Dentes brancos e brilhantes são bonitos e causam uma boa impressão, não é mesmo? No entanto, a alimentação e alguns hábitos, como o tabagismo, podem causar manchas ou o escurecimento nos dentes, inibindo aquele visual agradável.
A iniciativa de clarear os dentes está cada vez mais em alta. Para esse fim, existem tratamentos feitos em consultório por dentistas, ou em casa, sob sua orientação. Outra alternativa é o uso rotineiro de um creme dental clareador. Mas será que essa forma de clarear os dentes realmente alcança os resultados esperados? Continue a leitura e entenda se o creme dental clareador funciona.
O que é o creme dental clareador?
O creme dental clareador é o mesmo tipo de creme dental que você utiliza nas escovações diárias normais. O que o diferencia dos demais é que se trata de um produto que contém uma quantidade, embora muito pequena, de peróxidos, os agentes clareadores utilizados pelos dentistas nos procedimentos de clareamento dental.
Na verdade, apenas a concentração desses oxidantes no creme dental não é suficiente para promover o clareamento. Por essa razão, normalmente são acrescentados alguns princípios abrasivos, para atuarem como esfoliantes do dente, além da incorporação de pequenas partículas no creme dental, para aumentar o poder de limpeza.
O creme dental clareador funciona?
Em razão de não possuir em sua composição teores de oxidantes suficientes, os efeitos do creme dental clareador se dão mais sobre o biofilme dental (a conhecida placa bacteriana). Pode-se dizer, portanto, que sua ação se resume à retirada de manchas superficiais dos dentes, como aquelas provocadas por alimentos e pelo cigarro.
Desse modo, ao retirar as manchas, o creme dental clareador confere a impressão de dentes limpos e livre de escurecimentos. Mas esse resultado não se compara ao clareamento que se obtém sob a orientação de um dentista. Ou seja, com o uso desse produto, pode-se melhorar a estética conseguindo um clareamento superficial, mas não muito duradouro.
Além de não promover resultados muito eficientes, como seu uso acaba sendo prolongado, podem ocorrer efeitos colaterais, indo desde o aumento de sensibilidade nos dentes até o aparecimento de manchas mais escuras.
Como deve ser feito o clareamento?
Para produzir bons resultados e reduzir os riscos de efeitos adversos, o melhor caminho para obter um bom clareamento dental é realizar um tratamento sob a orientação de um dentista. Ele pode avaliar a sua condição e dizer se você apresenta alguma contraindicação para o tratamento, assim como orientá-lo quanto aos cuidados que devem ser tomados.
O clareamento pode ser realizado em consultório, com resultados obtidos com algumas consultas. Existe também a possibilidade de fazer os procedimentos em casa, a partir da orientação do seu dentista, que indicará um produto clareador específico e acompanhará os resultados. Nesse caso, o tratamento será conduzido por 2 a 3 semanas.
Considere que, qualquer que seja o caminho a seguir – no consultório ou em casa – será necessária uma boa limpeza nos dentes antes do início do tratamento. O dentista também fará as orientações necessárias a respeito de efeitos adversos, como o surgimento de sensibilidade nos dentes durante o clareamento.
Esperamos que nosso artigo possa tê-lo ajudado a entender se o creme dental clareador funciona e quais são as melhores alternativas para quem deseja obter um sorriso mais branco.
Você já fez algum procedimento para clareamento dos dentes? Compartilhe conosco as suas impressões.