Blog Saúde Bucal

Saiba como evitar carie entre os dentes de forma eficiente

Uma mancha branca ou um pequeno buraco no dente pode indicar a cárie, certo? Mas e no caso da carie entre os dentes, como identificar? Essa lesão não pode ser vista a olho nu, o que dificulta o diagnóstico e exige radiografia para que se conheça sua extensão.

Por ficar escondida, muita gente demora para procurar o tratamento e só se lembra do dentista quando a dor passa a incomodar. Mas tudo isso pode ser evitado!

Neste post, vamos mostrar os cuidados necessários para que a carie entre os dentes não apareça. Siga a leitura e veja como ter um sorriso saudável!

Use fio dental

A maior causa da carie entre os dentes — também chamada cárie interproximal — é a higienização bucal incompleta. É preciso escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. Porém, somente a escova não é suficiente para fazer todo o trabalho.

É preciso usar fio ou fita dental. Esse item consegue alcançar todos os cantinhos, eliminando, principalmente, os restos de alimentos que ficam entre os dentes. A sujeira não eliminada torna-se prato cheio para as bactérias, que podem provocar a gengivite e as cáries, principalmente entre os dentes.

Por isso, deixe a preguiça de lado e incorpore o uso do fio dental quando for fazer a limpeza oral. Aliás, nos dias mais corridos, em que você não consegue escovar os dentes, procure pelo menos fazer o uso desse item. 

Crianças

O uso do fio dental deve ser um hábito praticado desde a infância. É importante ajudar os pequenos na hora de passar o item entre todos os dentes e, dessa maneira, realizar a higienização completa.

Use escova interdental

Para garantir uma limpeza entre os dentes mais eficaz, você pode usar a escova interdental. Ela tem formato cilíndrico e consegue retirar os restos de comida dos lugares mais difíceis.

É um produto facilmente encontrado em farmácias, e se engana quem pensa que é somente voltado para quem usa aparelho ortodôntico.

Modere o consumo de doces

O açúcar e amido, quando não eliminados completamente com a escovação, se tornam banquetes para as bactérias que causam cáries. Por isso, para evitar esse tipo de lesão entre os dentes, é importante moderar o consumo de doces ou lembrar-se de fazer a escovação (com o uso do fio dental) após a ingestão desses alimentos.

Vá às consultas odontológicas regularmente

Para evitar a cárie interproximal, visite o seu dentista com frequência. Ele fará a avaliação completa da sua boca, realizará a profilaxia (limpeza profissional) e aplicará o flúor. Esses procedimentos deixarão seus dentes mais protegidos.

Se o profissional constatar algum problema, certamente estará em estágio inicial, o que facilita o tratamento e minimiza os danos. No caso da cárie interproximal, a prevenção é de suma importância, pois, por conta da sua localização, a restauração exige o desgaste de partes sadias do dente.

Por fim, capriche na limpeza bucal — comece a usar o fio dental e evite a carie entre os dentes, lesão mais difícil de ser diagnosticada. Também coloque na sua agenda o check-up odontológico e fique longe de qualquer problema!

Gostou do nosso post para ficar mais atento aos cuidados com a saúde bucal? Confira também quais são os principais problemas odontológicos dos adolescentes!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada