Blog Saúde Bucal

Entenda as causas e tratamentos da hipersensibilidade dentinária

Às vezes você está comendo ou bebendo algo, com tranquilidade, mastigando da maneira correta, quando de repente sente um desconforto no dente? Tal incômodo pode ser hipersensibilidade dentinária, uma condição comum em diversas pessoas que geralmente é causada pela exposição excessiva das estruturas dentárias.

Neste post, vamos falar sobre essa exposição do dente, as principais causas dessa hipersensibilidade e os tratamentos indicados para solucionar o problema.

Fique com a gente e descubra tudo sobre essa situação!

O que é hipersensibilidade dentinária?

Como mencionado na introdução, a hipersensibilidade dentinária acontece muitas vezes quando comemos ou bebemos algo. Surge uma dor repentina e intensa nos dentes, mas não muita longa. Tal desconforto aparece em situações como:

  • ao consumir algo muito quente ou gelado;
  • ao morder os alimentos mais fortes ou de mau jeito;
  • ao ingerir alimentos ou bebidas ácidas ou muito doces;
  • ao expor os dentes a vapores também intensamente quentes ou frios.

Isso ocorre porque há a exposição da dentina, uma porção mais interna e sensível do dente. Tal estrutura fica no interior dos dentes e é protegida pelo esmalte, um componente bastante resistente.

Contudo, conforme a pessoa usa os dentes e, principalmente se ela apresenta maus hábitos bucais, o esmalte sofre desgastes e isso pode ocasionar prejuízos às porções dentárias mais exteriores. A seguir, vamos falar mais especificamente sobre as razões capazes de levar à hipersensibilidade dentinária.

Escovação excessiva

Sim, escovar os dentes de modo exagerado pode causar danos à saúde bucal, uma vez que o atrito da escovação aumenta o desgaste no esmalte dentário, além de provocar a retração gengival. Isso significa que a gengiva começa a se desgastar e deixar a dentina à mostra.

Essa fricção prejudicial pode acontecer por quantidade ou qualidade da escovação, ou seja, se você escova os dentes mais de três vezes ao dia ou se escova-os com muita força. Não é necessário aplicar força, basta segurar a escova com firmeza o suficiente para realizar os movimentos.

O tipo de escova também interfere nisso. Aquelas com cerdas muito duras vão machucar suas gengivas e levar à retração delas, o que, por consequência, vai gerar a hipersensibilidade dentinária. Resumindo, evite essas quatros coisas:

  • Escovação em excesso;
  • Escovação muito forte;
  • Escova de dentes com cerdas duras;
  • Todas elas juntas, isso vai piorar bastante o problema.

Uso equivocado do fio dental

Nesse caso, também pode ocorrer a hipersensibilidade por dois motivos: o uso incorreto ou a negligência. Forçar o fio dental contras as paredes dentárias ou as gengivas pode machucá-las e causar danos e retração gengival. Já a falta de aplicação do fio dental pode provocar retração gengival, o que resulta em uma gengivite. Se o problema persistir, surge então a periodontite.

Alimentos e bebidas ácidas

Esse tipo de pH acelera o desgaste dos dentes e, por consequência, ocasiona a exposição da dentina e promove a sensibilidade exagerada. O ideal é evitar o consumo de tais alimentos e bebidas ou, ao menos, reduzi-lo, a fim de minimizar a erosão ácida e seus efeitos nocivos. Por essa razão, diminua a ingestão de:

  • Molho de tomate;
  • Frutas e sucos cítricos;
  • Vinagre e demais temperos ácidos;
  • Comidas e bebidas muito açucaradas, como refrigerantes, doces e sucos industrializados.

Bruxismo

Essa condição acontece quando a pessoa morde com muita força, range ou aperta os dentes, mas em momentos em que não está comendo nada. O bruxismo pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas o mais comum é enquanto a pessoa dorme, então ela acorda com dor nos músculos da mandíbula e nas laterais da cabeça.

Porém, é possível também ser uma reação emocional do estresse ou ansiedade. Se o indivíduo está sob uma situação tensa, ele começa a comprimir ou ranger os dentes com força, devido à ansiedade ou à raiva.

Desse modo, o bruxismo desgasta o esmalte dentário e acarreta a retração gengival. Além disso, pode causar fraturas dentárias e quebra de restaurações e próteses. Tudo isso são razões para a hipersensibilidade dentinária.

Restauração danificada

Uma restauração pode estar trincada ou quebrada e isso pode levar a infiltrações. Assim, a saliva e outros líquidos começam a entrar para o interior do dente, inclusive comidas e bebidas intensificadoras da hipersensibilidade, como as já citadas.

Se a restauração estiver próxima de uma cárie, isso também pode afetar sua estrutura e levar à hipersensibilização. Por isso é imprescindível uma higienização bucal adequada e visitas regulares ao dentista.

Como tratar essa condição?

O primeiro passo é o mais óbvio: procure um dentista. Ele vai analisar a origem do problema, inicialmente ao questionar você sobre hábitos, alimentos e bebidas muito consumidos, entre outros fatores importantes. O profissional vai verificar sua boca e pode até pedir exames. A avaliação anterior minuciosa é imprescindível, pois há outras patologias com sintomas similares à hipersensibilidade dentinária.

Mas, assim que constatada essa condição, o tratamento pode ser:

  • Laserterapia: a aplicação de uma laser de baixa intensidade, o qual atua nos nervos associados à dentina;
  • Selantes: a utilização de adesivos ou reparadores para restaurar a região exposta (esses componentes são feitos de ionômero de vidro);
  • Remédios dessensibilizantes: a prescrição de anti-inflamatórios ou corticosteróides (estes últimos são fármacos já muito tradicionais para tratar tal condição);
  • Agentes de oclusão tubular: o uso de componentes capazes de obstruir cavidades sem danificar as estruturas bucais, como fluoretos, hidróxido de cálcio, oxalatos, entre outros.

Para evitar problemas como este, é crucial cuidar sempre dos seus dentes. Escová-los três vezes ao dia após as refeições e passar o fio dental, além de utilizar um enxaguante bucal é fundamental, além das recomendações citadas, como frequentar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.

A hipersensibilidade dentinária é um problema bastante comum. Ele ocorre, sobretudo, porque as pessoas envelhecem e o desgaste dos dentes é inevitável. Por isso, para retardar esse processo, é imprescindível cuidar dos dentes.

E você sabia que há facas dentro da sua boca? Leia sobre os diferentes tipos de dentes para entender melhor isso.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada