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Confira as principais tendências do consumidor de franquias!

Entender as tendências do consumidor, em relação a seus hábitos e comportamentos, é fundamental para empresas e franquias que buscam se destacar no mercado. Principalmente, tendo em vista que tais aspectos mudam com frequência, seja pelo surgimento de novas tecnologias, seja por fatores sociais ou pessoais.

Sendo assim, estudar de forma detalhada essas questões é necessário para entender de modo abrangente as principais novidades nesse campo. Com base nisso, é possível elaborar um planejamento estratégico eficiente, que consiga se adequar às demandas do público. Além de também melhorar a jornada do cliente e alcançar os melhores resultados possíveis.

Para ajudar a marca nesse processo, elaboramos este conteúdo com as principais tendências do consumidor e como adaptar sua franquia odontológica a elas. Acompanhe!

Quais são as atuais tendências do consumidor de franquia?

A seguir, você vai conhecer quais são as principais novidades quando o assunto é o surgimento de novos hábitos de consumo.

Comunicação pessoal

O comportamento do cliente é bastante influenciado pela forma em que a empresa entra em contato com ele. Por esse motivo, ter uma comunicação pessoal, disponibilizando soluções capazes de sanar as necessidades e dúvidas do consumidor, é indispensável para impactar na sua tomada de decisão.

Uma dica é apostar em um atendimento personalizado, sem respostas automáticas e incapazes de resolver os problemas efetivamente. Além disso, é importante oferecer uma experiência completa e que assegure com que o público fique satisfeito com os serviços prestados pela marca.

Autenticidade

Entre as principais tendências do consumidor, também podemos apontar a valorização das empresas que se posicionam e que conseguem gerar a percepção de autenticidade. No entanto, de nada adianta somente se posicionar com o intuito de seguir outras marcas. 

O importante é prezar pelo pioneirismo. Um exemplo de como fazer isso, é o lançamento de campanhas direcionadas a um público e segmento com demandas específicas.

Propostas inovadoras

É necessário ter em mente que os clientes estão sempre em busca de novas soluções. Então, com um mercado cada vez mais concorrido, apresentar produtos e serviços que se diferenciam dos demais é um grande desafio.

Por isso, a elaboração de novas ideias deve ser vista como uma estratégia de competitividade. Ela pode ser realizada por meio do desenvolvimento de soluções, até então, pouco conhecidas no ramo de atuação. Desse modo, os consumidores vão optar por sua marca em detrimento da concorrente.

Consciência ambiental

Como já dito, o comportamento do público é volátil, levando em conta que ele se adapta conforme as mudanças de fatores externos que vão surgindo. Dentro desse contexto, fica mais fácil elaborar ações assertivas que causem menos impactos e danos ao meio ambiente.

Isso porque, um ponto de atenção é o aumento da consciência ambiental por parte dos clientes. Eles estão cada vez mais ligados às atitudes das empresas e ao quanto elas se preocupam com a sustentabilidade. Isso explica o crescimento do consumo de produtos veganos, por exemplo.

Integração

Com o uso mais frequente de aplicativos, outra novidade no comportamento do consumidor é a busca por organizações que disponibilizam soluções integradas. A acessibilidade é um termo em alta perante os clientes. Por isso, todos os setores do negócio — como atendimento, marketing e finanças — precisam adotar a utilização de dispositivos móveis e prezar pela integração de canais diversificados.

Uma prática inteligente é apostar no omnichannel, principalmente, quando se fala no fornecimento de suporte ao cliente. Afinal, trata-se de uma medida em que os canais de comunicação são integrados, com foco em viabilizar uma experiência mais completa. Com isso, o consumidor pode começar o contato com a marca por um canal e seguir no funil de vendas, alternando os recursos de acordo com sua necessidade.

Como melhorar a jornada do paciente na franquia odontológica?

Existem algumas práticas que podem ser empregadas como forma de aprimorar a jornada do paciente na franquia odontológica. Entenda quais são as principais, considerando as tendências do consumidor.

  • Mapeie a jornada do paciente

Fazer o mapeamento da jornada do paciente está diretamente ligado ao estabelecimento do histórico do consumidor. É preciso registrar desde a causa que o fez ir em busca dos produtos e serviços da franquia odontológica, até como foi o primeiro contato com a marca, feedback, entre outros aspectos. Com base nesses dados, é possível construir estratégias eficientes para os próximos atendimentos. Mas, para alcançar bons resultados, é indispensável ter atenção a alguns pontos.

  • Personas

Entender quem é o paciente ideal possibilita a criação de ações de comunicação, já que identifica as necessidades que realmente devem ser atendidas. E também, contribui para o descobrimento de quais são os canais mais usados pelo público e quais medidas são tomadas antes de procurar os serviços odontológicos.

  • Tempo de jornada

Alguns períodos de jornada são mais curtos e precisam de práticas mais incisivas. Outros, já requerem um tempo mais duradouro, em que é imprescindível manter contato constante com o paciente.

  • Canais

É fundamental identificar os canais de comunicação nos quais os pacientes mais interagem com a franquia. Por exemplo, por redes sociais, WhatsApp, e-mail, entre outros. Além de ser essencial mensurar o número de vezes que eles usam esses meios.

  • Primeiro ato

É caracterizado pelo que motiva o paciente a buscar pela solução de uma certa demanda. Por exemplo, o cliente procurar os serviços do consultório odontológico porque está com dor de dente.

  • Último ato

Precisa ter o intuito de finalizar o ciclo das relações diretas entre o paciente e a marca. Nesse caso, uma finalidade deve ser estipulada, como a indicação da franquia para pessoas próximas.

  • Realize pesquisas de satisfação

Após os atendimentos, é essencial encontrar formas de motivar o feedback dos pacientes. Coletando informações, por meio de pesquisas de satisfação, é possível avaliar, analisar e propor ações de melhorias. A opinião do público é peça chave para entender o que está dando certo e o que deve ser melhorado para alcançar os resultados pretendidos.

  • Invista no atendimento humanizado

É importante ouvir e compreender, com atenção e empatia, as demandas e os problemas dos pacientes. E, também, oferecer soluções mais apropriadas, conforme a expectativa. Além disso, todas as ações devem ser focadas no público, mostrando que, para a marca, ele é prioridade.

Como pode perceber, para ocupar um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso estar atento às tendências do consumidor. É necessário também estar disposto a se adequar às novas demandas e exigências. Isso é possível por meio da criação das melhores estratégias em prol do alcance de um relacionamento mais próximo e assertivo com os clientes, propiciando uma jornada incrível e capaz de fidelizá-los.

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