Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

6 dicas para amenizar a sensibilidade nos dentes


6 dicas para amenizar a sensibilidade nos dentes

Sabe quando, ao tomar algo muito quente ou muito gelado, uma sensação de dor invade alguns dos seus dentes? Essa sensação é chamada de sensibilidade dentária: uma condição que causa extremo desconforto e que acontece quando o esmalte protetor dos dentes fica mais fino ou quando a gengiva se encontra retraída, expondo a raiz do dente.

A sensibilidade nos dentes pode aparecer em seu contato com bebidas ou comidas muito quentes, geladas, com sabor doce ou ácido. A sensação também pode ser causada durante a exposição dos dentes, com uma simples respiração pela boca.

Se você sofre com este problema, fique atento às dicas abaixo. Listamos as principais recomendações dos dentistas para reduzir a sensibilidade. Confira!

1. Utilize a escova certa e escove adequadamente

Ao escovar os dentes, faça movimentos circulares e suaves. Nunca esfregue os dentes com muita pressão e em movimentos horizontais, pois eles podem agredir ainda mais a gengiva.

Opte por uma escova de cerdas macias e pontas arredondadas. Também é importante utilizar o fio dental todos os dias.

2. Escolha o creme dental específico para sua condição

No mercado estão disponíveis cremes dentais específicos para dentes sensíveis, que tendem a diminuir a sensação de dor.

Produtos que prometem clarear devem ser evitados, pois eles podem agravar ainda mais o quadro de sensibilidade, por conter entre seus ingredientes o peróxido de hidrogênio e o de carbamida que penetram o esmalte do dente e agravam o problema.

3. Mantenha a higiene, mesmo se estiver com dor

Quem tem dentes sensíveis sabe que, às vezes, a dor pode ser muito intensa. Porém, é importante não descuidar da higiene bucal nessa hora.

A comida acumulada nos espaços entre os dentes pode causar cárie e deixar os dentes ainda mais sensíveis e doloridos.

4. Evite bebidas ácidas


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Sucos de limão, abacaxi, energéticos, isotônicos e refrigerantes devem ser evitados. Apesar de fazerem parte de dietas saudáveis, a acidez desses produtos em contato com os dentes pode acabar piorando a sensação.

Esse processo é chamado de erosão ácida e se dá por meio do amolecimento do esmalte causado pelo contato com os ácidos naturais dos alimentos.

5. Cuide do bruxismo

O bruxismo é uma condição na qual a pessoa range os dentes durante a noite. Esse hábito involuntário pode causar o desgaste do esmalte do dente, e então a sensibilidade pode aparecer.

O dentista pode tratar facilmente desta condição, indicando o uso de protetor bucal durante a noite para evitar o contato entre os dentes.

6. Escolha corretamente o enxaguante bucal

Muitos enxaguantes bucais possuem álcool em sua formulação e podem agredir ainda mais os dentes de quem sofre com sensibilidade.

Converse com seu dentista para que ele indique uma marca menos agressiva. Soluções com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte do dente, mas é aconselhável verificar a opção mais adequada com seu dentista.

Seguir as dicas acima pode ser muito importante para eliminar ou, ao menos, reduzir a sensibilidade nos dentes. Porém, além de tomar os cuidados necessários com a escovação e evitar certos produtos, é importante que você procure um dentista para entender a causa da sensibilidade. Apenas um profissional é capaz de indicar o tratamento adequado para casa caso, portanto, nunca tome atitudes que podem danificar seus dentes.

Depois de saber tudo sobre como lidar com a sensibilidade dentária, que tal ler algumas dicas para melhorar ainda mais sua saúde bucal?

Postado em 20/07/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter