franquia que está escolhendo para iniciar os seus negócios.
4. Analise as finanças
Antes de começar a franquia é preciso saber quais serão os custos envolvidos no processo. Por isso, avalie os gastos fixos, os variáveis, a entrada de dinheiro e a necessidade de conseguir recursos externamente, seja por meio de um financiamento ou pela procura de um sócio. Veja como estão os recursos financeiros do franqueador, saiba se as contas estão em dia e se ele cumpre com o prometido. Isso é fundamental para você não se arrepender depois.
5. Leia a COF e avalie todos os itens
Conforme a lei que rege o sistema de franchising, as empresas são obrigadas a disponibilizar a Circular de Oferta de Franquias (COF) pelo menos dez dias. Desse modo, leia com atenção a COF, pois esse documento determina a função de cada uma das partes da franquia.
Além disso, é necessário avaliar um conjunto de itens da franquia. Entre eles:
- taxa de instalação;
- custos com estoque;
- marketing;
- capacitação;
- reserva de caixa;
- gastos rotineiros.
Saiba que você só deve adquirir uma franquia se estiver altamente seguro do sistema. Caso você não compreenda a COF, busque por um advogado ou uma empresa especializada no assunto. Além disso, é fundamental que você esteja por dentro desse documento e entenda o direito do franqueador e do franqueado.
6. Certifique o tempo que a unidade está no mercado
Existem informações que são muito importantes para quem está pensando em abrir um negócio. Uma delas é saber há quanto tempo a empresa está no mercado. O recomendado é que ela esteja há pelo menos um ano, pois sem esse tempo não é possível comprovar o seu modelo financeiro. Dessa forma, não é possível dizer se o modelo de negócio está consolidado.
7. Avalie as projeções financeiras da franquia
Antes de abrir uma franquia é preciso que você saiba como vai ganhar dinheiro e qual a evolução desse ganho. Assim, você consegue analisar as projeções financeiras do negócio e escolher aquele que melhor atende os seus desejos.
Nessa situação, o mais recomendado é que você busque ter um suporte de um especialista que consiga ajudar na análise da proposta dos franqueadores. Alguns pontos que devem ser avaliados são:
- o valor do investimento inicial, pois muitas organizações podem ou não inserir o valor do ponto comercial nesse montante. Se não tiver inserido, solicite-o para analisar corretamente as projeções do empreendimento;
- os resultados mensais, já que todo o período apresentado pelo franqueador para o retorno do investimento precisa ser avaliado com cuidado. Por isso, é indicado ter em mãos os gastos com mercadorias, impostos, taxas e as outras despesas;
- os valores associados ao quadro de colaboradores, ou seja, os salários e os encargos;
- o progresso do fluxo de caixa, o ponto de equilíbrio da franquia e a necessidade ou não de capital de giro.
Saiba que, quando você consegue avaliar com clareza esses números, fica mais difícil se frustrar depois. Assim, você consegue consistência nos dados fornecidos pelo franqueado e seleciona a opção que está dentro do seu sonho.
Portanto, como você pôde observar, é preciso tomar alguns cuidados ao abrir uma franquia. Sendo assim, fique atento nas dicas mencionadas, pois elas ajudarão você no momento da escolha. Antes de fechar o negócio, avalie tudo, veja se a empresa cumpre com os seus desejos e escolha uma adequada ao seu perfil de empreendedor. Não realize nada sem pensar, pois você terá que investir dinheiro e não é nada satisfatório levar prejuízo. Além disso, busque sempre por um negócio confiável, como a Sorridents Franchising.
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