A padronização consiste em uma das maiores características de uma franquia e é também responsável pelo seu sucesso. Desse modo, a escolha de fornecedores para a empresa se torna estratégica, pois contribui para a otimização de investimentos, favorecendo a rentabilidade e a atratividade do negócio para potenciais investidores.
Nesse sentido, é importante destacar que garantir que todas as unidades tenham o mesmo nível de qualidade é um grande desafio para os franqueadores, que solicita um conjunto de medidas, com a contratação de bons fornecedores para a franchising. Continue a leitura e entenda agora a importância dos fornecedores para o segmento de franquias!
Qual a importância dos fornecedores para uma franquia?
Os fornecedores são essenciais para o desenvolvimento de uma franquia no mercado. Por esse motivo, conheça as razões para escolher boas opções!
Auxiliam no sucesso do negócio
Quem decide investir em uma franquia quer sucesso. Para isso, é preciso oferecer a mesma qualidade nos produtos e nos serviços da marca. Os fornecedores representam, então, uma peça fundamental nesse processo de sucesso, pois eles que vão garantir a qualidade dos produtos proporcionados pela loja.
Garantem a padronização
O sucesso de uma franquia acontece por causa da padronização das lojas, independentemente de onde elas estejam localizadas. Ela favorece o processo de compra do cliente que, normalmente, procura a marca já conhecida pela garantia da boa qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Saiba que isso também é uma segurança para o franqueado, que procurou o sistema de know-how da empresa e a sua consolidação para fazer um investimento com pequena chance de falhas. Com essa padronização, é mais simples a identificação pelo cliente, explorando o seu potencial e melhorando o resultado do seu negócio.
Para o franqueado, ela ajudará a garantir um bom nível de qualidade estabelecido pela marca, o que ajuda na consolidação da rede e em seu crescimento no mercado. Sendo assim, é preciso fazer parceria com fornecedores capazes de promover bons resultados na empresa.
Melhoram o desenvolvimento
Quando a marca escolhe bons fornecedores para as suas franquias, ela se desenvolve de forma significativa. Isso porque o empreendedor poderá oferecer produtos de boa qualidade para os clientes e tudo de forma padronizada.
Assim, essa estratégia contribui para a fidelização de muitos consumidores. Por isso, é preciso ficar atento e tomar cuidado com os fornecedores escolhidos, pois a sua empresa depende deles. Não é satisfatório escolher distribuidores que não entregam as mercadorias em dia, então, fique atento no momento de fazer a sua escolha.
Ajudam a garantir a qualidade
A qualidade é essencial em uma franquia, já que muitos clientes buscam a loja por causa de sua reputação no mercado. Assim, quando determinado estabelecimento não recebe de forma correta e eficiente os produtos dos fornecedores, a qualidade dos seus serviços pode ficar prejudicada.
Desse modo, os fornecedores ajudam a manter a qualidade dos serviços oferecidos. Isso porque os produtos escolhidos estarão de acordo com o que é estabelecido pela marca, assim, a franquia não comercializará algo que vai contra o desejo do cliente.
Auxiliam na redução de custos
Uma importante vantagem da definição de fornecedores para a franquia é a possibilidade de barganha ocasionada pela compra em elevada quantidade. Como o volume de mercadorias é superior à compra de uma unidade, ou seja, de apenas uma loja, os fornecedores conseguem possibilitar valores mais acessíveis aos franqueados, tanto para o abastecimento das lojas quanto para a montagem.
Otimizam a reputação da franquia
Para manter a reputação da franquia no mercado, é essencial escolher bons fornecedores. Os produtos e serviços oferecidos por uma franquia são responsáveis por garantir a sua boa imagem no segmento. As unidades precisam garantir a mesma qualidade proporcionada pela marca e os fornecedores que podem ajudar nesse processo, como dito.
O que é um fornecedor homologado?
Qualquer organização que queira sucesso precisa saber comprar os seus produtos. Esse processo determina a competitividade e a sua permanência no mercado. Compreenda que compras não são importantes apenas para as grandes organizações. As franquias e os pequenos negócios também dependem delas para conseguir vender bem.
As compras não determinam apenas quanto a empresa é capaz de economizar, mas também a qualidade dos serviços oferecidos. Por essa razão, é necessário conseguir ter fornecedores que realizam as entregas no prazo determinado e nas quantidades necessárias.
Para alcançar todas essas vantagens, muitas franquias e empresas realizam um processo de homologação. Isto é, ao decidir homologar um fornecedor, elas sabem que ele será capaz de atender a todas as suas exigências.
A necessidade dos fornecedores homologados está em estabelecer uma relação de confiança com o comprador. As franquias que trabalham com produtos naturais, por exemplo, precisam homologar os fornecedores para conseguir um bom posicionamento no mercado.
Como escolher o melhor fornecedor?
Cada franquia trabalha com determinado tipo de fornecimento. Vários franqueadores também são fornecedores, ou seja, eles produzem os materiais e fornecem para o franqueado. Nessa situação, o controle de qualidade ocorre dentro da própria marca. Contudo, dependendo do tamanho e do tipo da franquia, esse processo se torna muito caro e difícil.
Para reduzir gastos e permitir os benefícios competitivos, uma das melhores opções é trabalhar com ótimos fornecedores. A escolha desses parceiros também pode ocorrer de diversas maneiras. Compreenda, no entanto, que os fornecedores homologados representam a melhor opção.
No momento de escolher quais serão os seus parceiros comerciais, é necessário ficar atento à sua situação econômico-financeira; à regularidade fiscal; ao preço atrativo, às qualificações técnicas; aos antecedentes; à qualidade do produto; à entrega pontual e ao serviço adequado.
Por isso, é essencial que a franqueadora tenham um rol de bons fornecedores. Faça parte de uma rede de franquias que detem um processo de homologação rigoroso e que garantam a qualidade dos produtos e serviços a serem vendidos. Além do que, o sucesso do negócio vai depender dos produtos e serviços que você oferecerá. Atualmente, é preciso buscar estratégias para se destacar da concorrência, e a qualidade dos produtos pode ajudar você.
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