Blog Saúde Bucal

5 dicas de cuidados com os dentes para evitar cáries

É fato que, atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com a estética. Nesse sentido, a busca por dentes bonitos e alinhados tem sido um dos pedidos mais recorrentes feitos aos dentistas. Mas, mais do que a estética, é preciso ter cuidado com as doenças bucais, como as cáries.

Nesse caso, é preciso pontuar que a cárie gera diversos desconfortos ao paciente, como gengiva dolorida, dores e manchas. Isso ocorre porque algumas bactérias se alimentam de restos alimentares presentes nas cavidades dos dentes, eliminado um ácido que acaba por destruir a estrutura dentária.

Quer saber mais sobre cuidados com os dentes? Então, continue a leitura!

Quais são os cuidados com os dentes para evitar cáries?

A cárie pode gerar problemas sérios não somente na cavidade bucal mas também em outras partes do corpo. Desse modo, é importante criar bons hábitos a fim de evitar que bactérias se proliferem e destruam sua arcada dentária. Listamos abaixo alguns cuidados necessários para evitar esse tipo de desconforto.

1.Escolha o creme dental e a escova corretos

Não basta apenas fazer uma escovação após as refeições, é preciso usar utensílios corretos para realizar essa ação. Por exemplo, é importante pedir instruções para os dentistas sobre qual escova usar, se é preciso de uma mais macia ou dura e qual o creme dental específico.

2.Use fio dental

Existem algumas regiões na boca que a escova não consegue atingir e, por conta disso, alguns fragmentos de alimentos podem se aglomerar nesses espaços. Nesse sentido, é necessário o uso regular do fio dental, a fim de dificultar a proliferação de bactérias. Também é preciso ter cuidado para não passar o fio dental com força e provocar sangramentos e cortes na gengiva.

3.Dieta equilibrada

Muitas pessoas pensam que não, mas a alimentação está inteiramente ligada à saúde bucal. Nesse contexto, é importante que o indivíduo selecione alimentos saudáveis, com uma quantidade menor de sacarose e gorduras. Assim, é possível tornar o ambiente bucal desfavorável para as bactérias e, assim, dificilmente surgirão cáries.

4.Visita ao especialista

Muita gente negligencia a saúde bucal, ou seja, só procura um dentista quando sente algum incômodo, o que não é o correto a se fazer. É importante criar o hábito de visitar o especialista com frequência, afinal, caso você tenha alguma disfunção na região da boca, o tratamento pode ser feito de maneira rápida, gerando menos danos à sua saúde.

5.Consumo de água

A água pode ser uma ótima opção para tentar evitar cáries. A justificativa que explica esse caso é que esse fluido contém flúor, uma substância que ajuda na eliminação de bactérias. Então, dê atenção à quantidade de água que você ingere diariamente.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados com os dentes, tente aplicar essas dicas em seu cotidiano. Assim, além de cuidar do seu sorriso, você também cuida da sua saúde de forma geral.

Gostou do post? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada