Ser mais competente aumenta a sua confiança e essa é uma amiga íntima dos grandes empreendedores. Ter competência é como limpar a casa. Se você parar de limpar, o pó se acumula. A necessidade de higienização nunca acaba. Para alcançar o sucesso que você merece, então, é preciso encontrar maneiras de melhorar constantemente.
A competência inclui tudo que melhora a sua capacidade de executar tarefas e de se relacionar com as pessoas. Reunimos, a seguir, algumas formas para aprimorá-la. Confira!
Como desenvolver competências profissionais?
O primeiro passo é entender que ainda temos muito para aprender. Depois de ver que existem áreas para melhorar em sua vida, aumentar a sua competência em cada um desses campos é realmente bastante simples. A seguir, estão algumas dicas!
Busque um feedback sobre o seu desempenho
Você precisa de coragem para enfrentar os fatos (sejam eles positivos, sejam eles negativos). Esteja preparado para receber críticas e tenha humildade para fazer as mudanças necessárias.
Não tenha pressa
Comece com apenas uma nova habilidade, uma ferramenta ou uma nova área de conhecimento. Pratique até que se torne um hábito.
Ouça mais do que fala
Lembre-se do que Mark Twain disse: “Se o correto fosse falar mais e ouvir menos, teríamos duas bocas e um ouvido”. Qualquer pessoa pode nos ensinar algo. Crie o hábito de ouvir e aprender a todo momento.
Escolha a sua equipe com sabedoria
Garanta que cada membro oferecerá os resultados e a mentalidade positiva de que você precisa para ter sucesso. Conecte-se apenas com os melhores, individualmente ou em grupo, de forma consistente. Aprenda com eles e também os ajude a crescer.
Evite o retrabalho
Se você sabe que executará uma tarefa mais de uma vez, crie uma lista de verificação, um formulário ou um modelo para economizar tempo e melhorar a sua consistência em longo prazo.
Entenda que sempre existe algo para melhorar
Depois de concluir cada tarefa, pergunte-se: “O que devo parar, o que iniciar e o que manter?”. Identifique aquelas coisas que não foram tão boas (e encerre-as), aquelas que você não fez, mas que ajudariam (inicie-as) e aquelas que foram boas (mantenha-as). Melhorar continuamente o seu desempenho é uma maneira poderosa de criar competência.
Use o modelo CHA
O CHA é composto dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes que uma pessoa deve ter para desempenhar as funções de sua posição. Os CHAs estão listados na descrição de cada cargo e servem como um guia para candidatos, funcionários e departamentos para avaliar a probabilidade de uma pessoa ter sucesso em um emprego:
- conhecimentos: são os assuntos, tópicos e itens de informação que um funcionário deve dominar no momento em que é contratado ou transferido para o trabalho. O conhecimento representa informações que são aplicadas diretamente ao desempenho das funções de trabalho;
- habilidades: são competências técnicas ou manuais que geralmente são aprendidas ou adquiridas por meio de treinamento. As habilidades devem ser mensuráveis e observáveis;
- atitudes: são as capacidades demonstráveis atuais de aplicar vários conhecimentos e habilidades simultaneamente, a fim de concluir uma tarefa ou executar um comportamento observável. As atitudes também podem estar relacionadas a atributos pessoais e sociais que tendem a ser inatos ou adquiridos sem instruções formais.
Qual é a diferença entre ter competência e ser competente?
Embora pareçam palavras iguais, existe uma diferença no significado das duas. Para respondermos a essa pergunta, precisamos, primeiramente, saber o que é competência.
Segundo Maria Odete Rabaglio: “competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem uma pessoa desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação”. Veja, agora, a diferença de cada um.
Ser competente
Significa ter capacidade para fazer algo em determinado momento. Exemplo: um analista júnior pode ser competente ao substituir um analista sênior em determinada tarefa, porém, ele não tem competência para assumir todas as atividades exigidas pelo cargo sempre que for necessário, pois faltam conhecimentos, habilidades e atitudes específicas.
Ter competência
É ter conhecimento, capacidade e atitudes compatíveis com o cargo ou com a tarefa, e ainda ser capaz de colocá-las em prática sempre que necessário. Por exemplo, uma pessoa pode ter formação em psicologia, mas nunca ter exercido a profissão. Essa pessoa tem conhecimento específico, mas lhe falta habilidade profissional, ou seja, a prática da profissão.
Em outra situação, temos um gerente com um grande conhecimento específico, muita experiência e habilidade na sua área, porém com dificuldades no relacionamento interpessoal, na comunicação, na liderança, na delegação, na flexibilidade com as situações, na negociação e na administração do tempo.
Trata-se de uma pessoa com conhecimentos e habilidades específicas, porém que precisa desenvolver as competências comportamentais para desempenhar com eficácia as suas atribuições. Portanto, para se ter competência, não basta só ter conhecimento. É necessário um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais.
Ser competente não é um diferencial, mas, sim, uma necessidade para se manter nos negócios. De acordo com Maria Rabaglio: “o comportamento é um diferencial competitivo para qualquer profissional que tem como meta uma carreira ascendente”. Por isso, invista em hábitos que possam elevar as suas capacidades e aumentar as suas chances de sucesso — seja atuando como funcionário, seja gerindo o seu próprio negócio.
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