Blog Business

Conheça 7 lições de Steve Jobs para empreendedores

Empreendedorismo é um ato de coragem! Grandes personalidades entraram para a história com suas atitudes, mudaram suas próprias vidas e até o mundo inteiro empreendendo. Para falar um pouco mais sobre isso, escolhemos sete grandes lições de Steve Jobs, um dos maiores da história, para falar neste artigo!

A nossa proposta é direcionar o seu desejo à ação, do pensamento à atitude! Foco, concentração e confiança no sucesso são alguns dos aprendizados que podemos tirar desse mestre da tecnologia.

As lições não são para quem tem medo do fracasso, mas para quem almeja quebrar as barreiras, superar desafios e atingir o sucesso. Então abra a mente e fortaleça as ideias para empreender!

Os benefícios do aprimoramento constante

Se existe algo que não podemos negligenciar é o aperfeiçoamento. Em um mercado altamente competitivo e cada vez mais exigente, é pelo aprimoramento que a gente atrai, aumenta a produtividade e conquista os resultados.

As lições de Steve Jobs nos ensinam muito! Por isso, é importante esvaziar a mente de vez em quando para que ela possa ser preenchida de valores consolidados por estilos arrojados como o dele.

Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer uma chance de mudar o mundo?

As lições chave do empreendedor segundo Steve Jobs

Sua longa jornada teve percalços e sucessos, mas, acima de tudo, teve perseverança e fé nos objetivos. A partir disso, estudamos os principais ensinamentos e criamos uma construção cronológica das lições de Steve Jobs para você adaptar ao seu projeto. Acompanhe!

1. Tenha foco

Primeiro passo: escolha o que você quer, determine, centralize. Falta de foco é um dos maiores vilões do empreendedorismo. Então defina as prioridades e ganhe muito mais organização nos pensamentos.

O foco de Steve começou reduzindo drasticamente o alto número de versões do Macintosh. A nova ideia era um computador portátil e outro mais potente em versão desktop. O resultado disso? Produtos específicos para um público específico e função cumprida perante os clientes.

O foco conduz a outro grande ensinamento de Jobs que é a simplificação dos processos. A primeira cartilha de marketing da empresa tinha como lema que a “Simplicidade é a sofisticação definitiva”. Essa ideia encontrou espaço no iPod que foi idealizado com ações completas em apenas 3 cliques.

Esse tem sido um dos meus mantras — foco e simplicidade. Simples pode ser mais fácil do que o complexo; você tem que trabalhar duro para obter seu pensamento limpo para torná-lo simples.

2. Acumule conhecimento

Encontrou o seu foco? Então é hora de acumular conhecimento e se tornar perito no que você pretende oferecer. O perito é tido como alguém com capacidade prática e teórica acima da concorrência.

Agora, esse conhecimento deve manter o foco no objetivo e não englobar tudo. Ou seja, não faça tudo sozinho, use a capacidade de outras pessoas para complementar as ideias e impulsionar a evolução.

Busque a genialidade e encontre gênios para caminhar ao seu lado. Steve complementou sua sabedoria com grandes mestres como Steve Wozniak, Tim Cook, Johny Ive e John Lasseter.

3. Aposte em inovação

Agora que você definiu o seu foco e se encheu de conhecimento, é hora de pensar o impensável. Descubra algo que seja totalmente inovador e útil para as pessoas. Invente aquilo que ninguém inventou.

A semelhança entre todos os aparelhos smartphones chamou a atenção de Jobs. Então surgiu o primeiro iPhone 2G! Algo com funcionalidades, cores e design totalmente diferentes. Desenvolvido para o melhor manuseio e leitura do mercado.

Ainda que a resposta seja não, continue apostando na inovação. Isso funcionou com o Apple I, considerado o primeiro computador pessoal à venda completamente montado. O projeto foi rejeitado pela Atari e posteriormente implantado pela Apple.

4. Concentre-se no que é positivo para o negócio

Nesse estágio, você já terá uma estrutura forte e, para manter a qualidade e continuar em evolução, é preciso pensar positivo, ter fé nos objetivos. Em 1984, Steve foi demitido da própria empresa.

Esse fato demonstrou que Jobs não era uma pessoa comum. Talvez, a maioria pensaria em desistir e abandonar tudo, mas ele se manteve confiante em seu próprio potencial e no que acreditava.

Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã e parar de nos preocupar com o passado.

Foram 10 anos de novos aprendizados, criações e buscando sempre o melhor. Ele fundou a empresa Next nesse período e a positividade recriou o seu destaque no negócio tecnológico. Em 1994, ele retorna à Apple e a transforma na maior empresa do planeta em valor de mercado.

5. Tenha controle sobre o negócio

O perfil controlador e extremamente exigente de Jobs assustou muitas pessoas. Mas sua personalidade perfeccionista empurrou a Apple até ser uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Organize os processos, crie um cronograma de ações. Fiscalize a qualidade e a perfeição das criações, do atendimento, dos produtos e serviços. Se algo deu errado, não hesite em reiniciar o projeto desde zero.

Após nove meses de desenvolvimento, o primeiro iPhone não atendeu às expectativas de Jobs e a única saída foi retornar ao ponto de partida. O controle e a consciência das atitudes foram suficientes para assumir o risco e conquistar o sucesso no futuro.

6. Antecipe o futuro

Investigue as tendências e as transformações que acontecem em produtos ou serviços. A partir disso, busque insights, diferenciais e projete o que as pessoas acreditam que somente em um futuro distante acontecerá.

A Apple se destacou nessa perspectiva ao revolucionar a indústria musical com as funcionalidades do iPod, do iPhone e serviços de telefonia. Rapidamente, o design e o marketing diferenciado sobre esses produtos impulsionaram a necessidade de consumo pelas pessoas.

7. Supere expectativas

Bom, se você já pratica todas essas ações, parabéns! Mas não termina por aqui. Que tal pensar fora da caixa, ser ousado e criar algo em que realmente você se orgulhe? Conheça bem o seu consumidor final e crie as estratégias certas para convencê-lo de que só você tem o que ele precisa. Enquanto há vida, há esperança!

Lembrar-me de que vou morrer logo é a ferramenta mais importante que encontrei para me ajudar na tomada de decisões. Porque tudo, todas as expectativas externas, todo o orgulho, o medo do ridículo e do fracasso, tudo isso desaparece com a morte. Ficamos apenas com o que é verdadeiramente importante.

Lembre-se: essas são apenas algumas das práticas entre os melhores empreendedores do mundo. Encoraje-se! Cabe a você segui-las ou até mesmo inventar novas lições a seguidores. O projeto já está pronto? Então coloque em prática. Ainda não se inspirou? Comece o planejamento agora mesmo!

Confira se você tem um perfil empreendedor para implementar todas essas sete lições de Steve Jobs!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas