Blog Saúde Bucal

Para que serve o carvão ativado e quando usar nos dentes? Confira!

É verdade que a coloração dental é um dos principais fatores para conseguir um sorriso bonito. Por isso, muitos pacientes recorrem a produtos que prometem um clareamento rápido da dentição. Mas, para não sofrer com imprevistos, é preciso saber para que serve o carvão ativado, substância que age sobre a parte externa dos dentes, o chamado esmalte dentário, tornando-os mais brancos.

Pensando nisso, este texto explica a composição do carvão ativado e mostra como a substância consegue clarear a dentição. Em um segundo momento, o material informa por que o elemento é usado em cremes dentais e apresenta os riscos de recorrer a soluções caseiras com carvão ativado para atenuar o escurecimento do sorriso.

Boa leitura!

Afinal, o que é carvão ativado?

De forma geral, o carvão ativado é uma substância proveniente do carbono (elemento químico não metálico), que tem a característica de coletar impurezas. Por esse motivo, o composto é usado para desodorização, purificação e, no caso da odontologia, clarificação das superfícies com as quais entra em contato.

Qual é a composição do carvão ativado?

O carvão ativado, geralmente, é produzido a partir de cascas de coco ou restos de cortiça, que são queimados à alta temperatura. A escolha desses materiais se deve à forte porosidade, o que ajuda a obter uma substância com capacidade de remoção de resíduos orgânicos, por exemplo.

Por que o carvão ativado serve para o clareamento dos dentes?

O uso controlado de carvão ativado contribui para remover manchas nos dentes e absorver resíduos indesejáveis na superfície da dentição. O resultado é um sorriso mais branco em pouquíssimo tempo de tratamento.

No entanto, a substância tem um alto poder abrasivo, isto é, ela desgasta o esmalte dentário quando em contato com a parte mais externa da dentição. E como essa camada superficial do dente não se renova, o paciente pode ter sérios problemas se usar, continuamente, o carvão ativado na cavidade bucal.

Por que o carvão ativado é usado em cremes dentais?

É fácil encontrar no mercado opções de creme dental à base de carvão ativado. O motivo é que essa substância consegue tornar o sorriso mais branco, eliminando impurezas e removendo manchas da dentição, principalmente quando são causadas pelo consumo exagerado de café, vinho e bebidas com forte concentração de corante.

Que riscos são atrelados a soluções caseiras com carvão ativado?

Os especialistas não recomendam o uso excessivo de carvão ativado na boca, em especial, em soluções caseiras, uma vez que o produto tem efeito abrasivo e contribui para desgastar o esmalte dentário. Igualmente, a substância pode atingir a raiz dental e comprometer a gengiva, aumentando a sensibilidade oral e levando a um quadro mais crítico na cavidade.

Você aprendeu neste artigo para que serve o carvão ativado, uma substância que contribui para o clareamento dental. Mas, para não sofrer consequências negativas com o uso excessivo do componente químico, é essencial pedir a orientação de um dentista e controlar o uso desse tipo de produto na cavidade bucal.

O texto foi realmente útil para você? Se sim, compartilhe a sua experiência sobre o uso de carvão ativado. Deixe, agora, um comentário após o post!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada