Depois do tratamento com o aparelho, algumas pessoas ainda necessitam usar a contenção fixa por um período para evitar a movimentação dentária. O problema é que esse acessório provoca um resíduo de bactérias e acúmulo de alimentos, facilitando o aparecimento de tártaro na contenção ortodôntica.
Esse problema é resultante da calcificação e endurecimento da placa bacteriana nos dentes e próximo tecidos gengivais ou dentes. Quando não removida de modo adequado, endurece e forma uma crosta amarelada ou esbranquiçada. Nesse caso, os microrganismos nutrem-se dos restos alimentares, comprometendo a dentição e o resultado do uso do aparelho.
Quer saber como evitar tártaro na contenção dentária? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!
1. Cuide bem da higiene bucal
Se você já fez algum tratamento ortodôntico, deve saber que não pode descuidar da limpeza oral, principalmente com o uso da contenção. O uso de fio dental e a escovação precisa ser regular e muito bem feito.
Para isso, inicie o processo com o fio dental, passando em todos os dentes, auxiliando na remoção de alimentos e biofilme. Depois, escove os dentes. Tenha uma escova própria para ser usada na região da contenção. Ela tem o encaixe correto para passar entre os espaços, permitindo uma limpeza mais detalhada da área.
2. Use enxaguantes bucais
Assim como no caso do fio dental e das escovas, também há disponíveis opções de enxaguantes específicos para quem usa aparelho ortodôntico. Eles atuam como um complemento da higienização, ajudando a retirar os restos de alimentos que ainda estão presentes na língua e nos dentes.
Além disso, o produto age no combate à placa bacteriana(biofilme), prevenindo o surgimento de cáries. O ideal é que ele seja usado duas vezes ao dia, bochechando o líquido por até um minuto. A tampa do enxaguante serve como referência da quantidade correta para a limpeza. Lembre-se de não dilui-lo em água, já que isso altera a eficiência do produto.
3. Consulte o dentista com frequência
Consultar um dentista frequentemente é importante para que ele possa realizar a manutenção da contenção, além de avaliar a cavidade oral como um todo, observando se existe a presença de tártaro. Caso esteja presente, ele utilizará ferramentas específicas para remover o cálculo dental. Para isso, o profissional faz a limpeza em duas etapas.
Primeiro, ele realiza uma raspagem para tirar o acúmulo de placa bacteriana. Depois, chega a vez do polimento dos dentes, com o objetivo de diminuir as imperfeições da superficie dos dentes provocadas pela calcificação. Após isso, é preciso seguir com a manutenção em casa.
4. Mantenha uma boa alimentação
Uma alimentação saudável faz bem para o corpo e para os dentes. O açúcar é a fonte principal de energia das bactérias presentes na boca. Portanto, uma dieta rica em pães, refrigerantes e biscoitos pode facilitar o aparecimento de tártaro na contenção. Inclua no cardápio alimentos como frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
Agora que você já sabe como evitar o tártaro na contenção ortodôntica, lembre-se de que é fundamental manter bons hábitos de higiene para prevenir o surgimento do problema. Caso o cálculo dental já esteja formado, consulte um dentista capacitado para que ele indique o melhor tratamento para você.
Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba o que pode ser o sangramento na gengiva e como prevenir o problema!