Talvez em algum momento você tenha notado e se perguntado “minha língua está branca, o que será isso?”. Bem, não há uma resposta pronta para essa questão, já que existem diversas possibilidades para essa condição.
A língua branca nada mais é do que uma placa de fungos e bactérias em excesso na boca. As células mortas e sujeiras acumuladas ficam presas nas papilas, o que cria essa coloração esbranquiçada.
Os micro-organismos causadores desse problema podem ter origem variadas, como falta de higiene adequada, doenças e outros fatores. O fato é que a língua esbranquiçada pode ser bem incômoda. Para resolver essa questão, o ideal é entender o que provoca esse quadro.
Por isso, confira algumas das possíveis causas para a língua branca!
Candidíase oral
Também conhecida popularmente como “sapinho”, a candidíase oral é uma das causas mais frequentes para o esbranquiçamento da língua e o surgimento de manchas brancas na boca. O problema é mais comum em bebês e em idosos acamados, mas pode surgir em qualquer pessoa.
A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada. Além disso, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamentos com antibióticos também costumam apresentar esse sintoma.
Má higiene bucal
Não é novidade para ninguém que a falta de higiene bucal ou a limpeza inadequada causa diversos malefícios. A má higiene provoca desde questões como mau hálito, cáries, acúmulo de placa bacteriana até doenças mais graves, como câncer bucal, piora na diabetes e outras questões relacionadas.
Para evitar tais problemas e também não ter a língua branca, os dentistas recomendam fazer a escovação dos dentes e também da língua — pois isso ajuda a eliminar os resíduos que formam a camada esbranquiçada.
Presença de fissuras na língua
As fissuras são cortes na língua e eles refletem a higiene bucal do indivíduo. Pessoas com essa condição não conseguem fazer uma boa limpeza e isso aumenta o risco de infecções e outras doenças, já que esses pequenos cortes são espaços ideais para a infiltração e acumulação de micro-organismos. Dessa forma, fica mais difícil removê-los para fazer a limpeza adequada.
Nesses casos, é essencial buscar a ajuda de um profissional, que indicará o melhor tratamento para as rachaduras na língua.
Jejum prolongado
Essa é uma das técnicas que foi muito difundida por pessoas que buscam emagrecer, no entanto o jejum prolongado tem efeitos colaterais e um deles é a língua branca e o mau hálito.
Nesse sentido, o recomendável é procurar alternativas mais saudáveis para tentar emagrecer sem colocar a saúde em risco. Porém, se isso não for possível, é preciso encontrar meios para amenizar o problema durante o jejum. Então, vale reforçar a higiene bucal, inclusive ao incluir o hábito de raspar a língua na rotina matinal.
Se você chegou a se questionar sobre sua língua estar branca, saiba que há medidas para evitar o problema ou até mesmo tratá-lo, se for o caso. O mais importante é melhorar a higiene e experimentar o uso do raspador de língua. Além disso, outros hábitos podem ser evitados, como tabagismo. Dessa maneira, será mais fácil lidar com esse problema tão incômodo.
Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos? Veja 3 problemas na língua e aprenda como tratá-los!