Blog Saúde Bucal

Piercing dental: saiba como funciona e como cuidar!

Possivelmente você já deve ter ouvido falar sobre o piercing dental, não é verdade? O item já foi considerado um representante da moda, mas caiu em desuso alguns anos depois. Hoje, o acessório está voltando com tudo, já que é uma maneira de oferecer um charme a mais ao visual. No entanto, assim como qualquer outro procedimento estético, é importante ter o acompanhamento de um profissional para assegurar beleza e saúde.

Por isso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e mostrar tudo o que você precisa saber sobre o piercing dental, incluindo o que exatamente ele é, como é feita a aplicação e quais são os principais cuidados que o paciente deve ter com ele. Se você tem interesse e quer saber mais, continue a leitura!

Afinal, o que é piercing dental?

Normalmente, os piercings dentais nada mais são do que pedras feitas de prata, de cristal ou de ouro. Assim como os piercings mais tradicionais, eles são colocados no intuito de embelezar ainda mais uma pessoa. Aqui, o pequeno acessório é colocado sobre a estrutura do dente. O objeto brilhante acaba enfeitando a região bucal e torna o sorriso ainda mais radiante.

Como o item é aplicado sobre o dente?

A aplicação do piercing não é invasiva, mas deve ser realizada por um profissional, uma vez que exige a utilização de produtos e técnicas especializadas. O acessório é colocado diretamente sobre o esmalte dentário, mas é importante limpar a região com enxaguante bucal e passar um agente ácido para desmineralizar a área e facilitar a colagem da pedrinha.

Depois, é necessário esperar o dente secar para passar a cola. Em seguida, o acessório é colocado. Para a cola endurecer rapidamente e o piercing ficar firme, utiliza-se ainda uma luz especial sobre o item por um minutinho. É válido mencionar que o procedimento todo dura cerca de 5 minutos. É bem rápido e totalmente indolor. Durante as primeiras horas posteriores ao processo, é importante somente evitar passar a língua no local.

Quais são os cuidados necessários com o acessório?

Além de ser necessário manter a higiene em dia e consultar frequentemente um dentista para evitar o acúmulo de placa bacteriana na região, manchas, cáries e possíveis doenças gengivais, recomenda-se alguns cuidados simples para aumentar a durabilidade do piercing. São eles:

  • evitar mexer no item com unhas, canetas e lápis, por exemplo;

  • utilizar escova de dente com cerdas macias para não danificar a região;

  • evitar comer alimentos muito fibrosos ou duros, em especial se for diretamente na região que está localizada a pedrinha.

Como o piercing é retirado?

Assim como ocorre em sua aplicação, o piercing só deve ser retirado por um profissional. Caso contrário, existe a possibilidade de quebra ou fraturas na região.

Em geral, o acessório dura 3 meses. Depois desse período, as chances de surgirem problemas na região aumentam. A pedrinha é retirada cautelosamente, com equipamentos específicos, para não machucar a região e deixá-la com sobras de cola.

Depois, o dentista realiza os procedimentos necessários para certificar-se de que a saúde está em dia. Se o paciente quiser, ainda é possível aplicar uma nova pedrinha região, sempre com o consentimento do profissional.

Agora que você viu como o piercing dental funciona e quais são os cuidados básicos necessários com ele, que tal aproveitar que ele está voltando com tudo e dar um toque especial e de brilho ao seu visual? Lembre-se apenas de manter a higiene bucal em dia e ir frequentemente a clínicas odontológicas, evitando possíveis problemas.

Este conteúdo foi útil para você? Para continuar por dentro do assunto, comece a seguir agora mesmo os nossos perfis no Instagram e no Facebook

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada