Solidariedade, empatia e acolhimento — o que o atendimento humanizado tem a ver com isso e como oferecê-lo de forma natural aos pacientes? É preciso estabelecer vínculos afetivos? Se esse tipo de atendimento for oferecido, ele dará margem para comportamentos inadequados? Essas são perguntas interessantes acerca do tema para explorarmos neste artigo.
A partir de agora, então, você entenderá melhor o que é, como funciona, quais são os principais benefícios e as melhores formas de aplicação do atendimento humanizado em clínicas odontológicas. Confira!
O que é o atendimento humanizado?
O atendimento humanizado, como o próprio nome diz, é uma forma mais humana de tratar os pacientes. Muitos buscam tratamento por estarem em condições desfavoráveis e precisam de um acolhimento mais efetivo.
Então, a prática se trata, principalmente, de se colocar no lugar do paciente. Caso ele precise fazer uma cirurgia, por exemplo, é certo que estará tenso e preocupado. O papel daquele que presta um atendimento humanizado é, desse modo, amenizar essa tensão e proporcionar uma experiência amigável e bem-sucedida.
Como funciona esse tipo de atendimento?
O atendimento humanizado deve ser aplicado desde o início até a conclusão do tratamento. Ou seja, não é apenas uma responsabilidade dos atendentes, mas de toda a equipe de dentistas. Sorria para o paciente e ouça com atenção o seu problema. Olhe nos olhos dele e busque compreender primeiramente a sua queixa. Após isso, explique o tratamento necessário e alerte sobre as possíveis dores e acerca de como você fará para amenizar o mal-estar.
Seja afetivo na medida do possível, com muito respeito e consideração pelo momento vivido pelo indivíduo. A perda de um dente, por exemplo, pode ser bem traumática e ter palavras de apoio ajuda muito a elevar a qualidade do atendimento.
Por que realizá-lo?
O atendimento humanizado não serve apenas para melhorar a qualidade do serviço prestado. Na verdade, quando aplicado de forma sincera e natural, ele tende a trazer benefícios concretos para a clínica odontológica. Veja, a seguir, alguns deles.
Confiabilidade
É certo que o paciente que visita uma clínica pela primeira vez terá receios, dúvidas e medos. Nesse ponto, o atendimento humanizado tende a gerar confiança e diminuir a tensão pré-tratamento.
Um paciente desconfiado acaba dificultando o trabalho. A movimentação corporal pode ser mais difícil e acabar por complicar cirurgias, procedimentos e intervenções por parte do profissional de Odontologia, por exemplo.
Melhor eficiência no trabalho oferecido
Por incrível que pareça, situações complicadas de tratamento geram ansiedade e preocupação excessiva. Esses sentimentos são psicológicos e são mais bem combatidos com diálogo, afeto e cuidado. Nesse caso, o atendimento humanizado tende a gerar resultados, ajudando o paciente a superar mais facilmente quadros de dores e crises de ansiedade.
Fidelização de pacientes
É lógico que um paciente bem tratado voltará a buscar os mesmos profissionais e o mesmo ambiente de atendimento. Falando em termos administrativos, isso significa fidelização de pacientes, o que é muito importante para que a clínica tenha identidade e proximidade com as pessoas, além de uma maior frequência de atendimentos.
Novamente em termos administrativos, certamente, um paciente fiel é mais facilmente convencido a realizar tratamentos preventivos, tende a confiar em procedimentos mais complexos e mais caros e até pode se tornar um “embaixador” da clínica, dando boas referências acerca do estabelecimento a outras pessoas.
Como oferecer a melhor experiência para o paciente?
Para oferecer um atendimento humanizado, o ideal é que o profissional tenha um conjunto de melhores práticas. Essas ações devem nortear toda e qualquer operação da clínica e basear a atuação de toda a equipe. Veja, abaixo, as principais medidas para oferecer a melhor experiência aos pacientes.
Treine a equipe
Conscientizar e orientar os colaboradores sobre esse desejo é muito importante para a implantação efetiva do atendimento humanizado. Os funcionários precisam saber que a clínica tem isso como um valor próprio para priorizar no atendimento.
Sempre que possível, busque meios de fortalecer essa prática, compartilhando cartilhas, fazendo reuniões, desenvolvendo a inteligência emocional e conversando com os profissionais sobre as melhores medidas de atendimento humanizado. Além disso, motive a equipe a entregar esse tipo de suporte. Faça com que os profissionais valorizem cada vez mais as pessoas e mostre os benefícios para eles e para os pacientes.
Tenha ética profissional
A ética é fundamental em qualquer profissão. No caso de profissionais de saúde, é essencial que o paciente tenha o diagnóstico correto e não enfrente a necessidade de realizar tratamentos desnecessários.
Cabe ao dentista, nesse caso, conhecer rapidamente o perfil do paciente e buscar a melhor forma de tratar e de oferecer o melhor atendimento possível naquele momento. Notícias desagradáveis, como uma cirurgia complexa ou até a extração de um dente, podem ser constrangedoras para a pessoa. Nesse sentido, o dentista precisa ter serenidade e dialogar de forma adequada para não chocar o paciente. Por outro lado, sempre é necessário falar a verdade sobre as circunstâncias e os riscos. Ou seja, é preciso ser sincero, mas sem ser rude.
Conheça os pacientes
Ouvir com atenção os problemas que a pessoa tem e ter empatia é muito importante. Conheça o paciente mais profundamente e, se possível, permita o contato com familiares para amenizar situações de estresse e nervoso com a expectativa de resultados de tratamentos.
O ideal é chamar o paciente sempre pelo seu nome e criar uma relação o mais próxima possível para facilitar a comunicação, a memória do quadro e o preparo para os passos seguintes.
Realize pesquisas de satisfação
Um atendimento humanizado pode ser subjetivo de avaliar. Nesse caso, realizar pesquisas de satisfação pode ser bem eficaz para ter a certeza de que esse tipo de suporte tem sido prestado. Então, sempre ofereça a oportunidade de o paciente se manifestar e mostrar a sua insatisfação sobre determinado tratamento ou procedimento. Isso pode ser feito verbalmente ou por meio de formulários escritos.
Ademais, é lógico que os resultados precisam ser avaliados e os feedbacks negativos devem servir de aprendizado. Desse modo, realize ações efetivas para anular práticas rudes e incompatíveis com o atendimento humanizado.
Se você ainda não pratica o atendimento humanizado ou não verificou se a sua clínica prima por isso, é importante considerar essa implementação de maneira mais efetiva. Neste artigo, você descobriu todos os argumentos necessários para humanizar o seu serviço de uma vez por todas.
Em todas as unidades da Sorridents, o atendimento humanizado é um pilar. Quer saber como isso funciona? É só entrar em contato que explicamos!