Blog Business

Conversão de bandeira: entenda o que é e quais os benefícios

A conversão de bandeira consiste em uma forma de adesão empresarial em que o investidor que já tem sua própria organização se ajusta a outro modelo que já existe no mercado. Ou seja, o empreendedor adere a uma franquia.

É importante destacar que, em comparação ao modelo tradicional de franquias, a conversão de bandeira tem um custo reduzido. A conversão da marca em franquias apresenta diversas vantagens para o empresário, que podem contribuir para o sucesso do seu empreendimento.

Além do mais, a conversão de bandeira precisa ser efetuada quando sua empresa já atingiu certo limite de crescimento individual. Com uma melhor estrutura, por meio da conversão do seu negócio em franquia, as chances de crescimento aumentam significativamente.

Continue a leitura e entenda quais são os benefícios da conversão de bandeira!

Em quais situações a conversão de bandeira é utilizada?

Existem três situações principais em que a conversão de bandeira é indicada. Na primeira, o empreendedor vê sua empresa declinar a cada dia e, por isso, precisa recuperá-la de alguma forma.

Na segunda situação, a organização já obteve seu ponto máximo, e o empresário deseja expandir as ações de seu negócio apostando em uma marca reconhecida no mercado.

Ou, ainda, o investidor pode estar à procura de um empreendimento mais consistente e que garanta vantagens para elevar seu faturamento, como a ajuda de uma boa franqueadora.

Com a integração finalizada, o empreendedor da nova empresa passa a contar com ações de marketing oferecidas pela marca. Assim, o negócio tem maiores chances de conseguir um preço competitivo no mercado, oferecendo o melhor custo-benefício ao consumidor.

Os benefícios nesse modelo de negócio são significativos para os dois lados. Visto que, quando a franqueadora acredita em um empresário com influência e experiência em seu segmento, garante expansão mais rápida dos seus negócios.

Dessa forma, o franqueado aproveita todas as vantagens da franqueadora, por exemplo, visitas e treinamentos, e assiste a sua empresa crescer e se tornar ainda mais profissional e competitiva.

Quais os benefícios da conversão de bandeira?

A conversão de bandeira é recorrente em segmentos como varejo e serviços, e proporciona um conjunto de benefícios para o empreendedor. Confira a seguir os principais!

Aumento da competitividade

Em um negócio convencional, o poder de negociação com os fornecedores é mais limitado. Nas franquias, como a marca apresenta uma demanda mais elevada e há um vínculo especial entre franqueador e franqueados, o poder de negociar melhores preços tem maior potencial, com mais  abertura para o diálogo.

Desse modo, a sua organização se destaca da concorrência acirrada por poder oferecer melhores preços de produtos e serviços aos clientes. Além disso, é possível conseguir bons prazos para efetuar os pagamentos dos produtos e materiais que sua clínica odontológica vai utilizar, por exemplo. Assim, a lucratividade de seu estabelecimento aumenta significativamente.

Surgimento de novos produtos e serviços

As organizações que franqueiam costumam dispor de serviços e produtos específicos e até exclusivos que passam a ser ofertados pelo franqueado também. Desse modo, o empreendedor pode dispor de uma maneira de inovar o portfólio da loja ou da clínica, agregando maior valor ao empreendimento.

Além de oferecer os produtos e serviços comuns da empresa, o empresário pode disponibilizar novidades que não estão disponíveis em todas as redes do segmento.

Parceiros renomados que atestam a qualidade para o cliente

Mesmo que a empresa atual já apresente uma boa reputação no local em que atua, as franquias, em sua maioria, têm uma visibilidade muito maior. Portanto, como franqueado, é mais fácil garantir a credibilidade e confiança por parte do consumidor, uma vez que eles já conhecem a marca e sabem da qualidade dos serviços prestados.

Essa vantagem é muito eficaz para as clínicas odontológicas, pois os pacientes conseguem confiar e acreditar mais na qualidade dos serviços dos profissionais. Afinal, a clínica já apresenta um nome reconhecido por diversas pessoas no país.

Assim, o bom nome da companhia compensa a conversão de marca em franquias, pois passa para o consumidor mais credibilidade e confiança.

Previsão de crescimento

Em seu próprio estabelecimento, o empreendedor pode chegar a um ponto em que não existam mais possibilidades de progresso. Aderindo a uma franquia, novas perspectivas despontam para você, como investidor, e para seu público, que utilizam seus serviços e produtos.

As chances de expansão ocorrem, ainda, do conjunto de conhecimento que é compartilhado entre a sua organização e a marca renomada. Nesse contexto, mais recursos, mais experiências e mais conhecimento contribuem para que sua clínica odontológica progrida cada vez mais, alcançando outros patamares de desenvolvimento.

O que avaliar para escolher a bandeira de franquia ideal para a sua clínica?

É essencial ter cuidado ao selecionar a franquia ideal, e esses cuidados devem ser tomados antes mesmo de escolher e abrir a empresa. Desse modo, os riscos são menores quando você se questiona e faz uma escolha alinhada às suas expectativas, tanto de lucratividade e investimento quanto de perfil e habilidades. Dado que um dos propósitos desses cuidados é evitar contratempos, é necessário que alguns aspectos sejam avaliados. São eles:

  • mercado de atuação;
  • oportunidades;
  • franqueador;
  • franqueados;
  • circular de oferta de franquias;
  • contrato;
  • papel de cada uma das partes;
  • decisões.

É importante se lembrar de que sempre existirão oportunidades de investimento no sistema de franchising. Porém, procure aquela que se encaixe no seu perfil e em suas expectativas. 

Além do mais, antes de decidir, realize um planejamento cuidadoso e calcule os gastos e os possíveis rendimentos que uma conversão de bandeira poderá trazer à sua empresa. Realize projeções fundamentas no perfil do seu próprio negócio e no de outras lojas da mesma área. Vale investigar os resultados dos empreendimentos que optaram pela conversão. Assim, é possível ter uma ideia do que esperar dessa parceria.

Portanto, diante de tudo que foi abordado a respeito da conversão de bandeira, podemos notar que é uma boa solução para o empresário que pretende expandir suas atividades. Contar com um nome reconhecido dentro do mercado ajuda muito a enfrentar várias situações. Por exemplo, problemas econômicos, concorrência acirrada, ausência de clientes e descontrole financeiro.

Gostou de entender um pouco mais sobre conversão de bandeira? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba nossos artigos no seu e-mail!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas