Blog Saúde Bucal

3 riscos de guardar a escova de dente suja

A higiene é o primeiro passo para quem deseja manter uma boa saúde bucal. Nesse sentido, a escovação é uma das primeiras ações que precisam ser feitas, visto que esse cuidado evita problemas como cáries e formação de placa bacteriana. Porém, guardar a escova de dente suja em lugares inapropriados colabora para a proliferação de bactérias e outros agentes patológicos.

Além disso, muitas pessoas esquecem que as escovas precisam ser bem conservadas e higienizadas, sendo necessário secá-las após o momento de escovação, visto que o ambiente úmido pode ser um local propício para o acúmulo de fungos.

Está gostando do post? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais os principais riscos de guardar uma escova de dente suja?

É importante pontuar que na nossa boca existem centenas de microrganismos de diferentes tipos. Eles podem ficar nas cerdas da escova em um intervalo de aproximadamente 48 horas, por isso é preciso zelar pela higiene e fazer trocas constantes de escovas. Listamos abaixo alguns riscos de manter a escova suja!

1. Gengivite

Esse problema acomete boa parte dos brasileiros e é causada por uma inflamação nas gengivas. Isso acontece devido à escovação inadequada e o armazenamento incorreto da escova, visto que é o acúmulo de bactérias nas escovas que gera a inflamação da gengiva.

2. Faringite

Outro problema gerado pela escova de dente suja é a faringite. Nesse caso, acontece a inflamação da faringe, que acaba acometendo a língua, o estômago e a laringe. Na maioria das vezes, a faringite é causada por vírus e bactérias que se alojam na região bucal.

3. Periodontite

Considerada uma infecção bacteriana que afeta os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes, a periodontite é consequência de uma gengivite, ou seja, é um estágio mais grave. Esse problema pode ser minimizado com um melhor cuidado com a higiene bucal.

Quais as principais dicas para higienizar a escova de dente?

Uma das primeiras dicas é trocar a escova pelo menos de 3 em 3 meses, visto que depois desse intervalo de tempo a sua eficácia não é tão alta, já que as cerdas vão perdendo flexibilidade e, por isso, podem danificar os dentes e a gengiva.

Além disso, é importante ter uma capinha protetora nas escovas para evitar que bactérias ou outras impurezas presentes no ar venham a se acumular nas cerdas. No caso de famílias que colocam as escovas todas no mesmo recipiente, ter essa proteção é imprescindível para que não ocorra uma infecção cruzada.

É importante pontuar também que, no caso de pessoas que por algum acaso tenham uma doença gripal e infecciosa, é necessário realizar a troca da escova tanto no começo da manifestação da enfermidade como após o tratamento.

É preciso ter bastante cuidado quando o assunto é saúde bucal, pois um desequilíbrio nesse sistema pode comprometer o funcionamento do corpo todo. Por isso, evite deixar a escova de dente suja e procure sempre mantê-la em lugares apropriados.

Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para saber mais sobre as três razões para trocar a escova de dente com frequência.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada