Blog Saúde Bucal

Afinal, quando é indicada a restauração de dentes? Entenda

A restauração dentária consiste em um dos tratamentos mais buscados dentro das clínicas odontológicas, pois além de proporcionar um sorriso mais bonito, o procedimento dentário também restabelece as funções mastigatórias dos dentes.

Nesse sentido, é válido ressaltar que esse processo ajuda na reconstrução de um dente danificado, seja por algum tipo de trauma, fratura ou cárie. O tratamento tem como objetivo melhorar a saúde bucal do paciente, além de ser algo simples, rápido e sem dor. Continue a leitura e saiba quando a restauração dos dentes é indicada!

Como o procedimento é realizado na prática?

A restauração inicia-se com a avaliação do dentista. O profissional utiliza um espelho para visualizar a parte interna da boca e se ele encontrar algo diferente, solicitará que você faça alguns exames, como a radiografia.

Após a confirmação da hipótese, o dentista começa o procedimento. A primeira coisa que o profissional faz é a remoção da parte cariada, seja pela presença de cárie ou por outro contratempo. Após retirar as bactérias da região, é necessário limpar o local com ácido em gel.

Depois é preciso aplicar o material de restauração, que pode ser inserido em camadas pequenas para que ocorra uma melhor adaptação do material restaurador. Por fim, o especialista realiza o polimento da restauração para que o cliente fique com um sorriso bonito.

A resina é o material mais usado para realizar restauração, mas também pode ser inserida a porcelana ou algum outro material. O dentista é quem vai definir a solução mais ideal para o seu caso. Sendo assim, busque por alguém que entenda do assunto e possa ajudar você.

Quais são os casos que precisam de restauração?

Existem alguns casos odontológicos específicos que são tratados por meio da restauração. Lembrando que esse é um processo capaz de melhorar o aspecto dos dentes e é simples de ser executado. Confira os principais casos!

Fratura

A fratura de algum dente pode acontecer por várias razões, desde uma disfunção interna no organismo até um descuido com uma pancada externa. Dessa forma, para conseguir recuperar a parte que foi prejudicada, é normal que os dentistas recorram ao processo de restauração, visto que ele devolverá a função dentária ao paciente.

Cárie

O surgimento de cárie atrapalha a saúde bucal e afeta o esmalte do dente, deixando-o menos rígido. O profissional, ao cuidar do problema com uma restauração, limpa o dente que apresenta a cárie e recompõe a sua estrutura.

Muitas pessoas têm medo de realizar esse procedimento, já que a técnica para a retirada da cárie pode precisar de anestesia, mas é tudo muito rápido e simples. O resultado é percebido no curto e no longo prazo, pois o dente recupera a sua função e o cliente deixa rapidamente de sentir dor e limitação no momento de comer, falar, além da estética que é devolvida.

 Dentes amarelados

Outra situação que necessita de restauração é o tratamento de dentes amarelados. É fundamental ressaltar que a resina é muito semelhante ao material do dente.

Por essa razão, ela não dura para sempre e pode apresentar algumas diferenças no decorrer do tempo. Se acontecer algum desgaste na região, você deve mostrá-lo ao profissional para ter certeza da ação que precisa ser tomada. Um novo procedimento recompõe a restauração do dente e melhora o sorriso de forma significativa.

Quais cuidados devem ser tomados após a realização do procedimento?

Embora a restauração seja um procedimento simples e não invasivo, é necessário ter alguns cuidados básicos. Após a restauração, o especialista precisa orientar o paciente a respeito das preocupações que devem ser tomadas nas primeiras horas após o procedimento.

Dependendo do tipo de material usado e do dente tratado, pode ser preciso evitar possíveis alimentos por algumas horas, para tanto você deve seguir as orientações do seu dentista.

Quanto tempo dura uma restauração no dente?

Os materiais usados para realizar a restauração dentária apresentam elevada durabilidade. Não é possível falar de uma durabilidade exata, já que isso vai depender dos cuidados e dos hábitos do paciente com sua restauração.

É importante ressaltar que, a partir do momento em que o dente necessita de uma restauração, é preciso ter alguns cuidados, por exemplo, com a alimentação. Nessa situação, o paciente precisa priorizar a higienização e evitar alimentos mais duros, com a finalidade de impedir possíveis traumas na restauração.

Saiba que, quando esse processo de reconstrução é realizado com resina em um dente que fica muito visível, o paciente precisa evitar o consumo exagerado de alimentos pigmentados e, além do mais, ele precisa cuidar muito bem da limpeza de seus dentes. Isso porque esse material tende a mudar de cor com o decorrer do tempo.

Gostou do post? Então, aproveite para agendar uma avaliação e tirar todas as dúvidas com um de nossos dentistas.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada