O medo de dentista é um problema real enfrentado por muitas pessoas. Ele é tão sério que tem até nome: odontofobia. Por isso, tratá-lo com seriedade e fornecer um atendimento humanizado é muito importante e também é um dever dos profissionais da saúde odontológica para evitar problemas, como o grande índice de doenças bucais causadas pela resistência dos pacientes aos consultórios e procedimentos feitos nesse ambiente.
A humanização do tratamento nesses casos é muito importante para oferecer mais confiança e segurança aos pacientes, deixando-os mais confortáveis no consultório e menos relutantes a buscar ajuda em caso de problemas, além, é claro, da prevenção periódica dessas situações.
Mas, afinal, o que é o tratamento humanizado? Qual é a sua relevância quando falamos da alta incidência de medo de dentista? E por fim, como podemos implantar esse tipo de estratégia na prática da odontologia, melhorando a vida e a saúde dos pacientes? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre o tema!
O que é o atendimento humanizado?
O nome atendimento humanizado é dado à atenção em saúde que visa respeitar a dignidade e os sentimentos dos pacientes de uma maneira mais direta e objetiva. O conceito surgiu em um contexto pós Segunda Guerra Mundial, período em que inúmeros procedimentos cruéis foram feitos forçadamente em prisioneiros nos campos de concentração.
Visando mudar esse cenário, médicos e profissionais da saúde de todo o mundo passaram a investir em um atendimento mais centrado na humanização dos pacientes, em contraste aos horrores vividos no período anterior. Para isso, foi incentivada uma análise mais profunda da psique humana e a implementação de tais conhecimentos no dia a dia da prática médica.
Na odontologia, as coisas não são diferentes. Por muito tempo, os tratamentos odontológicos eram feitos de maneira pouco conectada com o paciente. Além disso, a falta de tecnologia ou de infraestrutura comprometia as técnicas utilizadas, levando muitas vezes a um procedimento doloroso e traumático para os pacientes.
Hoje, no entanto, há todo um aparato para evitar completamente a dor nesses casos. Isso também faz parte do tratamento humanizado, que tem como principal objetivo respeitar a particularidade de cada pessoa e tornar os tratamentos muito mais confortáveis e nada dolorosos ou traumáticos.
Quais são as causas do medo de dentista?
O medo de dentista pode estar relacionado a uma série de fatores que, muitas vezes, agem em conjunto na mente dos pacientes.
O principal deles é o senso comum. Quem nunca ouviu uma história assustadora sobre algum procedimento odontológico, não é mesmo? Passados de pessoa para pessoa, as experiências traumáticas são vistas como uma verdade absoluta e causam, compreensivelmente, muito medo naqueles que as escutam, particularmente quando são crianças.
Outra razão é uma própria experiência ruim, que pode ter acontecido por conta de profissionais mal preparados ou que não tinham um contato maior com o conceito de humanização no atendimento odontológico.
Além disso, um fator importante e que se relaciona aos dois citados acima é a falta de prevenção na saúde bucal. Seja por receio ou por outros motivos, procurar um dentista com algum problema bucal em estado avançado pode dificultar o tratamento e fazer com que os procedimentos necessários sejam mais invasivos e complicados.
Quais são os benefícios de investir no atendimento humanizado em clínicas odontológicas?
O principal benefício do investimento em um atendimento mais humanizado no ramo da odontologia é, sem sombra de dúvidas, os ganhos na saúde dos pacientes. Tratá-los com o devido respeito e diminuir a abstenção, aumentando o número de visitas periódicas aos consultórios, reflete diretamente na diminuição de problemas, como a cárie e a perda de dentes em razão da falta de cuidados frequentes.
Além disso, esse tipo de estratégia faz com que o relacionamento entre o dentista e os pacientes seja mais agradável, pautado no respeito e na confiança. Isso possibilita que procedimentos sejam feitos com muito mais tranquilidade para ambos os lados, garantindo resultados ainda mais satisfatórios.
Por fim, isso também é ótimo para os negócios. Afinal, se sentir confortável e bem cuidado em um ambiente é algo que faz com que a maioria dos pacientes retorne para aquele consultório e faça o marketing boca a boca, recomendando os serviços do dentista humanizado para outras pessoas que têm medo desse tipo de profissional.
Como podemos humanizar o tratamento em clínicas odontológicas?
Agora, chegou o momento de conferirmos algumas dicas práticas para melhorar de uma vez por todas o atendimento em uma clínica odontológica, tornando-o muito mais humanizado e focado nas necessidades dos pacientes. Vamos lá?
Melhore a infraestrutura de seu ambiente de trabalho
Oferecer uma clínica melhor equipada e com todos as ferramentas necessárias para a realização dos procedimentos é fundamental para evitar eventuais problemas e transmitir a segurança necessária aos pacientes.
Seja claro e objetivo
A objetividade é uma das principais características do atendimento humanizado. Por isso, utilize uma linguagem que seja compreensível para o paciente e explique todos os procedimentos de forma que ele consiga entender. Assim, o medo reduz consideravelmente.
Saiba ouvir e pratique a empatia
Ouvir o que o seu paciente tem a dizer é um ponto importantíssimo do atendimento humanizado. Além disso, você precisa ser empático e compreender os medos e receios de seus interlocutores para então fornecer alternativas e possibilidades que se adéquem às expectativas e limitações de cada um deles.
Forneça possibilidades ao paciente
Outra característica do atendimento humanizado na odontologia é a personalização dos tratamentos. Por exemplo: por que não permitir que pacientes que se assustam com os sons das ferramentas ouçam música em seus fones de ouvido durante os procedimentos? Com estratégias assim, todos saem ganhando!
Como podemos observar, o tratamento humanizado é uma importante ferramenta na promoção da saúde bucal de nossa população. Afinal, é por meio dele que formamos laços de confianças com os pacientes e diminuímos a abstenção nos consultórios, aumentando a prevenção e tratamento precoce de problemas que, caso não sejam tratados, podem prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos!
E aí, conhece alguma técnica infalível para implementar o atendimento humanizado em consultórios odontológicos? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com a gente!