Você sabe o que é o peeling gengival? O procedimento, também conhecido como clareamento da gengiva, elimina as manchas no tecido bucal a partir da técnica de melanoplastia, baseada na abrasão do epitélio (o material orgânico que reveste a pele e as cavidades dos órgãos).
Pensando nisso, este texto mostra para que serve, como é feito e quanto tempo dura o efeito do peeling gengival. Por fim, o conteúdo explica como funciona o pós-operatório e informa quando esse procedimento estético é indicado para o paciente. Leia agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre a técnica odontológica!
Para que serve o peeling gengival?
A função do peeling gengival é tirar as manchas e clarear a região da gengiva, removendo células que deixam esse tecido bucal com um aspecto escuro ao longo dos anos. Após o procedimento estético, o epitélio demora menos de uma semana para formar uma nova camada de gengiva na coloração rósea, deixando o sorriso mais harmônico.
Como o peeling gengival é feito?
O processo de peeling gengival tem etapas relativamente simples e rápidas, começando com a anestesia local. Depois, o cirurgião-dentista realiza uma descamação superficial da gengiva, removendo as células que causam a pigmentação marrom do tecido.
Após a sessão de descamação gengival, que dura, geralmente, 60 minutos, um novo tecido epitelial começa a surgir na região que passou pela intervenção. Por sua vez, o resultado estético pode ser visto em até uma semana.
Quanto tempo dura o efeito do peeling gengival?
O efeito do peeling gengival tem duração de até 3 anos, podendo haver necessidade de retoque nesse período, a depender do caso clínico. O resultado estético tem um “prazo de validade” devido à formação de células produtoras de melanina, os chamados melanócitos, que modificam a aparência do tecido gengival gradualmente.
Como funciona o pós-operatório do peeling gengival?
Após a realização do peeling gengival, o paciente deve ter cuidado com o pós-operatório, seguindo as orientações do dentista, que, em geral, são:
- não fumar por 15 dias após o procedimento;
- utilizar escovas macias;
- não ingerir refrigerante e bebida alcoólica até a cicatrização da gengiva;
- não realizar sexo oral e não beijar pessoas desconhecidas durante a cicatrização do tecido;
- fazer bochechos três vezes por dia no período de 2 semanas após a intervenção bucal.
Quando o peeling gengival é indicado?
O peeling gengival é uma intervenção estética indicada para pacientes que sofrem com a aparência escura da gengiva, sejam pigmentações marrons, cinzas ou pretas do tecido gengival. Mas, para saber se você pode realizar o procedimento, é preciso se consultar com um cirurgião-dentista capacitado, que analisa a cavidade bucal e indica, se possível, a realização dessa técnica no paciente.
Neste conteúdo, você entendeu tudo sobre o peeling gengival, um método que elimina cirurgicamente as manchas na gengiva e deixa o sorriso mais bonito. Porém, para ter resultados positivos, é importante seguir as orientações do profissional e redobrar os cuidados com o pós-operatório.
Gostou do texto? Se sim, informe-se sobre outros tratamentos para melhorar a saúde bucal. Siga as nossas redes sociais e veja outros materiais sobre o tema. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!