Blog Saúde Bucal

Como escolher o melhor dentista para crianças?

Assim que a criança nasce, é comum os pais levarem o pequeno para as consultas regulares com o pediatra. Esse cuidado precoce também é importante para garantir a saúde bucal ainda nos primeiros anos de vida, mas como escolher o melhor dentista para crianças?

Existe um segmento da odontologia responsável por garantir que os dentes se desenvolvam saudáveis, protegidos de cáries e outras doenças dentárias: a odontologia pediátrica ou odontopediatria. Além disso, esses profissionais também estão preparados para identificar problemas odontológicos específicos da infância.

Continue a leitura, saiba mais sobre a importância da odontologia infantil e confira nossas dicas para ajudar você a encontrar o profissional adequado para cuidar do seu filho.

A importância da odontologia pediátrica para a saúde bucal infantil

Um dos principais benefícios de contar com o acompanhamento de um profissional especializado em odontopediatria é que a criança se acostuma desde cedo a frequentar o consultório odontológico. Isso faz com que ela não tenha medo de visitar o dentista, o que ajuda a desenvolver uma relação saudável com os cuidados com os dentes.

Outra contribuição da odontologia pediátrica é desmistificar alguns pensamentos comuns sobre a saúde bucal na infância, como a ideia de que não são necessários muitos cuidados com dentes de leite. Essa primeira dentição também sofre com problemas como a cárie, que influenciam no desenvolvimento dos dentes permanentes.

O acompanhamento precoce do dentista ainda permite a identificação de problemas na estrutura óssea que afetam a saúde bucal e a qualidade de vida da criança para falar e mastigar, por exemplo.

Por isso, existem subespecialidades dentro da odontologia infantil, como a ortodontia preventiva, que ajuda a antecipar tratamentos odontológicos que seriam mais caros e demorados no futuro.

O que é a ortodontia infantil

A ortodontia infantil, ortodontia pediátrica ou preventiva e interceptativa é uma área da odontologia que avalia, previne e trata irregularidades no desenvolvimento de dentes, ossos e músculos da face das crianças. Os tratamentos costumam ser divididos em três etapas, de acordo com a faixa etária.

Estágio 1 – Tratamento precoce (2-6 anos)

O principal objetivo desse tratamento é fornecer espaço suficiente para os dentes permanentes se desenvolverem corretamente. Esse atendimento é importante para as crianças que:

  • têm dificuldade para morder adequadamente;
  • perderam os dentes de leite precocemente;
  • estalam ou rangem a mandíbula;
  • respiram pela boca.

O tratamento preventivo nessa etapa da vida também ajuda a corrigir hábitos prejudiciais que podem comprometer o desenvolvimento da arcada dentária, como chupar o dedo.

Estágio 2 – Tratamento da dentição mista (6-12 anos)

Os objetivos dos tratamentos da dentição mista são permitir um crescimento ósseo melhor direcionado, corrigir mordidas cruzadas e iniciar o processo de endireitar suavemente os dentes permanentes desalinhados.

Além disso, a dentição mista marca um período de desenvolvimento em que os tecidos apresentam maior plasticidade, o que permite corrigir os casos de má oclusão grave.

Estágio 3 – Tratamento da dentição permanente (13 anos)

Essa é a fase que mais vem à mente dos pais quando o assunto é aparelho ortodôntico. Nesse estágio, o tratamento se concentra principalmente em endireitar os dentes e melhorar a estética do sorriso.

8 dicas para você escolher o melhor dentista para crianças

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a encontrar uma clínica e escolher um dentista especializado adequado às necessidades do seu filho.

1. Verifique se o dentista é especializado em odontopediatria

Além de preparar o dentista para cuidar da saúde bucal dos pequenos, esse profissional sabe como manter as crianças confortáveis e calmas. O dentista pediátrico também recebe treinamento sobre o comportamento infantil para lidar com a ansiedade odontológica característica dessa faixa etária, tornando a adesão ao tratamento mais tranquila para o paciente.

2. Peça recomendações

Converse com outros pais pedindo indicações de profissionais. Pergunte sobre a primeira consulta. Onde é localizada a clínica? O ambiente é adequado? A equipe foi amigável? Eles responderam às perguntas dos pais de uma maneira fácil de entender? Considere também conversar com as crianças que foram atendidas. O que elas acharam do dentista e dos assistentes?

Você também pode conversar com o seu dentista pedindo uma recomendação de um odontopediatra.

3. Observe a localização

Em sua pesquisa, não se esqueça de considerar a localização da clínica odontológica. Quanto mais acessível for o local, mais fácil será integrar as consultas à rotina. Melhor ainda se essa clínica oferecer mais especialidades odontológicas, com tratamentos para toda a família. Assim, é possível aproveitar uma única data para marcar todos os atendimentos necessários.

4. Analise a estrutura da clínica

A visita à clínica é uma boa oportunidade de verificar se o espaço é adequado para crianças. Verifique se ela oferece uma área acolhedora que deixa as crianças à vontade antes da consulta. Observe também os equipamentos e a estrutura de atendimento.

5. Pesquise sobre as tecnologias disponíveis

A odontologia não para de inovar com o objetivo de oferecer tratamentos mais rápidos, eficientes e indolores aos pacientes de todas as idades. Por isso, é importante verificar se a clínica odontológica escolhida oferece tecnologias que garantam o melhor atendimento da criança.

6. Observe o conforto da criança

Mesmo que você encontre um odontopediatra que pareça perfeito no papel e tenha recebido críticas excelentes dos conhecidos, é possível que ele ainda não seja o melhor profissional para cuidar do seu filho. Depois de realizar sua pesquisa preliminar, marque uma avaliação para a criança e veja como ela interage com o dentista.

7. Pergunte quais são os cuidados preventivos

Procure tirar dúvidas com o odontopediatra. Lembre-se de que a saúde bucal do seu filho depende de um trabalho coletivo que acontece na clínica e no lar. Converse com o profissional sobre odontologia preventiva e peça a ele dicas e soluções para que você melhore os cuidados com a saúde bucal das crianças em casa.

8. Preste atenção no comportamento da equipe

Ainda durante a primeira visita com a criança, observe como o dentista e os demais membros da equipe interagem com seu filho. Eles têm um comportamento amigável? Falam com a criança usando palavras que ela pode entender facilmente?

Bons odontopediatras também encontram alternativas para incorporar diversão ao tratamento, dando nomes engraçados aos instrumentos ou permitindo que seu filho veja como as coisas funcionam. São medidas simples que tornam a clínica odontológica um lugar onde a criança se sente confortável.

Como responsável pela saúde da criança, você precisa ter certeza de que o pequeno está em boas mãos. Então venha para a Sorridents e acerte na escolha do melhor dentista para crianças. Somos a mais premiada rede de clínicas odontológicas da América Latina, oferecendo uma ampla oferta de tratamentos odontológicos para toda a família, incluindo especialistas em odontopediatria e ortodontia infantil.

Entre em contato conosco e agende agora mesmo a consulta dos pequenos sem precisar sair de casa.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

Afinal, o que é sialorreia? Entenda aqui

Algumas doenças podem se manifestar na boca, mas ter uma origem mais profunda — no sistema nervoso, por exemplo. Por isso, é importante cuidar da saúde de todas as maneiras possíveis: com uma alimentação saudável, atividades
Saúde Bucal

Aparelho transparente? Confira essa tendência!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada