Investir na qualidade do atendimento ao cliente é passo essencial para se diferenciar da concorrência e fazer com que seu consultório odontológico conquiste ainda mais destaque. Afinal, para ser um dentista de sucesso, não basta oferecer um bom serviço, ter infraestrutura adequada e equipamentos de primeira linha. É preciso mostrar para o cliente que ele é especial e que receberá toda a atenção possível na sua clínica.
Oferecer a melhor experiência por meio do atendimento é a garantia de que o cliente não só ficará satisfeito com o seu consultório, mas também recomendará sua marca para outras pessoas e se tornará um paciente fidelizado.
Quer entender melhor a importância do atendimento de qualidade e saber o que precisa fazer para oferecê-lo ao seu cliente? Então, continue a leitura!
Conheça o seu público-alvo
Dedicar-se no atendimento ao cliente é uma forma não só de oferecer a melhor experiência como, também, garantir a fidelização de quem frequenta seu consultório. Afinal, não há quem não goste de ser bem tratado.
Para aprimorar o processo na sua clínica, a primeira providência a ser tomada é conhecer bem o seu público-alvo. Entenda qual o principal perfil atendido pelo consultório, com informações básicas, como idade, região em que mora, sexo etc. Quanto mais dados você tiver sobre seus clientes, mais fácil será adaptar seu atendimento para ir ao encontro do que seu público espera.
Empresas que têm uma base de clientes composta majoritariamente por jovens, por exemplo, não podem deixar de relacionar-se por canais como redes sociais, além de criar materiais promocionais adequados a esse público.
Use uma linguagem adequada
Conhecer bem quem é o público-alvo também ajuda a definir qual é a linguagem adequada para atender os clientes da sua clínica.
Falar a mesma língua de quem frequenta seu consultório é uma forma não só de oferecer um bom atendimento, como garantir que os pacientes entendam todas as informações que estão sendo passadas, tanto durante a consulta/procedimento quanto nos primeiros contatos com sua clínica.
Outro cuidado é evitar o famoso atendimento robotizado, em que atendentes simplesmente repetem um roteiro pré-definido. Isso dá ao cliente a impressão de que está interagindo com uma máquina, afetando sua experiência.
Invista na capacitação dos colaboradores
Investir na qualidade do atendimento ao cliente e se tornar um negócio de sucesso passa ainda por capacitar todos os colaboradores do consultório odontológico a oferecerem a melhor experiência possível desde o primeiro contato.
Nesse sentido, é importante promover treinamentos constantes sobre temas que tenham impacto direto ou indireto no atendimento ao cliente. É importante, por exemplo, capacitar os colaboradores para que eles entendam tudo sobre os produtos e serviços oferecidos pela clínica odontológica.
Promover capacitações sobre como melhorar a comunicação escrita e como aprimorar o atendimento telefônico também é uma forma de garantir que a interação com os clientes se dará da melhor forma possível.
Pratique a empatia
Sabe a velha máxima que diz que é preciso tratar os outros como gostaríamos de ser tratados? Nem sempre é verdade. Para oferecer o melhor atendimento ao cliente é importante tratá-lo como ele gostaria de ser tratado e, principalmente, como ele precisa ser tratado no momento.
Para isso, é importante praticar a empatia e buscar entender como o cliente está se sentindo para, assim, adaptar seu atendimento. Uma pessoa que está nervosa por algum motivo, por exemplo, exige um cuidado extra. Fale de forma tranquila e busque agir o mais rápido possível para atender seus desejos e necessidades.
Resolva rapidamente possíveis problemas
Outra dica indispensável para ter um atendimento ao cliente excelente é mostrar que a clínica tem interesse em resolver possíveis problemas independentemente de qualquer coisa. E vá além: não só resolver, como lidar com a questão o mais rápido possível.
Mesmo o cliente insatisfeito fica mais tranquilo quando percebe que há um esforço da outra parte para lidar com desafios que possam ter surgido na interação, como uma marcação de consulta que não foi feita ou atrasos no atendimento.
Nesse sentido, agir com transparência é importante. Deixe claro para o cliente que há limites que precisam ser respeitados — você não pode, por exemplo, atendê-lo no mesmo minuto porque há outras pessoas marcadas — mas mostre que você fará o possível para agilizar a questão e ajudá-lo.
Ofereça canais diversos para contato
Para atender aos clientes do seu consultório odontológico com qualidade e rapidez, é muito importante disponibilizar canais diversos para contato. Foi-se o tempo em que as pessoas só podiam recorrer ao telefone para agendar uma consulta ou ter informações sobre uma clínica. Hoje, para se destacar e ter certeza de que seu negócio será sempre encontrado pelos clientes, é preciso oferecer canais diversificados, como site, WhatsApp, fanpage no Facebook, etc.
Dessa forma, o cliente pode contatar seu consultório da forma que for mais conveniente para ele. Um cuidado importante: de nada adianta disponibilizar canais diversos de contato e demorar para dar retorno. Caso ofereça um número de WhatsApp para agendamento de consultas, por exemplo, certifique-se de que o cliente terá resposta nas próximas horas. Afinal, quem recorre a esse meio espera retorno quase imediato.
Investir na qualidade do atendimento ao cliente é chave para ter consumidores sempre fidelizados e satisfeitos com a sua clínica odontológica. Não deixe de dar atenção a esse ponto no dia a dia do consultório, dessa forma, todos os que entram em contato com seu consultório ou usam seus serviços têm a melhor experiência possível.
Além de fidelizar pacientes, ter um atendimento de qualidade é uma forma de estimular os consumidores a, também, recomendarem os serviços da sua clínica e elogiá-los em meios como a Internet, expandindo sua clientela.
Portanto, para melhorar ainda mais a qualidade no atendimento ao cliente, conheça bem seu público-alvo, garanta que está usando a linguagem adequada e ofereça treinamento para todos os colaboradores do consultório. Praticar a empatia, resolver os problemas com boa vontade e oferecer canais diversos de atendimento também são atitudes indispensáveis para manter a satisfação dos clientes sempre em alta.
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