Criança no dentista: qual a importância e como conscientizar os pequenos? | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Criança no dentista: qual a importância e como conscientizar os pequenos?



Os pais ou responsáveis precisam levar as crianças ao dentista. Isso porque é na infância que os dentes começam a aparecer — e são muito frágeis. Além disso, os pequenos podem desenvolver diversos problemas bucais e dentários, como a cárie.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o profissional responsável por cuidar dos dentes das crianças é o odontopediatra. Ele consegue realizar um tratamento mais eficaz, já que utiliza técnicas específicas para esse público.

Quer saber mais sobre os cuidados com as crianças no dentista? Continue a leitura e entenda a importância de conscientizar os pequenos!

Quais as consequências de não levar as crianças constantemente ao dentista?

Existem diversas razões para levar a criança ao dentista. Afinal, se os seus dentes não forem bem cuidados por um profissional especializado, isso pode trazer várias consequências ruins. Confira as principais!

Cárie

A cárie se inicia com o surgimento de manchas brancas e opacas no dente, em especial perto da gengiva. Caso ela não seja tratada rapidamente, as bactérias começam a agir na região, fazendo um buraco no dente e podendo atingir até a raiz.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é um dos principais motivos para o aparecimento de cáries e problemas na gengiva. A placa pode surgir assim que os dentes começarem a aparecer. Por essa razão, é fundamental levar o pequeno ao dentista nos seus anos iniciais de vida.

Gengivite

A gengivite consiste em uma inflamação na gengiva, geralmente provocada pela presença de bactérias associada à má higienização bucal. Ela pode ser percebida por meio de sangramentos durante a escovação ou no momento de usar o fio dental.

Bruxismo

A criança que tem bruxismo tem o hábito de ranger os dentes. Se ela não for ao dentista, é impossível fazer um tratamento correto. Assim, é fundamental buscar as orientações do especialista, com o objetivo de evitar o desgaste dos dentes.

Como conscientizar os pequenos da relevância de visitar o dentista?

É primordial saber conscientizar os pequenos da importância do dentista para uma boa saúde bucal. Eles precisam desde pequenos compreender a necessidade de ir a um especialista para cuidar dos dentes. Veja como realizar essa ação de forma satisfatória!

Não transmita medo

Alguns dos maiores responsáveis pelo receio das crianças são os próprios pais, mesmo que eles não entendam isso ou que não tenham esse propósito. Desse modo, é importante ressaltar que a insegurança do adulto pode ser repassada para o filho. Assim, ele acaba sentindo medo de ir ao dentista.

O adulto consegue criar estratégias para controlar as circunstâncias. Por isso, ele precisa ter atenção e muito cuidado no momento de guiar a criança. Outro ponto que é muito prejudicial são os comentários negativos a respeito do profissional.

É necessário evitar fazer brincadeiras maldosas, falar a respeito das experiências ruins ou usar o medo do filho do dentista para conseguir alguma vantagem. É preciso que a visita ao dentista seja algo natural. Os pais devem garantir segurança e calma para o pequeno, assim, ele se sentirá mais confiante. Por essa razão, é fundamental que exista uma conversa positiva a respeito do assunto.

Leve a criança desde pequena ao dentista


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Quando a pessoa não tem o hábito de visitar o dentista, ela acaba criando um certo receio dessa situação, já que a maioria das visitas poderá ser algo mais grave. Para conseguir diminuir o medo e o receio de ir ao dentista, é fundamental conhecer o ambiente.

Por isso, os pais precisam levar os seus filhos desde cedo ao dentista, para que eles conheçam o local e os profissionais. Logo, se eles precisarem realizar um procedimento mais invasivo, não ficarão ansiosos e nervosos.

Escolha um bom profissional

Outro ponto que merece atenção durante todo o processo é a escolha do profissional, que deve ser feita com muita cautela. Ele precisa saber lidar com crianças, pois não é nada satisfatório ir a um odontopediatra que não consegue se aproximar dos pequenos. Afinal, eles acabam ficando com mais medo ainda.

Sendo assim, dê preferências aos profissionais conhecidos e que tenham uma boa reputação no mercado. É preciso que você analise todas as qualidades do dentista e perceba se ele tem ou não jeito para lidar com crianças. O seu filho jamais pode ficar traumatizado com um atendimento ruim.

Faça visitas constantes

Realizar a prevenção dos problemas dentários dos seus filhos é fundamental para uma boa saúde bucal. Além do mais, essa prática garante que eles não tenham medo do dentista, uma vez que vai evitar tratamentos mais dolorosos. A prevenção sempre é a melhor saída.

Não é nada legal deixar para marcar uma consulta quando a criança já estiver reclamando de dores. Os profissionais recomendam que as consultas sejam feitas a partir do surgimento dos primeiros dentes de leite. Ademais, os pais podem ir ao consultório antes dessa etapa para aprender a fazer a correta higienização.

Fale do dentista com leveza

As crianças amam atividades lúdicas, e essa pode ser uma forma de estimular a familiarização com o universo odontológico. Uma boa opção é brincar de dentista dentro de casa e explicar a importância de realizar a visita ao consultório odontológico com frequência.

Alguns livros podem ser bons aliados durante esse processo. Muitos autores buscam facilitar esse aprendizado e abordam o assunto de maneira bem dinâmica em suas obras. Sendo assim, você pode optar por ensinar os seus pequenos por meio desses livros educativos. Contudo, não deixe de realizar um bom processo de conscientização por conta própria.

Seja um bom exemplo

Os pais ou responsáveis pela criança precisam ser um bom exemplo. Logo, é necessário que você tenha uma boa rotina de higienização bucal durante o dia. Assim, os pequenos compreenderão a necessidade de zelar pelos dentes de leite e permanentes. As crianças prestam atenção em tudo, então faça sua parte.

Como vimos, levar as crianças ao dentista é algo imprescindível. Você consegue fazê-las se familiarizar com o ambiente e ainda evita o surgimento de vários problemas que podem afetar a saúde bucal. Lembre-se também de que é essencial buscar por um profissional especializado no assunto, visto que ele conseguirá atender seu pequeno da melhor forma. Os seus filhos precisam se sentir confortáveis e seguros.

Gostou do nosso post sobre crianças no dentista? Então, aproveite para saber o que é bruxismo infantil!

Postado em 12/08/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter