Blog Saúde Bucal

Escova biodegradável: será que vale a pena?

É fato que a sociedade precisa ter maior zelo com os recursos naturais, ou seja, é bom criar um pensamento sustentável a fim de que a natureza não seja prejudicada. Nesse sentido, foi criada a escova biodegradável, que, por sua vez, é feita com materiais que têm um período de degradação menor, como é o caso do bambu.

Diante disso, essa escova é uma excelente opção para quem deseja manter a higiene bucal de maneira ecológica. Logo, com essa inovação, as empresas visam diminuir a quantidade de lixo plástico que diariamente é descartado e que leva aproximadamente 500 anos para se desintegrar totalmente, o que acaba prejudicando a fauna e a flora.

Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

O que é uma escova de dente biodegradável?

É um tipo de escova diferenciada que é feita com bambu e é extremamente macia, oferecendo ao indivíduo uma escovação adequada e deixando os dentes mais claros e as gengivas saudáveis. Logo, quem puder adquiri-la ajudará não só a sua saúde bucal, mas também o planeta.

Assim, com esse pequeno ato diário de usar uma escova que é 100% biodegradável e vegana na sua higiene oral, você colaborará de forma direta com o meio ambiente, visto que, se analisarmos os problemas causados pela grande quantidade de lixo na natureza, como a poluição de rios, esse objeto ecológico fará a diferença.

Segundo especialistas, a tendência é que a quantidade de plástico nos oceanos aumente nos próximos anos, e isso é preocupante. Desse modo, para tentar reduzir esse problema, as escolhas do dia a dia, como a mudança de uma escova, serão de grande ajuda para o ciclo da natureza, visto que o poder que o plástico das escovas comuns tem de prejudicar o meio ambiente é assustador.

Com que material essas escovas são feitas?

As escovas biodegradáveis, diferentemente das convencionais de plástico, são feitas por meio de produtos veganos, sem ingredientes de origem animal em sua composição. Somado a isso, elas não contêm corantes e Bisfenol A.

Além disso, é preciso pontuar que os principais materiais sintéticos usados na fabricação dessas escovas são o poliéster e o nylon, que são utilizados para a montagem das cerdas. Logo, esses produtos conferem resistência e suavidade a essas peças ecológicas.

Quanto tempo dura uma escova biodegradável e qual o seu impacto no meio ambiente?

O tempo útil dessas escovas feitas com insumos ecológicos depende de como elas são armazenadas, do tipo de escovação de cada pessoa e de quais foram os materiais usados na sua fabricação. Porém, muitos dentistas e cirurgiões da área odontológica recomendam que a troca seja feita pelo menos de 3 em 3 meses, afinal, nesse tempo as cerdas podem se desgastar e perder a sua função.

O seu impacto no ambiente, se comparado com as escovas convencionais, é bem pequeno. Isso porque essa escova demora cerca de 30 anos para se decompor e pode ser enterrada no quintal da sua casa ou em algum ambiente que tenha terra. Assim, quando misturada com o solo, em alguns anos, é desintegrada.

Já o plástico usado em outras escovas demora cerca de 500 anos para se decompor, o que tem chamados a atenção dos ambientalistas, pois esses fragmentos, em contato com a natureza, afetam todo o ciclo biológico dos seres vivos e das plantas.

Que pasta utilizar com a escova biodegradável?

Não existe um creme dental específico que precise ser usado nesses casos, mas algumas alternativas para a higiene bucal são válidas. Há fórmulas industrializadas naturais que possuem insumos veganos e orgânicos em sua composição. Mas, antes de começar a usar qualquer tipo de produto nos dentes, é importante pedir aconselhamentos e tirar dúvidas com o seu dentista.

Quais são as principais vantagens das escovas biodegradáveis?

Além de ajudarem o nosso planeta e contribuírem para um mundo mais limpo, arborizado e sem acúmulo de lixo, essas escovas também trazem alguns benefícios. Listaremos agora alguns deles.

Material biodegradável

As escovas feitas com bambu são uma ótima opção para quem deseja ser ecológico, visto que você poderá cortar as cerdas e jogá-las junto com o plástico na coleta de lixo. Além disso, a haste que é feita de bambu pode ser enterrada, usada em um vaso de plantas ou ir para uma composteira e se tornar, futuramente, um adubo natural.

Antibacteriano natural

Os insumos usados na composição desses itens ajudam a evitar que bactérias ou outros seres patógenos venham a se proliferar na escova. Além disso, devido ao material poroso, será difícil que fungos venham a contaminar as cerdas. Portanto, tudo é muito higiênico

Eco-friendly

Por usar uma matéria-prima que cresce rápido, essas escovas feitas com recursos naturais, como o bambu, não agridem o meio ambiente e não precisam de tanta água para o seu plantio.

Sustentabilidade

É preciso crer na mudança. Por isso, saiba que pequenas ações conseguirão fazer do planeta um lugar melhor de se viver, com águas limpas, ar puro, animais, plantas e flores que ajudem na arborização. O uso de escovas biodegradáveis pode ser uma ótima opção para ajudarmos a zelar pelo nosso meio ambiente e melhorá-lo. Assim, as gerações futuras conseguirão desfrutar desses recursos.

Dentes mais fortes

O bambu é uma peça fundamental para quem deseja adquirir escovas resistentes e suaves que limpem de maneira completa os dentes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as escovas biodegradáveis, os seus benefícios e a sua importância no que se refere à sustentabilidade, poderá adquiri-la com facilidade no mercado mais próximo, ter uma boa experiência na escovação e ajudar o meio ambiente.

Você gostou do post apresentado? Então, não perca mais tempo. Siga-nos agora mesmo nas redes sociais e fique por dentro de mais novidades e publicações da área odontológica. Estamos no YouTube e no Instagram!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada