O que é payback e como isso acontece em franquias? Veja! | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

O que é payback e como isso acontece em franquias? Veja!



O payback consiste em uma eficiente estratégia dentro das empresas, visto que é um indicador usado para mensurar o tempo de retorno no investimento realizado em um projeto. Ou seja, é o período de retorno desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados ficam no mesmo valor desse investimento.

Ele fornece ao administrador a estimativa de quanto tempo vai levar até que ele recupere sua aplicação inicial. É necessário ressaltar, no entanto, que esse tempo nem sempre é rápido, depende do valor do investimento e do modelo do negócio. Normalmente, o retorno ocorre em meses ou anos. Sendo assim, continue a leitura e saiba o que é payback e como isso acontece em franquias.

Para que serve um payback?

O payback serve para contribuir na saúde financeira de toda a organização. Quando se fala em retorno de investimento, não é apenas quando se inicia um negócio, mas sim, toda vez que precisa investir em algo se aplica o payback, isto é, o cálculo de período de retorno de um investimento em um projeto, como em uma franquia. Ao decidir investir nesse modelo de negócio, é preciso calcular o tempo que você consegue o retorno financeiro.

Dessa maneira, ele é importante, visto que mostra ao empreender o tempo que vai levar até que ele consiga recuperar a aplicação feita inicialmente. É preciso salientar que esse tempo não é o mesmo para todos os negócios.

Como calcular o payback?

O cálculo envolve uma fórmula muito básica, mas que precisa ser adequada ao planejamento específico de acordo com as variáveis. É necessário colocar todos os gastos associados com o investimento, o que nem sempre é simples e também precisam estar inseridos os gastos com funcionários, equipamentos e despesas administrativas.

Em seguida, estabelece-se um resultado médio mensal de fluxo de caixa pretendido, levando em consideração um determinado período. Dividindo o investimento por esse resultado alcança-se o payback do projeto.

Saiba que os novos projetos apresentam resultados negativos nos primeiros meses, porém com a soma compensatória dos meses que seguem proporcionam bons resultados. Assim, quando o resultado pretendido for alcançado, o payback também será. E se você quiser saber a respeito do retorno em anos, basta você dividir o valor do investimento inicial pela economia de um ano.

Como acontece em franquias?

O payback de franquias é um dos importantes indicadores antes de escolher a opção para investir. Ele deixa claro o tempo de retorno de um investimento e, desse modo, a partir de qual momento o dinheiro deixa de servir somente para pagar os gastos para dar a partida.

Só que além de saber esse valor, é necessário compreender o que ele representa e se cumpre com suas expectativas. Dessa forma, você saberá se a franquia desejada vale a pena. Outro ponto que merece destaque é a análise da conquista de desempenho no decorrer do tempo. Pois, alguns modelos de franquias podem ter um período de desenvolvimento muito rápido, resultados que sejam capazes de pagar rapidamente o investimento.

Como fazer um payback em franquias?


Quero ser franqueado


Para calcular com mais exatidão o payback, é válido seguir algumas recomendações relacionadas ao controle do fluxo de caixa da empresa. No primeiro momento realizar um levantamento detalhado das despesas.

É essencial que você atualize constantemente o fluxo caixa, contemplando novos horizontes, inserindo ou excluindo despesas e receitas e realizando uma revisão do seu plano de negócios e do seu orçamento.

No momento de realizar projeções para o cálculo do payback considere a chance de perdas, especialmente no que se refere a falta de pagamentos ou atrasos de alguns clientes, é preciso levar em consideração o percentual de perdas a respeito das receitas.

É fundamental que o gestor acompanhe sempre a movimentação se seu fluxo de caixa, pois ele precisa estar preparado para realizar previsões, encontrar oportunidades e riscos e, além disso, deve considerar todos esses aspectos no momento de realizar o cálculo do retorno financeiro de algum projeto da franquia. Estabeleça um tempo para fazer o cálculo de payback conforme o perfil de sua companhia, podendo ser de 6 em 6 meses, 12 em 12 meses e 3 anos.

Quais as vantagens do payback?

O payback ocasiona diversas vantagens para as franquias, pois além de entender o propósito da empresa, ele é simples de ser aplicado. Não é necessário treinamento adicional ou alguma especialização.

Normalmente, os gerentes usam essa estratégia no período de retorno do investimento para realizar rápidas avaliações de projetos que terão um investimento não tão elevado. Desse modo, o payback é uma ação muito indicada para franquias e pequenas empresas, já que com tempo e o esforço usado para realizar avaliações econômicas mais sofisticadas não fazem sentido para pequenos projetos.

O payback também pode ser considerado com uma estratégia de triagem na avaliação de projetos. É por meio dessa primeira avaliação, mesmo que simples, que os investidores podem testar se o negócio é vantajoso. Após o período de teste, a organização pode passar para uma avaliação mais detalhada e sofisticada, com metodologias mais satisfatórias para o seu desempenho.

Portanto, o payback é algo muito vantajoso para a empresa, pois ela consegue compreender o seu desempenho e criar estratégias para melhor o seu resultado. É preciso acompanhar o crescimento da empresa de perto, para conseguir traçar estratégias eficientes. Assim, o investidor consegue saber se a empresa terá ou não sucesso no mercado. O payback ajuda muito nas franquias, pois é possível perceber se o negócio está bem posicionado no mercado.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Postado em 08/04/2021.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin