A faceta nos dentes é um tratamento estético bastante procurado nos consultórios — permite a transformação do sorriso com um tratamento rápido, o que melhora a aparência e autoestima do paciente.
Pode ser feita de resina ou porcelana e apresenta um bom resultado na correção de diferentes imperfeições dos dentes. Não é a toa que esse procedimento é o queridinho de muitas celebridades.
Quer entender melhor o que são as facetas dentárias, seus tipos e indicações? Continue a leitura e descubra todas as vantagens desse tratamento estético!
O que é faceta nos dentes?
A faceta dentária é, na verdade, um revestimento ultrafino colocado na face externa dos dentes. Funciona como uma capinha e tem o objetivo de corrigir imperfeições no sorriso.
São altamente resistentes e o tratamento para sua colocação é bem rápido — exige apenas um pequeno desgaste nos dentes para melhor encaixe e um resultado mais natural.
Quais os tipos existentes?
Você encontra facetas feitas de resina e porcelana. Veja abaixo as características de cada uma:
- resina: apresentam um custo menor e são mais fáceis de aplicar, já que são confeccionadas pelo dentista diretamente sobre o dente. O inconveniente é que podem amarelar com o tempo;
- porcelana: têm um custo mais elevado e levam mais tempo para a aplicação, pois exigem moldagem para a confecção em laboratório de prótese dentária. No entanto, são mais duráveis e apresentam uma coloração e brilho mais parecidos com um dente natural. São mais resistentes às fraturas e amarelamento.
Para quem o tratamento é indicado?
Quem quer harmonizar o sorriso, corrigindo pequenas falhas, pode apostar nos resultados da faceta dentária. Veja para quais casos é indicada:
- dentes escurecidos;
- dentes com formatos irregulares;
- dentes desalinhados;
- dentes trincados;
- espaço entre os dentes (diastema);
- correção de inclinação do dente;
- aumento do tamanho do dente;
- modificação da textura da superfície do dente;
- dentes com grandes restaurações;
- hipoplasia do esmalte dentário.
As facetas feitas de porcelana são indicadas para transformações mais pronunciadas do sorriso.
Quais as vantagens das facetas dentárias?
Elas permitem corrigir formato, desalinhamento, coloração, tamanho e textura dos dentes que aparecem ao sorrir, proporcionando harmonização facial e melhora da autoestima dos pacientes.
São tratamentos realizados em um curto período, com um custo acessível. Além disso, são materiais que apresentam alta resistência.
Quais os cuidados após o procedimento?
Quem coloca as facetas nos dentes pode realizar a higienização oral normalmente e não é necessário fazer nenhuma mudança nos hábitos de alimentação, só é preciso alguns cuidados, como:
- evitar alimentos mais duros, como torresmo e aqueles que podem manchar os dentes, como café, vinho, beterraba e açaí, por exemplo;
- não roer unhas;
- não morder objetos nem abrir embalagens com os dentes;
- utilizar escova de dente com cerdas macias e creme dental com flúor pouco abrasivo;
- visitar ao dentista a cada seis meses para a verificação das facetas e avaliação bucal geral.
Viu só como é possível ter um sorriso perfeito com a faceta nos dentes? Se você deseja corrigir alguma imperfeição, converse com o seu dentista e veja a possibilidade desse tratamento estético.
Quer mais informações sobre esse procedimento? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!