Embora seja mais comum entre as crianças, a cárie do dente pode atingir qualquer pessoa. Além da dor que pode provocar, a falta de cuidados depois que surge pode levar à perda dentária.
Alguns indivíduos, no entanto, parecem apresentar maior facilidade para a ocorrência do problema. Quer saber por que isso acontece? Então, continue a leitura deste post!
Quais as características da cárie dentária?
A cárie é um processo de deterioração (desmineralização) do dente que se inicia com a instalação de uma placa bacteriana e se consolida como uma perfuração do esmalte dentário. Pode continuar evoluindo, bem como provocar incômodo e dor ao atingir regiões mais profundas e sensíveis do dente.
Esse problema, portanto, tem origem no assentamento de tipos específicos de bactérias em um determinado ponto. Nesse local, forma-se uma placa resistente e que não é facilmente removível com iniciativas domésticas como a simples escovação.
Os principais sinais e sintomas que indicam a formação da cárie do dente podem ser assim relacionados:
- dor marcante ao ingerir bebida ou alimento doce, frio ou quente;
- manchas brancas ou escuras na superfície do dente;
- perfurações no dente;
- sensibilidade ao toque;
- inchaço da gengiva, que se torna dolorida.
Quais fatores contribuem para o seu surgimento?
A causa básica da formação da cárie é a presença de bactérias instaladas na superfície do dente. O crescimento desses microrganismos quase sempre é resultante de uma higienização inadequada da boca e se reflete na saúde bucal.
No entanto, algumas pessoas possuem maior propensão para o desenvolvimento da cárie e os motivos podem ser diversos. Veja!
Presença de bactérias naturais da boca
A boca humana é colonizada por bactérias desde cedo. Se no início da formação dos dentes a cavidade oral abrigar bactérias mais agressivas, a criança crescerá mais propensa a ter cáries.
Consumo de alimentos doces desde cedo
A criança que experimenta o consumo de alimentos e bebidas doces muito cedo, tende a sentir necessidade do açúcar mais vezes e em maiores quantidades. Nesse caso, ingerir mais alimentos adocicados leva à maior ocorrência de cáries, mesmo com higienização da boca.
Disponibilidade de saliva na boca
A saliva oferece uma certa proteção para os dentes, o que ameniza a ação das bactérias. Pessoas que possuem o hábito de respirar pela boca ou fazem uso de determinados medicamentos podem apresentar a boca seca e redução de defesa da saliva.
Fatores genéticos
Certos indivíduos podem apresentar — como resultado de sua herança genética — um esmalte mais frágil. Dessa forma, o dente dessas pessoas fica mais suscetível à formação de cáries.
Quais os principais cuidados que devem ser tomados?
De maneira geral, pode-se dizer que uma boa higienização bucal e uma alimentação equilibrada dificilmente permitiria o surgimento de cáries. Além disso, alguns cuidados podem ser tomados para se manter afastado desse mal:
- reduzir o consumo de alimentos doces;
- evitar alimentos que se prendem aos dentes;
- tomar pequenos goles de água após se alimentar;
- escovar os dentes sempre que realizar um lanche ou uma refeição;
- usar o fio dental na higienização da boca;
- usar enxaguante bucal antes de dormir;
- consultar-se com o dentista periodicamente.
Com isso, você viu que é possível cuidar para que a cárie do dente não se instale, mesmo que algumas pessoas sejam mais suscetíveis que outras.
Gostou deste post? Então, continue conosco em nossas redes sociais! Estamos no Twitter, LinkedIn e Instagram.