Blog Saúde Bucal

Já ouviu falar em avulsão dentária? Veja como tratar esse problema

avulsão dentária

É muito comum ouvirmos sobre a perda ou quebra de um dente, mas existe uma situação um pouco mais séria e que requer atendimento imediato: a avulsão dentária. Ela ocorre quando um dente é inteiramente expulso da gengiva, causando danos tanto no tecido gengival quanto na estrutura dentária.

Neste post, você vai descobrir o que pode provocar esse trauma dentário, como salvar o dente perdido e qual o tratamento disponível para a recuperação do sorriso. Vamos lá?

Qual é a gravidade da avulsão dentária?

As estruturas que podem ser afetadas por essa perda dentária são: o osso alveolar, o cemento, o ligamento periodontal e a polpa. Todas essas partes são responsáveis por manter o dente nutrido e fixo ao alvéolo.

Quando o dente é expulso da boca, a polpa deixa de receber o sangue que mantém os tecidos vivos. Além disso, as células da gengiva que protegem o dente ficam expostas, diminuindo as chances de reimplantar o dente perdido.

Além disso, a recolocação do dente pode desencadear um processo chamado de anquilose alvéolo-dentária, uma deformidade na qual o osso e a raiz do dente se unem. O problema pode prejudicar o posicionamento da arcada dentária e provocar também a má oclusão dos dentes.

A avulsão também pode prejudicar a autoestima da pessoa que perdeu o dente, já que a maioria das lesões ocorre nos dentes frontais.

O que pode causar esse problema?

A causa mais comum de avulsão do dente são fortes pancadas na área da boca. Elas podem ser consequência de acidentes automobilísticos, quedas, brigas, maus-tratos, brincadeiras, e atividades esportivas. Por esse motivo, muitos atletas costumam usar protetores bucais para proteger os dentes e as gengivas dos traumas.

A avulsão pode ocorrer em crianças e adultos?

Tanto dentes de leite quanto permanentes podem ser avulsionados por traumas causados por acidentes ou lesões.

A maior ocorrência de casos ocorre nos indivíduos do gênero masculino, especialmente entre 5 e 15 anos. É mais comum que a avulsão ocorra em pessoas dessa faixa etária porque eles costumam se expor mais às situações que podem lesionar os dentes.

Além disso, esses meninos se encontram na fase de desenvolvimento de suporte dos tecidos dentários, o que contribui para a perda do dente.

Qual é a conduta ideal após a expulsão do dente?

Para a recuperação saudável do dente perdido, o ideal é procurar imediatamente uma emergência odontológica. Veja a seguir o passo a passo para ajudar a preservar a estrutura da dentição danificada.

  • aja rapidamente: segundo os especialistas, o tratamento realizado nos primeiros 30 minutos após a lesão apresenta melhores resultados. Nos casos de acidentes com vítimas inconscientes, o ideal é que a pessoa vá ao hospital para a realização de exames e estabilização do quadro. O tempo ideal para ir ao dentista é de até 2 horas após a perda do dente;
  • guarde o dente: se ele se fragmentou como resultado de um acidente, pode ser difícil reimplantá-lo. Ainda assim, os dentistas recomendam a preservação de todos os fragmentos. Dentes de lente normalmente não são reimplantados. O procedimento pode ser realizado em crianças menores quando a raiz está intacta, mas o resultado não é tão bom quanto aquele obtido com o reimplante de dentes permanentes;
  • cuidado com o manuseio: evite tocar na raiz do dente para maiores danos e infecções. Em vez disso, segure-o pela coroa;
  • controle o sangramento: é possível colocar um pedaço de gaze ou algodão sobre a área onde ficava o dente para absorver o sangue antes de procurar o atendimento odontológico profissional.

O que fazer para conservar o dente perdido com segurança?

Em muitos casos, o reimplante imediato não é possível. Até chegar ao dentista, é preciso armazenar o dente em um meio úmido para conservar os ligamentos que poderão reconectá-lo à arcada dentária. As principais soluções para a armazenagem desse dente são a Solução Salina Balanceada de Hank’s (SSBH) e o Viaspan.

Felizmente, existe uma alternativa prática e barata nos casos em que esses produtos não são acessíveis: o leite. Existem ainda outros meios simples, mas que não se mostram tão efetivos na preservação do dente, como a saliva, a água de coco ou a água mineral.

Como é feito o tratamento?

O sucesso do tratamento depende de três fatores: condição da raiz dental, tempo que o dente está fora da boca e o meio de conservação. Na maioria dos casos, o problema pode ser solucionado.

O dentista faz a limpeza do dente, com o auxílio do soro fisiológico, remove o coágulo sanguíneo na gengiva e reimplanta o dente avulsionado. Além disso, ele administra antibióticos para o paciente, mantendo o dente com uma contenção flexível por 15 dias. Se nesse período o dentista não observar a regeneração da polpa do dente, poderá ser necessário o tratamento de canal.

Nos casos em que o tempo entre o acidente e a chegada ao consultório odontológico ultrapassa os 120 minutos, ou que o dente não foi armazenado corretamente, o reimplante é descartado.

Nessas situações, o paciente deverá fazer o uso de uma prótese provisória, no caso de crianças e jovens, ou no caso de adultos que podem recorrer a um implante dentário. É necessário substituir o dente perdido para evitar o desalinhamento dos dentes que afetam a funcionalidade da mordida.

Quais os cuidados após o reimplante?

A ação mais importante após reimplantar um dente avulsionado é evitar uma nova lesão. Também é necessário seguir os mesmos cuidados realizados no procedimento de implante dentário.

O uso de escovas interdentais evita o surgimento de problemas como a peri-implantite, uma infecção que atinge os tecidos e ossos próximos ao dente implantado. Também é indicado o uso do fio dental para a limpeza das áreas de difícil acesso da boca. Por fim, é necessário realizar o acompanhamento do tratamento pós-operatório.

Você nunca sabe quando pode ocorrer uma emergência odontológica, como a avulsão dentária. Por isso, você precisa conhecer a Sorridents, a mais premiada rede de clínicas odontológicas da América Latina.

Revolucionando a Odontologia, democratizando o acesso das pessoas aos cuidados com a saúde bucal, nossa missão é oferecer a todos o direito fundamental de sorrir.

Nossas clínicas estão preparadas para cuidar de todos os problemas bucais dos pacientes com os melhores profissionais. Além da emergência odontológica, a Sorridents oferece soluções, como estética, clínica, implantes, ortodontia, próteses e disfunção da ATM.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada