Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

A importância do aleitamento materno para a saúde bucal do bebê



Você provavelmente ouviu falar que a amamentação é uma das melhores maneiras de fortalecer e auxiliar no desenvolvimento do bebê. Por outro lado, um ponto ainda desconhecido para muitas mulheres é a relação de importância do aleitamento materno para a saúde bucal do bebê.

É isso mesmo: esse momento é mais significativo do que muitas pessoas imaginam, pois pode ajudar a determinar o desenvolvimento de vários outros pontos, como a dentição e ossos maxilares. 

Para esclarecer esse assunto e mostrar como o leite materno ajuda nesse sentido, criamos um post completo com os benefícios que essa prática traz! Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Estimula o desenvolvimento de ossos maxilares

A sucção que o bebê precisa fazer durante a mamada estimula o desenvolvimento dos ossos maxilares. Como estão um processo de profundo crescimento, uma prática como essa faz toda diferença no seu desenvolvimento. Toda vez que o bebê mama, incentiva-se o crescimento desses ossos (que são muito importantes, tendo em vista que vão receber os dentes alguns meses mais tarde).

Ajuda na formação da dentição

Depois de entender sobre o estímulo ósseo que citamos acima, é importante saber que o aleitamento materno traz outros benefícios para saúde bucal do bebê. Isso porque a amamentação garante o posicionamento dos dentes e uma boa formação da dentição  outro aspecto muito importante.

Como o desenvolvimento dos dentes se completa apenas por volta de dois anos de vida do pequeno (época em que o desmame é mais recomendado), isso significa que até lá a formação da dentição é muito estimulada.

Trabalha a musculatura da boca do bebê


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


O exercício feito pelo neném para mamar também trabalha toda a musculatura da boca. Para você ter noção, ela engloba os músculos da língua, da bochecha e dos lábios, região muito trabalhada durante a amamentação. Esse ponto pode parecer despretensioso, mas ajuda muito no desenvolvimento e fortalecimento desses músculos. Convenhamos: vai ficando mais fácil perceber a importância do aleitamento materno para a saúde bucal do bebê, não é mesmo?

Auxilia o desenvolvimento da fonação

Saber pronunciar as palavras de forma correta pode ser ainda mais difícil para algumas crianças. A boa notícia é que a amamentação pode ajudar nesse sentido.

O aleitamento ajuda muito na projeção do queixo do bebê para frente, um ponto muito importante, já que ele nasce posicionado um pouco para trás. Somado a isso, a criança também desenvolve a respiração pelo nariz e posicionamento da língua enquanto mama. Esses aspectos auxiliam muito no desenvolvimento de uma fala mais clara.

Depois de ler este post e entender que os ganhos da amamentação vão muito além da nutrição do bebê, lembre-se que ela também pode ser uma grande aliada para quem sonha em garantir um sorriso harmonioso para o pequeno. Ainda assim, fique atenta e desenvolva um acompanhamento médico e odontológico nesse período. Você vai se surpreender com os resultados!

E aí, conhece outras mães e/ou gestantes que precisam saber da importância do aleitamento materno para a saúde bucal do bebê? Então, não perca tempo! Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que todas fiquem por dentro do assunto!

Postado em 03/04/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter